Commit 0d30d976 authored by Rafael Peretti Pezzi's avatar Rafael Peretti Pezzi

Incluindo detalhes da escolha do Amplificador Operacional

parent f7397d07
......@@ -41,5 +41,12 @@ Para selecionar o valor do resistor de calibração, podemos utilizar um trimpot
A figura acima ilustra com um exemplo o esquema elétrico utilizado para a calibração do retificador ideal. O procedimento pode ser resumido da seguinte maneira: i) seleciona-se 4 resistores (R) idênticos entre si, ii) seleciona-se o resistor (R/2) cujo valor real seja um pouco acima de seu valor nominal, e iii) corrige-se usando o trimpot.
Na placa já estão previstos os 2 pinos para soldagem temporária do trimpot em paralelo com o resistor de 10 KΩ. Nestes mesmos 2 pinos será soldado o resistor fixo, depois de escolhido.
Em tempo, assim como no caso do AI, é muito válido, e talvez necessário também, uma escolha prévia do ci LM358 usado no circuito, em termos de tensão de offset, de maneira que com entrada do retificador em zero a saída fique abaixo de 1 mV.
Em tempo, assim como no caso do AI, é muito válido, e talvez necessário também, uma escolha prévia do ci LM358 usado no circuito, em termos de tensão de offset, de maneira que com entrada do retificador em zero a saída fique abaixo de 1 mV.
Sobre a escolha do Amplificador Operacional
-------------------------------------------
Em nosso amplificador de instrumentação utilizamos o circuito integrado LM358, que possui 2 amplificadores operacionais, devido ao preço muito baixo, disponibilidade no mercado nacional com desempenho razoável. Entre as principais limitações do LM358 temos baixo slew rate (que limita seu desempenho em altas frequências ou para sinais de maior amplitude; tensões de offset um pouco elevadas, na ordem de 2 mv; uma certa dificuldade de excursão de tensão de saída sob determinadas condições, entre outras. Para quem desejar um desempenho melhor em frequências mais altas, menores tensões de offset, menor consumo de corrente, em fim características melhoradas sugerimos o uso do integrado TL062, um amplificador operacional duplo com transistores FET (Field-Effect-Transistor) na entrada e com pinagem compatível para simples substituição. Ele é mais caro que o LM358 mas em certos casos, se estiver disponível, é uma opção bem melhor. menor consumo de corrente, melhor resposta de frequência, maior precisão de modo geral.
Markdown is supported
0% or
You are about to add 0 people to the discussion. Proceed with caution.
Finish editing this message first!
Please register or to comment