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== História dos computadores
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.Objetivos do capítulo
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Ao final deste capítulo você deverá ser capaz de:
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* Citar os precursores dos computadores
8
* Discorrer sobre a importância do surgimento das primeiras tecnlogias para a Computação 
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* Descrever como eram os computadores em cada uma das 5 gerações
* Relatar a importância do circuito integrado no processo de fabricação dos 
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computadores atuais
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// Qual a importância deste capítulo para um futuro professor?

Os computadores fazem parte do dia a dia da sociedade contemporânea, mas 
você conhece a história deles? 

Conhecer a história dos computadores é importante pois é através do estudo do
passado que podemos compreender e valorizar o presente. Ao decorrer do capítulo
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veremos exemplos de como ideias simples contribuíram para evolução da 
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humanidade.

// O que é um computador?

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Mas o que é um computador? A palavra ((computador)) significa
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'aquele que faz cálculos', seja ele pessoa ou máquina. Sem dúvida as pessoas foram 
os primeiros computadores, já que passavam horas realizando contas e mais contas. 
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Inclusive, veremos mais a adiante que o surgimento de uma simples calculadora 
causou revolta -- pois as pessoas  tiveram medo de perder seus empregos. 
Mas não vamos precipitar nossos estudos, vamos começar pelo início.

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NOTE: Daqui e em diante, sempre que mencinarmos a palavra 'computador' estaremos nos 
referindo ao seu sentido usual, de máquinas.
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// Assuntos que serão estudados

Neste capítulo iremos conhecer os instrumentos e máquinas precursores dos 
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computadores, e saberemos em qual momento da história surgiram as 
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máquinas programáveis. Em seguida, estudaremos as gerações de computadores,
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procurando entender a sua evolução.
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Para ajudá-lo na leitura que se segue, convidamos a assistir estes vídeos sobre a História do Computador.
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.História do Computador 1: http://youtu.be/Ixgh3AhiL3E
48
ifdef::livro-pdf[]
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["qrcode", size=10, scaledwidth="30%"]
50
-------------------------
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http://youtu.be/Ixgh3AhiL3E
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-------------------------
endif::livro-pdf[]
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ifdef::livro-html[]
+++
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<?dbhtml-include href="videos/historiaComputador1.html"?>
+++
endif::livro-html[]

.História do Computador 2: http://youtu.be/dWiUZsoLD0M
ifdef::livro-pdf[]
["qrcode", size=10, scaledwidth="30%"]
-------------------------
http://youtu.be/dWiUZsoLD0M
-------------------------
endif::livro-pdf[]
ifdef::livro-html[]
+++
<?dbhtml-include href="videos/historiaComputador2.html"?>
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71
+++
endif::livro-html[]
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=== Precursores dos computadores

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São considerados precursores dos computadores todos os instrumentos ou 
máquinas que contribuíram com ideias para a criação dos mesmos. Dentre
eles, o surgimento de uma máquina programável foi um grande marco
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79
na história dos computadores.

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Vamos iniciar nossos estudos com um instrumento que talvez você conheça e 
provavelmente já utilizou na escola, o ábaco.
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==== Ábaco

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O ((ábaco)) foi um dos primeiros instrumentos desenvolvidos para auxiliar os humanos na 
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realização de cálculos. Muitos atribuem sua criação à China, mas existem
evidências deles na Babilônia no ano 300 A.C.
88
89

.Ilustração de um ábaco
90
image::images/historia-do-computador/abaco.png[scaledwidth="50%"]
91

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A ideia básica do ábaco é considerar as contas (bolinhas) contidas na parte inferior chamada de chão do Ábaco
com valor unitário, e cada conta contida na parte superior chamada de céu do Ábaco com valor de cinco unidades.
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Cada valor unitário tem representação diferente dependendo da coluna em que se encontra, logo, uma unidade na primeira
coluna tem valor 1 em nosso sistema numérico, já uma unidade na segunda coluna tem valor 10.  
96

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TIP: Você pode conhecer mais sobre o ábaco
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103
no seguinte site: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/oficinas/matematica/abaco/03.html

==== Ossos de Napier

// http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm17/napier.htm

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Em 1614, John Napier (lê-se Neper) descobriu os cálculos logaritimicos. 
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[quote, Lord Moulton]
"A invenção dos logaritmos surgiu no mundo como um relâmpago. Nenhum trabalho 
prévio anunciava ou fazia prever a sua chegada. Surge isolada e abruptamente 
no pensamento humano sem que se possa considerar consequência de obras ou de 
pesquisas anteriores"

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(((Ossos de Napier)))

Napier também inventou o que ficou conhecido por ``Ossos de Napier'' 
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(<<ossos_de_napier>>), que auxiliavam na realização de multiplicações, baseando-se na
117
teoria de logaritmos.
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120

[[ossos_de_napier]]
.Ilustração dos Ossos de Napier.
121
image::images/historia-do-computador/napier-ossos-tabuleiro.png[scaledwidth="50%"]
122
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.Ilustração da operação de multiplicação utilizando os ossos de Napier: 46785399 x 7.
124
image::images/historia-do-computador/napier-multiplicacao-46785399x7.png[scaledwidth="75%"]
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NOTE: Para conhecer como os Ossos de Napier funcionam consulte:
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130
http://eu-thais.blogspot.com.br/2010/08/como-funcionam-os-bastoes-de-napier.html
ou http://en.wikipedia.org/wiki/Napier%27s_bones (em inglês).
131

132
A criação da Régua de Cálculo, (<<regua_calculo>>) em 1632 na Inglaterra, foi 
133
diretamente influenciada pelos Ossos de Napier. Esta régua chegou a ser 
134
utilizada pelos engenheiros da NASA na década de 1960, nos programas que 
135
levaram o homem à Lua.
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137
138

[[regua_calculo]]
.Régua de Cálculo
139
image::images/historia-do-computador/regua-de-calculo.jpg[scaledwidth="70%"]
140
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142
143



==== As rodas dentadas de Pascal (Pascaline)
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150
////
Referencias:
  http://www.computersciencelab.com/ComputerHistory/History.htm
  http://www.thocp.net/biographies/pascal_blaise.html
  http://www.thocp.net/hardware/pascaline.htm
  http://therese.eveilleau.pagesperso-orange.fr/pages/truc_mat/textes/pascaline.htm#haut
////
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(((Pascal)))

154
Em 1642, o francês *Blaise Pascal*, aos 19 anos de idade, foi o primeiro a inventar um 
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dispositivo mecânico para realização de cálculos. O dispositivo é conhecido 
como 'As rodas dentadas de Pascal' (ou Pascaline, <<pascaline>>).

158
Pascal era filho de um cobrador de impostos e auxiliava o pai na realização
159
de cálculos utilizando um instrumento similar ao ábaco. Mas segundo ele, o
160
trabalho era muito entediante, o que o levou a elaborar um dispositivo para
161
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realização de somas e subtração.

[[pascaline]]
164
.Pascaline de 8 dígitos aberta, mostrando as engrenagens (acima), e a apresentação da máquina fechada (abaixo).
165
image::images/historia-do-computador/pascaline.jpg[scaledwidth="50%"]
166
167
// http://calmeca.free.fr/calculmecanique_php/illustrations_texte/pascaline.jpg

168
O mecanismo de funcionamento é o mesmo utilizado
169
até hoje nos odômetros de carros, onde as engrenagens são organizadas de tal forma a simular
170
o "vai um"  para a próxima casa decimal nas operações de adição.
171

172
173
[TIP]
=================
174
Existe um animação demonstrando o funcionamento da máquina pascaline, você pode 
175
acessá-la através do seguinte link: 
176
177
http://therese.eveilleau.pagesperso-orange.fr/pages/truc_mat/textes/pascaline.htm.

178
image::images/historia-do-computador/pascaline-video.png[scaledwidth="50%"]
179
=================
180

181
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As operações de soma eram realizadas girando as engrenagens em um sentido e
as operações de subtração no sentido oposto, enquanto que as 
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operações de multiplicação utilizavam vários giros da soma manualmente.

O surgimento da pascaline, no entanto, não agradou a todos, alguns empregados
queriam destruir a máquina com medo de perder seus empregos.

TIP: Você pode consultar a biografia de Pascal em: http://www.thocp.net/biographies/pascal_blaise.html

==== Leibniz - A primeira calculadora com quatro operações

(((Calculadora)))

// http://www.computersciencelab.com/ComputerHistory/HistoryPt2.htm

Em 1672, o Alemão 'Gottfried Wilhelm Leibniz' foi o primeiro a inventar uma 
calculadora que realizava as 4 operações básicas (adição, subtração, 
multiplicação e divisão). A adição utilizava um mecanismo baseado na Pascaline,
199
mas as operações de multiplicação realizavam a sequência de somas automáticas.
200
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Leibniz também foi o primeiro a defender a utilização do *sistema binário*, que
é fundamental nos computadores digitais que utilizamos hoje.

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(((Sistema binário)))
205

206
==== Máquinas Programáveis
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Um marco na história foi a invenção de máquinas programáveis, que 
funcionavam de forma diferente de acordo com uma programação que lhes era fornecida.
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===== Tear de Jacquard
// http://www.computersciencelab.com/ComputerHistory/HistoryPt2.htm


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Em 1804, o Francês Joseph Marie *((Jacquard))* inventou uma máquina de tear
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que trançava o tecido de acordo com uma programação que era fornecida
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através de furos num cartão. 

.Máquina de tear usando programação através de cartões perfurados.
220
image::images/historia-do-computador/JacquardLoom.jpg[scaledwidth="35%"]
221

222
A invenção de Jacquard revolucionou a industria de tecido, e em 1806, ela foi
223
declarada propriedade pública e ele foi recompensado com uma pensão e 
224
'royalties' por cada máquina que fosse construída.
225
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.Esquerda: Jacquard perfurando os cartões. Direita: cartões perfurados.
227
image::images/historia-do-computador/JacquardCard.jpg[scaledwidth="35%"]
228

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===== A Máquina Diferencial 
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(((Máquina Diferencial)))

233
// http://www.computersciencelab.com/ComputerHistory/HistoryPt2.htm
234

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Em 1822, o matemático inglês *((Charles Babbage))* propôs a construção de uma
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máquina de calcular que ocuparia uma sala inteira. O propósito da máquina
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seria de corrigir os erros das tabelas de logaritmos, muito utilizadas
238
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240
pelo governo britânico devido as grandes navegações.
A construção da máquina, no entanto, excedeu em orçamento e tempo na sua
construção, foi inclusive o projeto mais caro que o governo britânico 
241
já havia financiado. Eventualmente, os subsídios foram retirados e o projeto
242
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245
abortado.


.Pequena seção da máquina diferencial de 'Charles Babbage'.
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image::images/historia-do-computador/babbage-maquina-diferencial.jpg[scaledwidth="30%"]
247

248
A seguir você pode conferir um vídeo sobre uma réplica da Máquina Diferencial de Charles Barbage.
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250
.Demonstração da Máquina Diferencial de Charles Babbage: http://youtu.be/BlbQsKpq3Ak
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255
256
ifdef::livro-pdf[]
["qrcode", size=10, scaledwidth="30%"]
-------------------------
http://youtu.be/BlbQsKpq3Ak
-------------------------
endif::livro-pdf[]
257
258
259
260
261
ifdef::livro-html[]
+++
<?dbhtml-include href="videos/charlesBabbage.html"?>
+++
endif::livro-html[]
262

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264
===== A Máquina Analítica
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Após a inacabada máquina diferencial, em 1837, Charles Babbage anunciou
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um projeto para construção da '((Máquina Analítica))'. Influenciado pelo tear de 
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Jacquard, Babbage propôs uma máquina de propósito genérico, utilizando uma
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270
271
272
programação através de cartões perfurados.

Babbage trouxe um grande avanço intelectual na utilização de cartões perfurados,
enquanto Jacquard utilizava os cartões apenas para acionar ou desativar o 
273
funcionamento de uma determinada seção da máquina de tear, Babbage percebeu
274
que os cartões poderiam ser utilizados para armazenar ideias abstratas,
275
sejam elas instruções ou números, adontando na sua máquina o conceito de memória.
276
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.Máquina Analítica e os cartões perfurados.
278
image::images/historia-do-computador/Babbage-Analytical-Engine-with-cards.png[scaledwidth="60%"]
279
280

Ele percebeu que os cartões perfurados poderiam ser utilizados para guardar
281
números, sendo utilizados como um mecanismo de armazenamento de dados e 
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futuramente poderiam ser referenciados. Ele idealizou o que hoje chamamos de
283
*((unidade de armazenamento))* e *((unidade de processamento de dados))*. 
284
285

A principal funcionalidade que a diferenciava das máquinas de calcular era
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a utilização de ((instruções condicionais)). A máquina poderia executar fluxos 
287
diferentes baseada em condições que eram avaliadas conforme instruções 
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perfuradas nos cartões.
 
Nenhum dos dois projetos de Babbage foram concluídos, a máquina analítica se
fosse construída teria o tamanho de uma locomotiva.
292

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===== A Primeira programadora
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A condessa de Lovelace, ((Ada)) Byron, se interessou pela máquina analítica de 
296
Babbage e se comunicava com ele através de cartas e encontros.
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Ela passou a escrever programas que a máquina poderia ser capaz de executar,
caso fosse construída. Ela foi a primeira a reconhecer a necessidade de 'loops'
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e sub-rotinas. Por esta contribuição, Ada ficou reconhecida na história como
300
301
a primeira programadora.

302
.Ada Lovelace, primeira programadora.
303
image::images/historia-do-computador/ada_lovelace.jpg[scaledwidth="30%"]
304
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==== Linha do tempo

308
Na <<fig_linha_do_tempo_precursores>> apresentamos uma linha do tempo dos precursores dos computadores, apresentados neste capítulo.
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310
[[fig_linha_do_tempo_precursores]]
311
.Linha do tempo dos precursores dos computadores
312
["graphviz", "linha-do-tempo.png"]
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---------------------------------------------------------------------
digraph automata_0 {
  rankdir=LR;
  node [shape = box];

318
  abaco [label="Ábaco\n(300 AC)"];
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322
  napier [label="Ossos de Napier\n(1614)"];
  regua [label="Régua de Cálculo\n(1632)"];
  pascal [label="(Pascaline)\n(1642)"];

323
  leibniz [label="Calculadora 4 op\n(1672)"];
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  jacquard [label="Tear de Jacquard \n(1804)"];

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328
  mdiferencial [label="Máquina Diferencial\n(1822)"];
  manalitica [label="Máquina Analítica\n(1837)"];

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333
  abaco -> napier
  napier -> regua
  regua -> pascal
  pascal -> leibniz
  leibniz -> jacquard
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  jacquard -> mdiferencial
  mdiferencial -> manalitica
336
  
337
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  {rank=same; abaco jacquard}

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}
---------------------------------------------------------------------

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==== Alan Turing - O pai da Ciência da Computação

(((Alan Turing)))

'Alan Mathison Turing' (23 de Junho de 1912 — 7 de Junho de 1954) foi um matemático, lógico, 
criptoanalista e cientista da computação britânico. Foi influente no desenvolvimento da ciência 
da computação e proporcionou uma formalização do conceito de algoritmo e computação com a máquina 
de Turing, desempenhando um papel importante na criação do computador moderno. Durante a Segunda 
Guerra Mundial, 'Turing' trabalhou para a inteligência britânica em Bletchley Park, num centro especializado em quebra de códigos. 
Por um tempo ele foi chefe de Hut 8, a seção responsável pela criptoanálise da frota naval alemã. 
Planejou uma série de técnicas para quebrar os códigos alemães, incluindo o método da bombe, uma máquina eletromecânica que poderia
encontrar definições para a máquina de criptografia alemã, a Enigma. Após a guerra, trabalhou no Laboratório Nacional de Física do Reino Unido, 
onde criou um dos primeiros projetos para um computador de programa armazenado, o ACE.

Aos 24 anos de idade, consagrou-se com a projeção de uma máquina que, de acordo com um sistema formal, 
pudesse fazer operações computacionais. Mostrou como um simples sistema automático poderia manipular símbolos de um sistema de regras próprias.
358
A máquina teórica de 'Turing' pode indicar que sistemas poderosos poderiam ser construídos, tornando possível
359
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 o processamento de símbolos, ligando a abstração de sistemas cognitivos e a realidade concreta dos números.
Isto é buscado até hoje por pesquisadores de sistemas com Inteligência Artificial (IA). 
Para comprovar a inteligência artificial ou não de um computador, 'Turing' desenvolveu um teste que consistia 
em um operador não poder diferenciar se as respostas a perguntas elaboradas pelo operador eram vindas ou não de um computador. 
Caso afirmativo, o computador poderia ser considerado como dotado de inteligência artificial. Sua máquina pode 
ser programada de tal modo que pode imitar qualquer sistema formal. A ideia de computabilidade começou a ser delineada.

366
A maior parte de seu trabalho foi desenvolvido na área de espionagem e, por isso, somente em 1975 veio a ser considerado 
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o "pai da Ciência da Computação".

Para saber mais sobre a vida e obra de Alan Turing assista ao vídeo do Globo Ciência:

.Vida e Obra de Alan Turing: http://youtu.be/yIluxaHL0v0
ifdef::livro-pdf[]
["qrcode", size=10, scaledwidth="30%"]
-------------------------
http://youtu.be/yIluxaHL0v0
-------------------------
endif::livro-pdf[]
ifdef::livro-html[]
+++
<?dbhtml-include href="videos/alanTuring.html"?>
+++
endif::livro-html[]

384

385
=== As gerações dos computadores
386

387
388
Os computadores são máquinas capazes de realizar vários cálculos 
automaticamente, além de possuir dispositivos de armazenamento e
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390
de entrada e saída. 

391
392

Nesta seção iremos ver a evolução dos computadores até os dias atuais.
393

394
395
396
////
As datas das gerações mudam conforme a fonte consultada. 
Estou utilizando as datas da primeira fonte.
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403
Fonte: ecomputernotes.com/fundamental/introduction-to-computer/what-are-different-computer-generations-explain-in-brief
1 (1946-1954)        2 (1955-1964)        3 (1964-1977)        4 (1977-1991)     5 (1991-?)
Documento do word:
1 (1951-1958)        2 (1959-1964)        3 (1965-1970)        4 (1971-atualmente)
http://www.itsavvy.in/computer-generations
1 (1946)        2 (1955)        3 (1964)        4 (1975)     5(1990s)
404

405
////
406

407
==== Primeira Geração (1946-1954)
408

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410
// Válvulas: http://www.lsi.usp.br/~chip/como_funcionam.html
// http://www.cs.sun.ac.za/museum/gen1.html
411

412
A primeira geração dos computadores é marcada pela utilização de *((válvulas))*.
413
414
A válvula é um tubo de vidro, similar a uma lâmpada fechada sem ar
 em seu interior, ou seja, um ambiente fechado a vácuo, e contendo 
415
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eletrodos, cuja finalidade é controlar o fluxo de elétrons. As válvulas
aqueciam bastante e costumavam queimar com facilidade.
417

418
.As válvulas eram do tamanho de uma lâmpada.
419
image::images/historia-do-computador/valvulas.png[scaledwidth="50%"]
420

421
Além disso, a programação era realizada diretamente na linguagem de máquina,
422
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o que dificultava a programação e consequentemente despendia muito tempo.
O armazenamento dos dados era realizado em cartões perfurados, que depois passaram
a ser feitos em fita magnética. 
425

426
Um dos representantes desta geração é o ((ENIAC)). Ele possuía 17.468 válvulas,
427
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pesava 30 toneladas, tinha 180 m² de área construída, sua velocidade era da
ordem de 100 kHz e possuia apenas 200 bits de memória RAM.
429

430
431
432
433
434
435
436
////
Segundo http://www.inforquali.com/iq/pt/tutoriais/informativos/historia-dos-computadores.php
o ENIAC possuía apenas 200 bits de RAM.
////


[[eniac]]
437
.ENIAC, representante da primeira geração dos computadores.
438
image::images/historia-do-computador/ENIAC-2.jpg[scaledwidth="50%"]
439

440
Nenhum dos computadores da primeira geração possuíam aplicação comercial, eram
441
442
utilizados para fins balísticos, predição climática, cálculos de energia atômica
e outros fins científicos.
443

444

445
446
447
[NOTE]
.O primeiro *bug* da história
========================
448
A palavra *((bug))* (inseto em inglês) é empregada atualmente para designar um 
449
450
defeito, geralmente de software.
 
451
452
453
Conta a história que um dia o computador apresentou defeito. Ao serem
investigadas as causas, verificou-se que um inseto havia prejudicado seu
 funcionamento. A foto abaixo, supostamente, indica a presença do primeiro bug.
454

455
image::images/historia-do-computador/bug.png[scaledwidth="50%"]
456
457

Até hoje os insetos costumam invadir os equipamentos eletrônicos, portanto
458
observe-os atentamente, evite deixar comida próximo ao computador e não fique sem utilizá-lo
459
por um longo período.
460
461
========================

462

463
==== Segunda Geração (1955-1964)
464

465
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// http://www.cs.sun.ac.za/museum/gen2.html
// http://ecomputernotes.com/fundamental/introduction-to-computer/what-are-different-computer-generations-explain-in-brief
467

468
A segunda geração de computadores foi marcada pela substituição da válvula
469
pelo *((transistor))*. O transistor revolucionou a eletrônica em geral e os 
470
471
472
473
computadores em especial.
Eles eram muito menores do que as válvulas a vácuo e tinham 
outras vantagens: não exigiam tempo de pré-aquecimento, consumiam 
menos energia, geravam menos calor e eram mais rápidos e confiáveis. No final 
474
da década de 50, os transistores foram incorporados aos computadores.
475

476
477
[TIP]
======================
478
479
Para saber mais sobre o funcionamento dos transistores consulte
http://pt.wikipedia.org/wiki/Transistor.
480
======================
481

482
.Circuito com vários transistores (esquerda). Comparação do circuito com válvulas (canto superior-direito) com um circuito composto de transistores (inferior-direito).
483
image::images/historia-do-computador/transistor-e-valvula-juntos.png[scaledwidth="50%"]
484

485
486
Na segunda geração o conceito de ((Unidade Central de Procedimento)) (CPU), ((memória)), 
((linguagem de programação)) e ((entrada e saída)) foram desenvolvidos. O tamanho
487
dos computadores diminuiu consideravelmente. Outro desenvolvimento importante 
488
foi a mudança da linguagem de máquina para a linguagem ((assembly)), também 
489
conhecida como linguagem simbólica. A linguagem assembly possibilita a
490
utilização de 'mnemônicos' para representar as instruções de máquina. 
491

492
.Computadores IBM da segunda geração.
493
image::images/historia-do-computador/IBM_segunda_geracao.png[scaledwidth="70%"]
494

495

496
Em seguida vieram as linguagens de alto nível, como, por exemplo, 
497
498
((Fortran)) e ((Cobol)). No mesmo período surgiu o ((armazenamento em disco)), complementando 
os sistemas de ((fita magnética)) e possibilitando ao usuário acesso rápido 
499
aos dados desejados.
500
501
502
503




504
==== Terceira Geração (1964-1977)
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509
510
511
512
513
514

////
Referencias:

 http://www.historyofcomputer.org/
 http://www.ebbemunk.dk/misc/ibm360.html
 http://www.computersciencelab.com/ComputerHistory/HistoryPt3.htm
 ecomputernotes.com/fundamental/introduction-to-computer/what-are-different-computer-generations-explain-in-brief

////
515
516

A terceira geração de computadores é marcada pela utilização dos
517
*((circuitos integrados))*, feitos de ((silício)). Também conhecidos como *((microchips))*,
518
519
eles eram construídos integrando um grande número de transistores, o que
possibilitou a construção de equipamentos menores e mais baratos.
520

521
.Comparação do tamanho do circuito integrado com uma moeda (esquerda) e um chip (direita).
522
image::images/historia-do-computador/circuito-integrado-comparacao-de-tamanho.jpg[scaledwidth="50%"]
523
524

// http://www.computersciencelab.com/ComputerHistory/HistoryPt3.htm
525
Mas o diferencial dos circuitos integrados não era apenas o tamanho, mas o 
526
527
528
processo de fabricação que possibilitava a construção de vários circuitos 
simultaneamente, facilitando a produção em massa. Este avanço pode ser 
comparado ao advento da impressa, que revolucionou a produção dos livros.
529
530
531

[NOTE]
==========================
532
Didaticamente os ((circuitos integrados)) são categorizados de acordo com a 
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quantidade de integração que eles possuem:

//TODO verificar os valores de integração de LSI, VLSI e ULSI

- LSI (Large Scale Integration - 100 transistores): computadores da terceira geração
- VLSI (Very Large Scale Integration - 1.000 transistores): computadores da quarta geração
- ULSI (Ultra-Large Scale Integration - milhões de transistores): computadores da quinta geração

==========================

543
Um computador que representa esta geração foi o 'IBM’s System/360', voltado
544
para o setor comercial e científico. Ele possuía uma ((arquitetura plugável)),
Camyle de Araújo Silva's avatar
Camyle de Araújo Silva committed
545
na qual o cliente poderia substituir as peças que dessem defeitos. Além disso, um
546
conjunto de periféricos eram vendidos conforme a necessidade do cliente.
547
548

.Arquitetura plugável da série 360 da IBM.
549
image::images/historia-do-computador/ibm-360-arquitetura-plugavel.jpg[scaledwidth="65%"]
550

551
A IBM, empresa que até então liderava o mercado de computadores, passou a perder espaço 
552
quando concorrentes passaram a vender periféricos mais baratos e que eram 
553
compatíveis com sua arquitetura. No final desta geração já começaram a surgir os 
554
555
556
557
computadores pessoais (<<apple_I>>).

// Página do leilão: http://www.breker.com/english/index.htm
[[apple_I]]
558
.Computador pessoal Apple I.
559
image::images/historia-do-computador/apple-I.jpg[scaledwidth="60%"]
560
561
562

Outro evento importante desta época foi que a IBM passou a separar a criação 
de hardware do desenvolvimento de sistemas, iniciando o mercado da indústria 
563
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567
568
de softwares. Isto foi possível devido a utilização das linguagens de alto
nível nestes computadores.

[NOTE]
.Linguagem de alto nível
==================
569
570
571

// FIXME Verificar a possibilidade de mover esta nota para uma outra seção seção.

Eduardo de Santana Medeiros Alexandre's avatar
indice    
Eduardo de Santana Medeiros Alexandre committed
572
(((Linguagem de alto nível)))
573

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Uma linguagem é considerada de alto nível quando ela pode representar ideias
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580
581
abstratas de forma simples, diferente da linguagem de baixo nível que representa
as próprias instruções de máquina.

Exemplo de linguagem de alto nível:

 x = y*7 + 2

582
Mesmo código, mas escrito numa linguagem de baixo nível (assembly):
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587

  load y    // carrega valor de y
  mul 7     // multiplica valor carregado por 7
  add 2     // adiciona 2
  store x   // salva o valor do último resultado em x
588

589
Os códigos `load`, `mul`, `add` e `store` são os 'mnemônicos' que representam 
590
as instruções em código de máquina (binário).
591
==================
592
593


594
==== Quarta Geração (1977-1991)
595

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Os computadores da quarta geração são reconhecidos pelo surgimento dos 
597
processadores -- unidade central de processamento. Os ((sistemas operacionais))
598
como MS-DOS, UNIX, Apple’s Macintosh foram construídos. Linguagens de 
Camyle de Araújo Silva's avatar
Camyle de Araújo Silva committed
599
programação orientadas a objeto como C++ e Smalltalk foram desenvolvidas.
600
((Discos rígidos)) eram utilizados como memória secundária. Impressoras matriciais,
601
e os teclados com os layouts atuais foram criados nesta época.
602

603
Os computadores eram mais confiáveis, mais rápidos, menores e com maior 
604
capacidade de armazenamento. Esta geração é marcada pela venda de computadores
605
pessoais (<<quarta_geracao>>).
606

607
608
[[quarta_geracao]]
.Computador pessoal da quarta geração.
609
image::images/historia-do-computador/computador-quarta-geracao.jpg[scaledwidth="20%"]
610

611
==== Quinta Geração (1991 -- dias atuais)
612

613
Os computadores da quinta geração usam processadores com milhões de 
614
transistores. Nesta geração surgiram as arquiteturas de 64 bits, os processadores que utilizam
615
tecnologias ((RISC)) e ((CISC)), discos rígidos com capacidade superior a 600GB, 
616
pen-drives com mais de 1GB de memória e utilização de disco ótico
617
com mais de 50GB de armazenamento. 
618

619
.Computador da quinta geração.
620
image::images/historia-do-computador/computador-quinta-geracao.jpg[scaledwidth="30%"]
621

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A quinta geração está sendo marcada pela *((inteligência artificial))* e por sua 
*((conectividade))*. A inteligência artificial pode ser verificada em jogos
624
e robores ao conseguir desafiar a inteligência humana. A conectividade é cada 
625
vez mais um requisito das indústrias de computadores. Hoje em dia, queremos que nossos 
626
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computadores se conectem ao celular, a televisão e a muitos outros dispositivos
como geladeira e câmeras de segurança.

629
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// TODO explicar melhor conectividade?

631

632
633
////
Referencias: 
634

635
636
637
http://www.historyofcomputer.org/
Notas de aulas de Raimundo Nóbrega
http://www.computersciencelab.com/ComputerHistory/History.htm
638

639
http://www.thocp.net/hardware/pascaline.htm
640

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642
643
Não utilizada:
http://portalmundonerd.com.br/historia-dos-computadores-parte-2-primeira-geracao-valvulas-1945-1955/

644
////
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=== Recapitulando

Estudamos neste capítulo a história do computador. 
Conhecemos os precursores do computador, iniciando pelo o ábaco que auxiliava a 
humanidade na realização de cálculos. Muitos séculos depois, Napier descobriu 
os logaritmos e inventou os ossos de Napier. Pascal inventou uma máquina que
era capaz de realizar somas e subtrações através de engrenagens.

654
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Também vimos que no século XIX, o Tear de Jacquard introduziu o uso de cartões
perfurados, e mais tarde, Charles Babbage adaptou a ideia para o uso em sistemas
656
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computacionais, embora nunca tenha terminado a construção de suas máquinas.

658
Em seguida, concluímos os estudos do capítulo aprendendo sobre as gerações dos 
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computadores, inicialmente com o uso de velas, depois com transistores e 
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finalmente com a utilização de circuitos integrados e como eles revolucionaram
a fabricação dos computadores.
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=== Atividades

. Qual a contribuição e que características as máquinas a seguir incorporaram aos computadores atuais?
.. Pascaline e a calculadora de Leibniz
.. Tear de Jacquard
.. Máquina Analítica de Charles Babbage

. Descreva a tecnologia adota nas 3 primeiras Gerações de Computadores na História. Elenque vantagens e desvantagens de cada tecnologia.

. Do que se tratam a quarta e quinta geração de computadores?

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. Quem foi Alan Turing? Qual sua importância para Computação?
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// Sempre manter uma linha em branco no final
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