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== História dos computadores
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.Objetivos do capítulo
Eduardo de Santana Medeiros Alexandre's avatar
redes    
Eduardo de Santana Medeiros Alexandre committed
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____
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Ao final deste capítulo você deverá ser capaz de:
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* Citar os precursores dos computadores
8
* Discorrer sobre a importância do surgimento das primeiras tecnlogias para a Computação 
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* Descrever como eram os computadores em cada uma das 5 gerações
* Relatar a importância do circuito integrado no processo de fabricação dos 
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computadores atuais
Eduardo de Santana Medeiros Alexandre's avatar
redes    
Eduardo de Santana Medeiros Alexandre committed
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// Qual a importância deste capítulo para um futuro professor?

Os computadores fazem parte do dia a dia da sociedade contemporânea, mas 
você conhece a história deles? 

Conhecer a história dos computadores é importante pois é através do estudo do
passado que podemos compreender e valorizar o presente. Ao decorrer do capítulo
23
veremos exemplos de como ideias simples contribuíram para evolução da 
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humanidade.

// O que é um computador?

Mas o que é um computador? A palavra computador significa
29
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'aquele que faz cálculos', seja ele pessoa ou máquina. Sem dúvida as pessoas foram 
os primeiros computadores, já que passavam horas realizando contas e mais contas. 
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Inclusive, veremos mais a adiante que o surgimento de uma simples calculadora 
causou revolta -- pois as pessoas  tiveram medo de perder seus empregos. 
Mas não vamos precipitar nossos estudos, vamos começar pelo início.

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NOTE: Daqui e em diante, sempre que mencinarmos a palavra 'computador' estaremos nos 
referindo ao seu sentido usual, de máquinas.
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// Assuntos que serão estudados

Neste capítulo iremos conhecer os instrumentos e máquinas precursores dos 
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computadores, e saberemos em qual momento da história surgiram as 
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máquinas programáveis. Em seguida, estudaremos as gerações de computadores,
43
procurando entender a sua evolução.
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Para ajudá-lo na leitura que se segue, convidamos a assistir estes vídeos sobre a História do Computador.
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47
.História do Computador 1: http://youtu.be/Ixgh3AhiL3E
48
ifdef::livro-pdf[]
49
["qrcode", size=10, scaledwidth="30%"]
50
-------------------------
51
http://youtu.be/Ixgh3AhiL3E
52
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-------------------------
endif::livro-pdf[]
54
55
ifdef::livro-html[]
+++
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69
<?dbhtml-include href="videos/historiaComputador1.html"?>
+++
endif::livro-html[]

.História do Computador 2: http://youtu.be/dWiUZsoLD0M
ifdef::livro-pdf[]
["qrcode", size=10, scaledwidth="30%"]
-------------------------
http://youtu.be/dWiUZsoLD0M
-------------------------
endif::livro-pdf[]
ifdef::livro-html[]
+++
<?dbhtml-include href="videos/historiaComputador2.html"?>
70
71
+++
endif::livro-html[]
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74

=== Precursores dos computadores

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São considerados precursores dos computadores todos os instrumentos ou 
máquinas que contribuíram com ideias para a criação dos mesmos. Dentre
eles, o surgimento de uma máquina programável foi um grande marco
78
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na história dos computadores.

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Vamos iniciar nossos estudos com um instrumento que talvez você conheça e 
provavelmente já utilizou na escola, o ábaco.
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==== Ábaco

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O ábaco foi um dos primeiros instrumentos desenvolvidos para auxiliar os humanos na 
realização de cálculos. Muitos atribuem sua criação à China, mas existem
evidências deles na Babilônia no ano 300 A.C.
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.Ilustração de um ábaco
90
image::images/historia-do-computador/abaco.png[scaledwidth="50%"]
91

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A ideia básico no ábaco é considerar as contas (bolinhas) contidas na parte inferior, chamada de chão do Ábaco,
com valor unitário e cada conta contida na parte superior, chamada de céu do Ábaco, com valor de cinco unidades.
Cada valor unitário tem representação diferente dependendo da coluna em que se encontra, logo, uma unidade na primeira
coluna tem valor 1 em nosso sistema numérico, já uma unidade na segunda coluna tem valor 10.  
96

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TIP: Você pode conhecer mais sobre o ábaco
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102
103
no seguinte site: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/oficinas/matematica/abaco/03.html

==== Ossos de Napier

// http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm17/napier.htm

104
Em 1614, John Napier (lê-se Neper) descobriu os cálculos logaritmos. 
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112


[quote, Lord Moulton]
"A invenção dos logaritmos surgiu no mundo como um relâmpago. Nenhum trabalho 
prévio anunciava ou fazia prever a sua chegada. Surge isolada e abruptamente 
no pensamento humano sem que se possa considerar consequência de obras ou de 
pesquisas anteriores"

113
Napier também inventou o que ficou conhecido por "Ossos de Napier" 
114
(<<ossos_de_napier>>), que auxiliavam na realização de multiplicações, baseando-se na
115
teoria de logaritmos.
116
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[[ossos_de_napier]]
.Ilustração dos Ossos de Napier.
119
image::images/historia-do-computador/napier-ossos-tabuleiro.png[scaledwidth="50%"]
120
121

.Ilustração da operação de multiplicação utilizando os ossos de Napier: 46785399 x 7.
122
image::images/historia-do-computador/napier-multiplicacao-46785399x7.png[scaledwidth="75%"]
123

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125


126
NOTE: Para conhecer como os Ossos de Napier funcionam consulte:
127
128
http://eu-thais.blogspot.com.br/2010/08/como-funcionam-os-bastoes-de-napier.html
ou http://en.wikipedia.org/wiki/Napier%27s_bones (em inglês).
129

130
A criação da Régua de Cálculo, (<<regua_calculo>>) em 1632 na Inglaterra, foi 
131
132
diretamente influenciada pelos Ossos de Napier. Esta régua chegou a ser 
utilizada pelos engenheiros da NASA, na década de 1960, nos programas que 
133
levaram o homem à Lua.
134
135
136

[[regua_calculo]]
.Régua de Cálculo
137
image::images/historia-do-computador/regua-de-calculo.jpg[scaledwidth="70%"]
138
139
140
141



==== As rodas dentadas de Pascal (Pascaline)
142
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147
148
////
Referencias:
  http://www.computersciencelab.com/ComputerHistory/History.htm
  http://www.thocp.net/biographies/pascal_blaise.html
  http://www.thocp.net/hardware/pascaline.htm
  http://therese.eveilleau.pagesperso-orange.fr/pages/truc_mat/textes/pascaline.htm#haut
////
149

150
Em 1642, o francês *Blaise Pascal*, aos 19 anos de idade, foi o primeiro a inventar um 
151
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dispositivo mecânico para realização de cálculos. O dispositivo é conhecido 
como 'As rodas dentadas de Pascal' (ou Pascaline, <<pascaline>>).

154
Pascal era filho de um cobrador de impostos e auxiliava o pai na realização
155
de cálculos utilizando um instrumento similar ao ábaco. Mas segundo ele, o
156
trabalho era muito entediante, o que o levou a elaborar um dispositivo para
157
158
159
realização de somas e subtração.

[[pascaline]]
160
.Pascaline de 8 dígitos aberta, mostrando as engrenagens (acima), e a apresentação da máquina fechada (abaixo).
161
image::images/historia-do-computador/pascaline.jpg[scaledwidth="50%"]
162
163
// http://calmeca.free.fr/calculmecanique_php/illustrations_texte/pascaline.jpg

164
O mecanismo de funcionamento é o mesmo utilizado
165
até hoje nos odômetros de carros, onde as engrenagens são organizadas de tal forma a simular
166
o "vai um"  para a próxima casa decimal nas operações de adição.
167

168
169
[TIP]
=================
170
Existe um animação demonstrando o funcionamento da máquina pascaline, você pode 
171
acessá-lo através do seguinte link: 
172
173
http://therese.eveilleau.pagesperso-orange.fr/pages/truc_mat/textes/pascaline.htm.

174
image::images/historia-do-computador/pascaline-video.png[scaledwidth="50%"]
175
=================
176

177
178
As operações de soma eram realizadas girando as engrenagens em um sentido e
as operações de subtração no sentido oposto, enquanto que as 
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191
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193
194
operações de multiplicação utilizavam vários giros da soma manualmente.

O surgimento da pascaline, no entanto, não agradou a todos, alguns empregados
queriam destruir a máquina com medo de perder seus empregos.

TIP: Você pode consultar a biografia de Pascal em: http://www.thocp.net/biographies/pascal_blaise.html

==== Leibniz - A primeira calculadora com quatro operações

(((Calculadora)))

// http://www.computersciencelab.com/ComputerHistory/HistoryPt2.htm

Em 1672, o Alemão 'Gottfried Wilhelm Leibniz' foi o primeiro a inventar uma 
calculadora que realizava as 4 operações básicas (adição, subtração, 
multiplicação e divisão). A adição utilizava um mecanismo baseado na Pascaline,
195
mas as operações de multiplicação realizavam a sequência de somas automáticas.
196
197
198
199

Leibniz também foi o primeiro a defender a utilização do *sistema binário*, que
é fundamental nos computadores digitais que utilizamos hoje.

200
(((Sistema binário)))
201

202
==== Máquinas Programáveis
203

204
205
Um marco na história foi a invenção de máquinas programáveis, que 
funcionavam de forma diferente de acordo com uma programação que lhes era fornecida.
206
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208
209
210

===== Tear de Jacquard
// http://www.computersciencelab.com/ComputerHistory/HistoryPt2.htm


211
Em 1804, o Francês Joseph Marie *Jacquard* inventou uma máquina de tear
212
que trançava o tecido de acordo com uma programação que era fornecida
213
214
215
através de furos num cartão. 

.Máquina de tear usando programação através de cartões perfurados.
216
image::images/historia-do-computador/JacquardLoom.jpg[scaledwidth="35%"]
217

218
A invenção de Jacquard revolucionou a industria de tecido, e em 1806, ela foi
219
declarada propriedade pública e ele foi recompensado com uma pensão e 
220
'royalties' por cada máquina que fosse construída.
221
222

.Esquerda: Jacquard perfurando os cartões. Direita: cartões perfurados.
223
image::images/historia-do-computador/JacquardCard.jpg[scaledwidth="35%"]
224

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===== A Máquina Diferencial 
226

227
// http://www.computersciencelab.com/ComputerHistory/HistoryPt2.htm
228

229
Em 1822, o matemático inglês Charles Babbage propôs a construção de uma
230
máquina de calcular que ocuparia uma sala inteira. O propósito da máquina
231
seria de corrigir os erros das tabelas de logaritmos, muito utilizadas
232
233
234
pelo governo britânico devido as grandes navegações.
A construção da máquina, no entanto, excedeu em orçamento e tempo na sua
construção, foi inclusive o projeto mais caro que o governo britânico 
235
já havia financiado. Eventualmente, os subsídios foram retirados e o projeto
236
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abortado.


.Pequena seção da máquina diferencial de 'Charles Babbage'.
240
image::images/historia-do-computador/babbage-maquina-diferencial.jpg[scaledwidth="30%"]
241

242
Vídeo de uma réplica da Máquina Diferencial de Charles Barbage:
243

244
.Demonstração da Máquina Diferencial de Charles Babbage: http://youtu.be/BlbQsKpq3Ak
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247
248
249
250
ifdef::livro-pdf[]
["qrcode", size=10, scaledwidth="30%"]
-------------------------
http://youtu.be/BlbQsKpq3Ak
-------------------------
endif::livro-pdf[]
251
252
253
254
255
ifdef::livro-html[]
+++
<?dbhtml-include href="videos/charlesBabbage.html"?>
+++
endif::livro-html[]
256

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258
===== A Máquina Analítica
259

260
Após a inacabada máquina diferencial, em 1837, Charles Babbage anunciou
261
um projeto para construção da 'Máquina Analítica'. Influenciado pelo tear de 
262
Jacquard, Babbage propôs uma máquina de propósito genérico, utilizando uma
263
264
265
266
programação através de cartões perfurados.

Babbage trouxe um grande avanço intelectual na utilização de cartões perfurados,
enquanto Jacquard utilizava os cartões apenas para acionar ou desativar o 
267
funcionamento de uma determinada seção da máquina de tear, Babbage percebeu
268
que os cartões poderiam ser utilizados para armazenar ideias abstratas,
269
sejam elas instruções ou números, adontando na sua máquina o conceito de memória.
270
271

.Máquina Analítica e os cartões perfurados.
272
image::images/historia-do-computador/Babbage-Analytical-Engine-with-cards.png[scaledwidth="60%"]
273
274

Ele percebeu que os cartões perfurados poderiam ser utilizados para guardar
275
números, sendo utilizados como um mecanismo de armazenamento de dados e 
276
277
278
279
280
futuramente poderiam ser referenciados. Ele idealizou o que hoje chamamos de
*unidade de armazenamento* e *unidade de processamento de dados*. 

A principal funcionalidade que a diferenciava das máquinas de calcular era
a utilização de instruções condicionais. A máquina poderia executar fluxos 
281
diferentes baseada em condições que eram avaliadas conforme instruções 
282
283
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perfuradas nos cartões.
 
Nenhum dos dois projetos de Babbage foram concluídos, a máquina analítica se
fosse construída teria o tamanho de uma locomotiva.
286

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===== A Primeira programadora
288

289
A condessa de Lovelace, Ada Byron, se interessou pela máquina analítica de 
290
Babbage e se comunicava com ele através de cartas e encontros.
291
292
Ela passou a escrever programas que a máquina poderia ser capaz de executar,
caso fosse construída. Ela foi a primeira a reconhecer a necessidade de 'loops'
293
e sub-rotinas. Por esta contribuição, Ada ficou reconhecida na história como
294
295
a primeira programadora.

296
.Ada Lovelace, primeira programadora.
297
image::images/historia-do-computador/ada_lovelace.jpg[scaledwidth="30%"]
298
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300
301
==== Linha do tempo

302

303
.Linha do tempo dos precursores dos computadores
304
["graphviz", "linha-do-tempo.png"]
305
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307
308
309
---------------------------------------------------------------------
digraph automata_0 {
  rankdir=LR;
  node [shape = box];

310
  abaco [label="Ábaco\n(300 AC)"];
311
312
313
314
  napier [label="Ossos de Napier\n(1614)"];
  regua [label="Régua de Cálculo\n(1632)"];
  pascal [label="(Pascaline)\n(1642)"];

315
  leibniz [label="Calculadora 4 op\n(1672)"];
316
317
  jacquard [label="Tear de Jacquard \n(1804)"];

318
319
320
  mdiferencial [label="Máquina Diferencial\n(1822)"];
  manalitica [label="Máquina Analítica\n(1837)"];

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324
325
  abaco -> napier
  napier -> regua
  regua -> pascal
  pascal -> leibniz
  leibniz -> jacquard
326
327
  jacquard -> mdiferencial
  mdiferencial -> manalitica
328
  
329
330
  {rank=same; abaco jacquard}

331
332
333
334
}
---------------------------------------------------------------------


335
=== As gerações dos computadores
336

337
338
Os computadores são máquinas capazes de realizar vários cálculos 
automaticamente, além de possuir dispositivos de armazenamento e
339
340
de entrada e saída. 

341
342

Nesta seção iremos ver a evolução dos computadores até os dias atuais.
343

344
345
346
////
As datas das gerações mudam conforme a fonte consultada. 
Estou utilizando as datas da primeira fonte.
347

348
349
350
351
352
353
Fonte: ecomputernotes.com/fundamental/introduction-to-computer/what-are-different-computer-generations-explain-in-brief
1 (1946-1954)        2 (1955-1964)        3 (1964-1977)        4 (1977-1991)     5 (1991-?)
Documento do word:
1 (1951-1958)        2 (1959-1964)        3 (1965-1970)        4 (1971-atualmente)
http://www.itsavvy.in/computer-generations
1 (1946)        2 (1955)        3 (1964)        4 (1975)     5(1990s)
354

355
////
356

357
==== Primeira Geração (1946-1954)
358

359
360
// Válvulas: http://www.lsi.usp.br/~chip/como_funcionam.html
// http://www.cs.sun.ac.za/museum/gen1.html
361

362
363
364
A primeira geração dos computadores é marcada pela utilização de *válvulas*.
A válvula é um tubo de vidro, similar a uma lâmpada fechada sem ar
 em seu interior, ou seja, um ambiente fechado a vácuo, e contendo 
365
366
eletrodos, cuja finalidade é controlar o fluxo de elétrons. As válvulas
aqueciam bastante e costumavam queimar com facilidade.
367

368
.As válvulas eram do tamanho de uma lâmpada.
369
image::images/historia-do-computador/valvulas.png[scaledwidth="50%"]
370

371
Além disso, a programação era realizada diretamente na linguagem de máquina,
372
373
374
o que dificultava a programação e consequentemente despendia muito tempo.
O armazenamento dos dados era realizado em cartões perfurados, que depois passaram
a ser feitos em fita magnética. 
375

376
Um dos representantes desta geração é o ENIAC. Ele possuía 17.468 válvulas,
377
378
pesava 30 toneladas, tinha 180 m² de área construída, sua velocidade era da
ordem de 100 kHz e possuia apenas 200 bits de memória RAM.
379

380
381
382
383
384
385
386
////
Segundo http://www.inforquali.com/iq/pt/tutoriais/informativos/historia-dos-computadores.php
o ENIAC possuía apenas 200 bits de RAM.
////


[[eniac]]
387
.ENIAC, representante da primeira geração dos computadores.
388
image::images/historia-do-computador/ENIAC-2.jpg[scaledwidth="50%"]
389

390
Nenhum dos computadores da primeira geração possuíam aplicação comercial, eram
391
392
utilizados para fins balísticos, predição climática, cálculos de energia atômica
e outros fins científicos.
393

394
===== Alan Turing - O pai da Ciência da Computação
395
'Alan Mathison Turing'(23 de Junho de 1912 — 7 de Junho de 1954) foi um matemático, lógico, 
396
397
criptoanalista e cientista da computação britânico. Foi influente no desenvolvimento da ciência 
da computação e proporcionou uma formalização do conceito de algoritmo e computação com a máquina 
398
399
de Turing, desempenhando um papel importante na criação do computador moderno. Durante a Segunda 
Guerra Mundial, 'Turing' trabalhou para a inteligência britânica em Bletchley Park, num centro especializado em quebra de códigos. 
400
401
Por um tempo ele foi chefe de Hut 8, a seção responsável pela criptoanálise da frota naval alemã. 
Planejou uma série de técnicas para quebrar os códigos alemães, incluindo o método da bombe, uma máquina eletromecânica que poderia
402
encontrar definições para a máquina de criptografia alemã, a Enigma. Após a guerra, trabalhou no Laboratório Nacional de Física do Reino Unido, 
403
404
405
406
onde criou um dos primeiros projetos para um computador de programa armazenado, o ACE.

Aos 24 anos de idade, consagrou-se com a projeção de uma máquina que, de acordo com um sistema formal, 
pudesse fazer operações computacionais. Mostrou como um simples sistema automático poderia manipular símbolos de um sistema de regras próprias.
407
A máquina teórica de 'Turing' pode indicar que sistemas poderosos poderiam ser construídos. Tornou possível
408
409
 o processamento de símbolos, ligando a abstração de sistemas cognitivos e a realidade concreta dos números.
Isto é buscado até hoje por pesquisadores de sistemas com Inteligência Artificial (IA). 
410
Para comprovar a inteligência artificial ou não de um computador, 'Turing' desenvolveu um teste que consistia 
411
412
413
414
415
416
417
em um operador não poder diferenciar se as respostas a perguntas elaboradas pelo operador eram vindas ou não de um computador. 
Caso afirmativo, o computador poderia ser considerado como dotado de inteligência artificial. Sua máquina pode 
ser programada de tal modo que pode imitar qualquer sistema formal. A ideia de computabilidade começou a ser delineada.

A maior parte de seu trabalho foi desenvolvida na área de espionagem e, por isso, somente em 1975 veio a ser considerado 
o "pai da Ciência da Computação".

418
Se possível, assista ao vídeo do Globo Ciência sobre a vida e obra de Alan Turing:
419
420
421
422
423
424
425
426

.Vida e Obra de Alan Turing: http://youtu.be/yIluxaHL0v0
ifdef::livro-pdf[]
["qrcode", size=10, scaledwidth="30%"]
-------------------------
http://youtu.be/yIluxaHL0v0
-------------------------
endif::livro-pdf[]
427
428
429
430
431
432
ifdef::livro-html[]
+++
<?dbhtml-include href="videos/alanTuring.html"?>
+++
endif::livro-html[]

433
434
435
[NOTE]
.O primeiro *bug* da história
========================
436
A palavra *bug* (inseto em inglês) é empregada atualmente para designar um 
437
defeito, geralmente de software. 
438
439
440
Conta a história que um dia o computador apresentou defeito. Ao serem
investigadas as causas, verificou-se que um inseto havia prejudicado seu
 funcionamento. A foto abaixo, supostamente, indica a presença do primeiro bug.
441

442
image::images/historia-do-computador/bug.png[scaledwidth="50%"]
443
444

Até hoje os insetos costumam invadir os equipamentos eletrônicos, portanto
445
observe-os atentamente, evite deixar comida próximo ao computador e não fique sem utilizá-lo
446
por um longo período.
447
448
========================

449

450
==== Segunda Geração (1955-1964)
451

452
453
// http://www.cs.sun.ac.za/museum/gen2.html
// http://ecomputernotes.com/fundamental/introduction-to-computer/what-are-different-computer-generations-explain-in-brief
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458
459
460
A segunda geração de computadores foi marcada pela substituição da válvula
pelo *transistor*. O transistor revolucionou a eletrônica em geral e os 
computadores em especial.
Eles eram muito menores do que as válvulas a vácuo e tinham 
outras vantagens: não exigiam tempo de pré-aquecimento, consumiam 
menos energia, geravam menos calor e eram mais rápidos e confiáveis. No final 
461
da década de 50, os transistores foram incorporados aos computadores.
462

463
464
[TIP]
======================
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Para saber mais sobre o funcionamento dos transistores consulte
http://pt.wikipedia.org/wiki/Transistor.
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.Circuito com vários transistores (esquerda). Comparação do circuito com válvulas (canto superior-direito) com um circuito composto de transistores (inferior-direito).
470
image::images/historia-do-computador/transistor-e-valvula-juntos.png[scaledwidth="50%"]
471

472
Na segunda geração o conceito de Unidade Central de Procedimento (CPU), memória, 
473
linguagem de programação e entrada e saída foram desenvolvidos. O tamanho
474
dos computadores diminuiu consideravelmente. Outro desenvolvimento importante 
475
foi a mudança da linguagem de máquina para a linguagem assembly, também 
476
conhecida como linguagem simbólica. A linguagem assembly possibilita a
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utilização de 'mnemônicos' para representar as instruções de máquina. 
478

479
.Computadores IBM da segunda geração.
480
image::images/historia-do-computador/IBM_segunda_geracao.png[scaledwidth="70%"]
481

482

483
Em seguida vieram as linguagens de alto nível, como, por exemplo, 
484
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Fortran e Cobol. No mesmo período surgiu o armazenamento em disco, complementando 
os sistemas de fita magnética e possibilitando ao usuário acesso rápido 
486
aos dados desejados.
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==== Terceira Geração (1964-1977)
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498
499
500
501

////
Referencias:

 http://www.historyofcomputer.org/
 http://www.ebbemunk.dk/misc/ibm360.html
 http://www.computersciencelab.com/ComputerHistory/HistoryPt3.htm
 ecomputernotes.com/fundamental/introduction-to-computer/what-are-different-computer-generations-explain-in-brief

////
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503
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A terceira geração de computadores é marcada pela utilização dos
*circuitos integrados*, feitos de silício. Também conhecidos como *microchips*,
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eles eram construídos integrando um grande número de transistores, o que
possibilitou a construção de equipamentos menores e mais baratos.
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.Comparação do tamanho do circuito integrado com uma moeda (esquerda) e um chip (direita).
509
image::images/historia-do-computador/circuito-integrado-comparacao-de-tamanho.jpg[scaledwidth="50%"]
510
511

// http://www.computersciencelab.com/ComputerHistory/HistoryPt3.htm
512
513
514
515
Mas o diferencial dos circuitos integrados não era o apenas o tamanho, mas o 
processo de fabricação que possibilitava a construção de vários circuitos 
simultaneamente, facilitando a produção em massa. Este avanço pode ser 
comparado ao advento da impressa, que revolucionou a produção dos livros.
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[NOTE]
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Didaticamente os circuitos integrados são categorizados de acordo com a 
quantidade de integração que eles possuem:

//TODO verificar os valores de integração de LSI, VLSI e ULSI

- LSI (Large Scale Integration - 100 transistores): computadores da terceira geração
- VLSI (Very Large Scale Integration - 1.000 transistores): computadores da quarta geração
- ULSI (Ultra-Large Scale Integration - milhões de transistores): computadores da quinta geração

==========================

530
Um computador que representa esta geração foi o 'IBM’s System/360', voltado
Camyle de Araújo Silva's avatar
Camyle de Araújo Silva committed
531
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para o setor comercial e científico. Ele possuía uma arquitetura plugável,
na qual o cliente poderia substituir as peças que dessem defeitos. Além disso, um
533
conjunto de periféricos eram vendidos conforme a necessidade do cliente.
534
535

.Arquitetura plugável da série 360 da IBM.
536
image::images/historia-do-computador/ibm-360-arquitetura-plugavel.jpg[scaledwidth="65%"]
537
538
539

A IBM, que até então liderava o mercado de computadores, passou a perder espaço 
quando concorrentes passaram a vender periféricos mais baratos e que eram 
540
compatíveis com sua arquitetura. No final desta geração já começaram a surgir os 
541
542
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544
computadores pessoais (<<apple_I>>).

// Página do leilão: http://www.breker.com/english/index.htm
[[apple_I]]
545
.Computador Apple I.
546
image::images/historia-do-computador/apple-I.jpg[scaledwidth="60%"]
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Outro evento importante desta época foi que a IBM passou a separar a criação 
de hardware do desenvolvimento de sistemas, iniciando o mercado da indústria 
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de softwares. Isto foi possível devido a utilização das linguagens de alto
nível nestes computadores.

[NOTE]
.Linguagem de alto nível
==================
556
Uma linguagem é considerada de alto nível quando ela pode representar ideias
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abstratas de forma simples, diferente da linguagem de baixo nível que representa
as próprias instruções de máquina.

Exemplo de linguagem de alto nível:

 x = y*7 + 2

Mesmo código em baixo nível (assembly):

  load y    // carrega valor de y
  mul 7     // multiplica valor carregado por 7
  add 2     // adiciona 2
  store x   // salva o valor do último resultado em x
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Os códigos `load`, `mul`, `add` e `store` são os 'mnemônicos' que representam 
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as instruções em código de máquina (binário).
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==== Quarta Geração (1977-1991)
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Os computadores da quarta geração são reconhecidos pelo surgimento dos 
processadores -- unidade central de processamento. Os sistemas operacionais
como MS-DOS, UNIX, Apple’s Macintosh foram construídos. Linguagens de 
Camyle de Araújo Silva's avatar
Camyle de Araújo Silva committed
581
programação orientadas a objeto como C++ e Smalltalk foram desenvolvidas.
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Discos rígidos eram utilizados como memória secundária. Impressoras matriciais,
e os teclados com os layouts atuais foram criados nesta época.
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Os computadores eram mais confiáveis, mais rápidos, menores e com maior 
586
capacidade de armazenamento. Esta geração é marcada pela venda de computadores
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pessoais (<<quarta_geracao>>).
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[[quarta_geracao]]
.Computador pessoal da quarta geração.
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image::images/historia-do-computador/computador-quarta-geracao.jpg[scaledwidth="20%"]
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593
==== Quinta Geração (1991 -- dias atuais)
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Os computadores da quinta geração usam processadores com milhões de 
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transistores. Nesta geração surgiram as arquiteturas de 64 bits, os processadores que utilizam
tecnologias RISC e CISC, discos rígidos com capacidade superior a 600GB, 
pen-drives com mais de 1GB de memória e utilização de disco ótico
599
com mais de 50GB de armazenamento. 
600

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(((CISC)))
(((RISC)))

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.Computador da quinta geração.
605
image::images/historia-do-computador/computador-quinta-geracao.jpg[scaledwidth="30%"]
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A quinta geração está sendo marcada pela *inteligência artificial* e por sua 
*conectividade*. A inteligência artificial pode ser verificada em jogos
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e robores ao conseguir desafiar a inteligência humana. A conectividade é cada 
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vez mais um requisito das indústrias de computadores. Hoje em dia, queremos que nossos 
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computadores se conectem ao celular, a televisão e a muitos outros dispositivos
como geladeira e câmeras de segurança.


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////
Referencias: 
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620
http://www.historyofcomputer.org/
Notas de aulas de Raimundo Nóbrega
http://www.computersciencelab.com/ComputerHistory/History.htm
621

622
http://www.thocp.net/hardware/pascaline.htm
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626
Não utilizada:
http://portalmundonerd.com.br/historia-dos-computadores-parte-2-primeira-geracao-valvulas-1945-1955/

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////
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=== Recapitulando

Estudamos neste capítulo a história do computador. 
Conhecemos os precursores do computador, iniciando pelo o ábaco que auxiliava a 
humanidade na realização de cálculos. Muitos séculos depois, Napier descobriu 
os logaritmos e inventou os ossos de Napier. Pascal inventou uma máquina que
era capaz de realizar somas e subtrações através de engrenagens.

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Também vimos que no século XIX, o Tear de Jacquard introduziu o uso de cartões
perfurados, e mais tarde, Charles Babbage adaptou a ideia para o uso em sistemas
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computacionais, embora nunca tenha terminado a construção de suas máquinas.

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Em seguida, concluímos os estudos do capítulo aprendendo sobre as gerações dos 
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computadores, inicialmente com o uso de velas, depois com transistores e 
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finalmente com a utilização de circuitos integrados e como eles revolucionaram
a fabricação dos computadores.
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=== Atividades

. Qual a contribuição e que características as máquinas a seguir incorporaram aos computadores atuais?
.. Pascaline e a calculadora de Leibniz
.. Tear de Jacquard
.. Máquina Analítica de Charles Babbage

. Descreva a tecnologia adota nas 3 primeiras Gerações de Computadores na História. Elenque vantagens e desvantagens de cada tecnologia.

. Do que se tratam a quarta e quinta geração de computadores?

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. Quem foi Alan Turing? Qual sua importância para Computação?
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// TODO ponte para o próximo capítulo.
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