cap1-historia-do-computador.asc 27.5 KB
Newer Older
1
== História dos computadores
2

3
.Objetivos do capítulo
Eduardo de Santana Medeiros Alexandre's avatar
redes    
Eduardo de Santana Medeiros Alexandre committed
4
____
5
Ao final deste capítulo você deverá ser capaz de:
6
7

* Citar os precursores dos computadores
8
* Discorrer sobre a importância do surgimento das primeiras tecnlogias para a Computação 
9
10
* Descrever como eram os computadores em cada uma das 5 gerações
* Relatar a importância do circuito integrado no processo de fabricação dos 
11
computadores atuais
Eduardo de Santana Medeiros Alexandre's avatar
redes    
Eduardo de Santana Medeiros Alexandre committed
12
____
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22



// Qual a importância deste capítulo para um futuro professor?

Os computadores fazem parte do dia a dia da sociedade contemporânea, mas 
você conhece a história deles? 

Conhecer a história dos computadores é importante pois é através do estudo do
passado que podemos compreender e valorizar o presente. Ao decorrer do capítulo
23
veremos exemplos de como ideias simples contribuíram para evolução da 
24
25
26
27
humanidade.

// O que é um computador?

Eduardo de Santana Medeiros Alexandre's avatar
boneca    
Eduardo de Santana Medeiros Alexandre committed
28
Mas o que é um computador? A palavra ((computador)) significa
29
30
'aquele que faz cálculos', seja ele pessoa ou máquina. Sem dúvida as pessoas foram 
os primeiros computadores, já que passavam horas realizando contas e mais contas. 
31
32
33
34
Inclusive, veremos mais a adiante que o surgimento de uma simples calculadora 
causou revolta -- pois as pessoas  tiveram medo de perder seus empregos. 
Mas não vamos precipitar nossos estudos, vamos começar pelo início.

35
36
NOTE: Daqui e em diante, sempre que mencinarmos a palavra 'computador' estaremos nos 
referindo ao seu sentido usual, de máquinas.
37
38
39
40

// Assuntos que serão estudados

Neste capítulo iremos conhecer os instrumentos e máquinas precursores dos 
41
computadores, e saberemos em qual momento da história surgiram as 
42
máquinas programáveis. Em seguida, estudaremos as gerações de computadores,
43
procurando entender a sua evolução.
44

45
Para ajudá-lo na leitura que se segue, convidamos a assistir estes vídeos sobre a História do Computador.
46

47
.História do Computador 1: http://youtu.be/Ixgh3AhiL3E
48
ifdef::livro-pdf[]
49
["qrcode", size=10, scaledwidth="30%"]
50
-------------------------
51
http://youtu.be/Ixgh3AhiL3E
52
53
-------------------------
endif::livro-pdf[]
54
55
ifdef::livro-html[]
+++
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
<?dbhtml-include href="videos/historiaComputador1.html"?>
+++
endif::livro-html[]

.História do Computador 2: http://youtu.be/dWiUZsoLD0M
ifdef::livro-pdf[]
["qrcode", size=10, scaledwidth="30%"]
-------------------------
http://youtu.be/dWiUZsoLD0M
-------------------------
endif::livro-pdf[]
ifdef::livro-html[]
+++
<?dbhtml-include href="videos/historiaComputador2.html"?>
70
71
+++
endif::livro-html[]
72
73
74

=== Precursores dos computadores

75
76
77
São considerados precursores dos computadores todos os instrumentos ou 
máquinas que contribuíram com ideias para a criação dos mesmos. Dentre
eles, o surgimento de uma máquina programável foi um grande marco
78
79
na história dos computadores.

80
81
Vamos iniciar nossos estudos com um instrumento que talvez você conheça e 
provavelmente já utilizou na escola, o ábaco.
82

83
84
==== Ábaco

Eduardo de Santana Medeiros Alexandre's avatar
boneca    
Eduardo de Santana Medeiros Alexandre committed
85
O ((ábaco)) foi um dos primeiros instrumentos desenvolvidos para auxiliar os humanos na 
86
87
realização de cálculos. Muitos atribuem sua criação à China, mas existem
evidências deles na Babilônia no ano 300 A.C.
88
89

.Ilustração de um ábaco
90
image::images/historia-do-computador/abaco.png[scaledwidth="50%"]
91

92
93
94
95
A ideia básico no ábaco é considerar as contas (bolinhas) contidas na parte inferior, chamada de chão do Ábaco,
com valor unitário e cada conta contida na parte superior, chamada de céu do Ábaco, com valor de cinco unidades.
Cada valor unitário tem representação diferente dependendo da coluna em que se encontra, logo, uma unidade na primeira
coluna tem valor 1 em nosso sistema numérico, já uma unidade na segunda coluna tem valor 10.  
96

97
TIP: Você pode conhecer mais sobre o ábaco
98
99
100
101
102
103
no seguinte site: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/oficinas/matematica/abaco/03.html

==== Ossos de Napier

// http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm17/napier.htm

104
Em 1614, John Napier (lê-se Neper) descobriu os cálculos logaritmos. 
105
106
107
108
109
110
111
112


[quote, Lord Moulton]
"A invenção dos logaritmos surgiu no mundo como um relâmpago. Nenhum trabalho 
prévio anunciava ou fazia prever a sua chegada. Surge isolada e abruptamente 
no pensamento humano sem que se possa considerar consequência de obras ou de 
pesquisas anteriores"

Eduardo de Santana Medeiros Alexandre's avatar
boneca    
Eduardo de Santana Medeiros Alexandre committed
113
114
115
(((Ossos de Napier)))

Napier também inventou o que ficou conhecido por ``Ossos de Napier'' 
116
(<<ossos_de_napier>>), que auxiliavam na realização de multiplicações, baseando-se na
117
teoria de logaritmos.
118
119
120

[[ossos_de_napier]]
.Ilustração dos Ossos de Napier.
121
image::images/historia-do-computador/napier-ossos-tabuleiro.png[scaledwidth="50%"]
122
123

.Ilustração da operação de multiplicação utilizando os ossos de Napier: 46785399 x 7.
124
image::images/historia-do-computador/napier-multiplicacao-46785399x7.png[scaledwidth="75%"]
125

126
127


128
NOTE: Para conhecer como os Ossos de Napier funcionam consulte:
129
130
http://eu-thais.blogspot.com.br/2010/08/como-funcionam-os-bastoes-de-napier.html
ou http://en.wikipedia.org/wiki/Napier%27s_bones (em inglês).
131

132
A criação da Régua de Cálculo, (<<regua_calculo>>) em 1632 na Inglaterra, foi 
133
134
diretamente influenciada pelos Ossos de Napier. Esta régua chegou a ser 
utilizada pelos engenheiros da NASA, na década de 1960, nos programas que 
135
levaram o homem à Lua.
136
137
138

[[regua_calculo]]
.Régua de Cálculo
139
image::images/historia-do-computador/regua-de-calculo.jpg[scaledwidth="70%"]
140
141
142
143



==== As rodas dentadas de Pascal (Pascaline)
144
145
146
147
148
149
150
////
Referencias:
  http://www.computersciencelab.com/ComputerHistory/History.htm
  http://www.thocp.net/biographies/pascal_blaise.html
  http://www.thocp.net/hardware/pascaline.htm
  http://therese.eveilleau.pagesperso-orange.fr/pages/truc_mat/textes/pascaline.htm#haut
////
151

Eduardo de Santana Medeiros Alexandre's avatar
boneca    
Eduardo de Santana Medeiros Alexandre committed
152
153
(((Pascal)))

154
Em 1642, o francês *Blaise Pascal*, aos 19 anos de idade, foi o primeiro a inventar um 
155
156
157
dispositivo mecânico para realização de cálculos. O dispositivo é conhecido 
como 'As rodas dentadas de Pascal' (ou Pascaline, <<pascaline>>).

158
Pascal era filho de um cobrador de impostos e auxiliava o pai na realização
159
de cálculos utilizando um instrumento similar ao ábaco. Mas segundo ele, o
160
trabalho era muito entediante, o que o levou a elaborar um dispositivo para
161
162
163
realização de somas e subtração.

[[pascaline]]
164
.Pascaline de 8 dígitos aberta, mostrando as engrenagens (acima), e a apresentação da máquina fechada (abaixo).
165
image::images/historia-do-computador/pascaline.jpg[scaledwidth="50%"]
166
167
// http://calmeca.free.fr/calculmecanique_php/illustrations_texte/pascaline.jpg

168
O mecanismo de funcionamento é o mesmo utilizado
169
até hoje nos odômetros de carros, onde as engrenagens são organizadas de tal forma a simular
170
o "vai um"  para a próxima casa decimal nas operações de adição.
171

172
173
[TIP]
=================
174
Existe um animação demonstrando o funcionamento da máquina pascaline, você pode 
175
acessá-lo através do seguinte link: 
176
177
http://therese.eveilleau.pagesperso-orange.fr/pages/truc_mat/textes/pascaline.htm.

178
image::images/historia-do-computador/pascaline-video.png[scaledwidth="50%"]
179
=================
180

181
182
As operações de soma eram realizadas girando as engrenagens em um sentido e
as operações de subtração no sentido oposto, enquanto que as 
183
184
185
186
187
188
189
190
191
192
193
194
195
196
197
198
operações de multiplicação utilizavam vários giros da soma manualmente.

O surgimento da pascaline, no entanto, não agradou a todos, alguns empregados
queriam destruir a máquina com medo de perder seus empregos.

TIP: Você pode consultar a biografia de Pascal em: http://www.thocp.net/biographies/pascal_blaise.html

==== Leibniz - A primeira calculadora com quatro operações

(((Calculadora)))

// http://www.computersciencelab.com/ComputerHistory/HistoryPt2.htm

Em 1672, o Alemão 'Gottfried Wilhelm Leibniz' foi o primeiro a inventar uma 
calculadora que realizava as 4 operações básicas (adição, subtração, 
multiplicação e divisão). A adição utilizava um mecanismo baseado na Pascaline,
199
mas as operações de multiplicação realizavam a sequência de somas automáticas.
200
201
202
203

Leibniz também foi o primeiro a defender a utilização do *sistema binário*, que
é fundamental nos computadores digitais que utilizamos hoje.

204
(((Sistema binário)))
205

206
==== Máquinas Programáveis
207

208
209
Um marco na história foi a invenção de máquinas programáveis, que 
funcionavam de forma diferente de acordo com uma programação que lhes era fornecida.
210
211
212
213
214

===== Tear de Jacquard
// http://www.computersciencelab.com/ComputerHistory/HistoryPt2.htm


Eduardo de Santana Medeiros Alexandre's avatar
boneca    
Eduardo de Santana Medeiros Alexandre committed
215
Em 1804, o Francês Joseph Marie *((Jacquard))* inventou uma máquina de tear
216
que trançava o tecido de acordo com uma programação que era fornecida
217
218
219
através de furos num cartão. 

.Máquina de tear usando programação através de cartões perfurados.
220
image::images/historia-do-computador/JacquardLoom.jpg[scaledwidth="35%"]
221

222
A invenção de Jacquard revolucionou a industria de tecido, e em 1806, ela foi
223
declarada propriedade pública e ele foi recompensado com uma pensão e 
224
'royalties' por cada máquina que fosse construída.
225
226

.Esquerda: Jacquard perfurando os cartões. Direita: cartões perfurados.
227
image::images/historia-do-computador/JacquardCard.jpg[scaledwidth="35%"]
228

229
===== A Máquina Diferencial 
230

231
// http://www.computersciencelab.com/ComputerHistory/HistoryPt2.htm
232

233
Em 1822, o matemático inglês Charles Babbage propôs a construção de uma
234
máquina de calcular que ocuparia uma sala inteira. O propósito da máquina
235
seria de corrigir os erros das tabelas de logaritmos, muito utilizadas
236
237
238
pelo governo britânico devido as grandes navegações.
A construção da máquina, no entanto, excedeu em orçamento e tempo na sua
construção, foi inclusive o projeto mais caro que o governo britânico 
239
já havia financiado. Eventualmente, os subsídios foram retirados e o projeto
240
241
242
243
abortado.


.Pequena seção da máquina diferencial de 'Charles Babbage'.
244
image::images/historia-do-computador/babbage-maquina-diferencial.jpg[scaledwidth="30%"]
245

246
Vídeo de uma réplica da Máquina Diferencial de Charles Barbage:
247

248
.Demonstração da Máquina Diferencial de Charles Babbage: http://youtu.be/BlbQsKpq3Ak
249
250
251
252
253
254
ifdef::livro-pdf[]
["qrcode", size=10, scaledwidth="30%"]
-------------------------
http://youtu.be/BlbQsKpq3Ak
-------------------------
endif::livro-pdf[]
255
256
257
258
259
ifdef::livro-html[]
+++
<?dbhtml-include href="videos/charlesBabbage.html"?>
+++
endif::livro-html[]
260

261

262
===== A Máquina Analítica
263

264
Após a inacabada máquina diferencial, em 1837, Charles Babbage anunciou
265
um projeto para construção da 'Máquina Analítica'. Influenciado pelo tear de 
266
Jacquard, Babbage propôs uma máquina de propósito genérico, utilizando uma
267
268
269
270
programação através de cartões perfurados.

Babbage trouxe um grande avanço intelectual na utilização de cartões perfurados,
enquanto Jacquard utilizava os cartões apenas para acionar ou desativar o 
271
funcionamento de uma determinada seção da máquina de tear, Babbage percebeu
272
que os cartões poderiam ser utilizados para armazenar ideias abstratas,
273
sejam elas instruções ou números, adontando na sua máquina o conceito de memória.
274
275

.Máquina Analítica e os cartões perfurados.
276
image::images/historia-do-computador/Babbage-Analytical-Engine-with-cards.png[scaledwidth="60%"]
277
278

Ele percebeu que os cartões perfurados poderiam ser utilizados para guardar
279
números, sendo utilizados como um mecanismo de armazenamento de dados e 
280
281
282
283
284
futuramente poderiam ser referenciados. Ele idealizou o que hoje chamamos de
*unidade de armazenamento* e *unidade de processamento de dados*. 

A principal funcionalidade que a diferenciava das máquinas de calcular era
a utilização de instruções condicionais. A máquina poderia executar fluxos 
285
diferentes baseada em condições que eram avaliadas conforme instruções 
286
287
288
289
perfuradas nos cartões.
 
Nenhum dos dois projetos de Babbage foram concluídos, a máquina analítica se
fosse construída teria o tamanho de uma locomotiva.
290

291
===== A Primeira programadora
292

293
A condessa de Lovelace, Ada Byron, se interessou pela máquina analítica de 
294
Babbage e se comunicava com ele através de cartas e encontros.
295
296
Ela passou a escrever programas que a máquina poderia ser capaz de executar,
caso fosse construída. Ela foi a primeira a reconhecer a necessidade de 'loops'
297
e sub-rotinas. Por esta contribuição, Ada ficou reconhecida na história como
298
299
a primeira programadora.

300
.Ada Lovelace, primeira programadora.
301
image::images/historia-do-computador/ada_lovelace.jpg[scaledwidth="30%"]
302
303


304
305
==== Linha do tempo

306

307
.Linha do tempo dos precursores dos computadores
308
["graphviz", "linha-do-tempo.png"]
309
310
311
312
313
---------------------------------------------------------------------
digraph automata_0 {
  rankdir=LR;
  node [shape = box];

314
  abaco [label="Ábaco\n(300 AC)"];
315
316
317
318
  napier [label="Ossos de Napier\n(1614)"];
  regua [label="Régua de Cálculo\n(1632)"];
  pascal [label="(Pascaline)\n(1642)"];

319
  leibniz [label="Calculadora 4 op\n(1672)"];
320
321
  jacquard [label="Tear de Jacquard \n(1804)"];

322
323
324
  mdiferencial [label="Máquina Diferencial\n(1822)"];
  manalitica [label="Máquina Analítica\n(1837)"];

325
326
327
328
329
  abaco -> napier
  napier -> regua
  regua -> pascal
  pascal -> leibniz
  leibniz -> jacquard
330
331
  jacquard -> mdiferencial
  mdiferencial -> manalitica
332
  
333
334
  {rank=same; abaco jacquard}

335
336
337
338
}
---------------------------------------------------------------------


339
=== As gerações dos computadores
340

341
342
Os computadores são máquinas capazes de realizar vários cálculos 
automaticamente, além de possuir dispositivos de armazenamento e
343
344
de entrada e saída. 

345
346

Nesta seção iremos ver a evolução dos computadores até os dias atuais.
347

348
349
350
////
As datas das gerações mudam conforme a fonte consultada. 
Estou utilizando as datas da primeira fonte.
351

352
353
354
355
356
357
Fonte: ecomputernotes.com/fundamental/introduction-to-computer/what-are-different-computer-generations-explain-in-brief
1 (1946-1954)        2 (1955-1964)        3 (1964-1977)        4 (1977-1991)     5 (1991-?)
Documento do word:
1 (1951-1958)        2 (1959-1964)        3 (1965-1970)        4 (1971-atualmente)
http://www.itsavvy.in/computer-generations
1 (1946)        2 (1955)        3 (1964)        4 (1975)     5(1990s)
358

359
////
360

361
==== Primeira Geração (1946-1954)
362

363
364
// Válvulas: http://www.lsi.usp.br/~chip/como_funcionam.html
// http://www.cs.sun.ac.za/museum/gen1.html
365

366
367
368
A primeira geração dos computadores é marcada pela utilização de *válvulas*.
A válvula é um tubo de vidro, similar a uma lâmpada fechada sem ar
 em seu interior, ou seja, um ambiente fechado a vácuo, e contendo 
369
370
eletrodos, cuja finalidade é controlar o fluxo de elétrons. As válvulas
aqueciam bastante e costumavam queimar com facilidade.
371

372
.As válvulas eram do tamanho de uma lâmpada.
373
image::images/historia-do-computador/valvulas.png[scaledwidth="50%"]
374

375
Além disso, a programação era realizada diretamente na linguagem de máquina,
376
377
378
o que dificultava a programação e consequentemente despendia muito tempo.
O armazenamento dos dados era realizado em cartões perfurados, que depois passaram
a ser feitos em fita magnética. 
379

380
Um dos representantes desta geração é o ENIAC. Ele possuía 17.468 válvulas,
381
382
pesava 30 toneladas, tinha 180 m² de área construída, sua velocidade era da
ordem de 100 kHz e possuia apenas 200 bits de memória RAM.
383

384
385
386
387
388
389
390
////
Segundo http://www.inforquali.com/iq/pt/tutoriais/informativos/historia-dos-computadores.php
o ENIAC possuía apenas 200 bits de RAM.
////


[[eniac]]
391
.ENIAC, representante da primeira geração dos computadores.
392
image::images/historia-do-computador/ENIAC-2.jpg[scaledwidth="50%"]
393

394
Nenhum dos computadores da primeira geração possuíam aplicação comercial, eram
395
396
utilizados para fins balísticos, predição climática, cálculos de energia atômica
e outros fins científicos.
397

398
===== Alan Turing - O pai da Ciência da Computação
399
'Alan Mathison Turing'(23 de Junho de 1912 — 7 de Junho de 1954) foi um matemático, lógico, 
400
401
criptoanalista e cientista da computação britânico. Foi influente no desenvolvimento da ciência 
da computação e proporcionou uma formalização do conceito de algoritmo e computação com a máquina 
402
403
de Turing, desempenhando um papel importante na criação do computador moderno. Durante a Segunda 
Guerra Mundial, 'Turing' trabalhou para a inteligência britânica em Bletchley Park, num centro especializado em quebra de códigos. 
404
405
Por um tempo ele foi chefe de Hut 8, a seção responsável pela criptoanálise da frota naval alemã. 
Planejou uma série de técnicas para quebrar os códigos alemães, incluindo o método da bombe, uma máquina eletromecânica que poderia
406
encontrar definições para a máquina de criptografia alemã, a Enigma. Após a guerra, trabalhou no Laboratório Nacional de Física do Reino Unido, 
407
408
409
410
onde criou um dos primeiros projetos para um computador de programa armazenado, o ACE.

Aos 24 anos de idade, consagrou-se com a projeção de uma máquina que, de acordo com um sistema formal, 
pudesse fazer operações computacionais. Mostrou como um simples sistema automático poderia manipular símbolos de um sistema de regras próprias.
411
A máquina teórica de 'Turing' pode indicar que sistemas poderosos poderiam ser construídos. Tornou possível
412
413
 o processamento de símbolos, ligando a abstração de sistemas cognitivos e a realidade concreta dos números.
Isto é buscado até hoje por pesquisadores de sistemas com Inteligência Artificial (IA). 
414
Para comprovar a inteligência artificial ou não de um computador, 'Turing' desenvolveu um teste que consistia 
415
416
417
418
419
420
421
em um operador não poder diferenciar se as respostas a perguntas elaboradas pelo operador eram vindas ou não de um computador. 
Caso afirmativo, o computador poderia ser considerado como dotado de inteligência artificial. Sua máquina pode 
ser programada de tal modo que pode imitar qualquer sistema formal. A ideia de computabilidade começou a ser delineada.

A maior parte de seu trabalho foi desenvolvida na área de espionagem e, por isso, somente em 1975 veio a ser considerado 
o "pai da Ciência da Computação".

422
Se possível, assista ao vídeo do Globo Ciência sobre a vida e obra de Alan Turing:
423
424
425
426
427
428
429
430

.Vida e Obra de Alan Turing: http://youtu.be/yIluxaHL0v0
ifdef::livro-pdf[]
["qrcode", size=10, scaledwidth="30%"]
-------------------------
http://youtu.be/yIluxaHL0v0
-------------------------
endif::livro-pdf[]
431
432
433
434
435
436
ifdef::livro-html[]
+++
<?dbhtml-include href="videos/alanTuring.html"?>
+++
endif::livro-html[]

437
438
439
[NOTE]
.O primeiro *bug* da história
========================
440
A palavra *bug* (inseto em inglês) é empregada atualmente para designar um 
441
defeito, geralmente de software. 
442
443
444
Conta a história que um dia o computador apresentou defeito. Ao serem
investigadas as causas, verificou-se que um inseto havia prejudicado seu
 funcionamento. A foto abaixo, supostamente, indica a presença do primeiro bug.
445

446
image::images/historia-do-computador/bug.png[scaledwidth="50%"]
447
448

Até hoje os insetos costumam invadir os equipamentos eletrônicos, portanto
449
observe-os atentamente, evite deixar comida próximo ao computador e não fique sem utilizá-lo
450
por um longo período.
451
452
========================

453

454
==== Segunda Geração (1955-1964)
455

456
457
// http://www.cs.sun.ac.za/museum/gen2.html
// http://ecomputernotes.com/fundamental/introduction-to-computer/what-are-different-computer-generations-explain-in-brief
458

459
460
461
462
463
464
A segunda geração de computadores foi marcada pela substituição da válvula
pelo *transistor*. O transistor revolucionou a eletrônica em geral e os 
computadores em especial.
Eles eram muito menores do que as válvulas a vácuo e tinham 
outras vantagens: não exigiam tempo de pré-aquecimento, consumiam 
menos energia, geravam menos calor e eram mais rápidos e confiáveis. No final 
465
da década de 50, os transistores foram incorporados aos computadores.
466

467
468
[TIP]
======================
469
470
Para saber mais sobre o funcionamento dos transistores consulte
http://pt.wikipedia.org/wiki/Transistor.
471
======================
472

473
.Circuito com vários transistores (esquerda). Comparação do circuito com válvulas (canto superior-direito) com um circuito composto de transistores (inferior-direito).
474
image::images/historia-do-computador/transistor-e-valvula-juntos.png[scaledwidth="50%"]
475

476
Na segunda geração o conceito de Unidade Central de Procedimento (CPU), memória, 
477
linguagem de programação e entrada e saída foram desenvolvidos. O tamanho
478
dos computadores diminuiu consideravelmente. Outro desenvolvimento importante 
479
foi a mudança da linguagem de máquina para a linguagem assembly, também 
480
conhecida como linguagem simbólica. A linguagem assembly possibilita a
481
utilização de 'mnemônicos' para representar as instruções de máquina. 
482

483
.Computadores IBM da segunda geração.
484
image::images/historia-do-computador/IBM_segunda_geracao.png[scaledwidth="70%"]
485

486

487
Em seguida vieram as linguagens de alto nível, como, por exemplo, 
488
489
Fortran e Cobol. No mesmo período surgiu o armazenamento em disco, complementando 
os sistemas de fita magnética e possibilitando ao usuário acesso rápido 
490
aos dados desejados.
491
492
493
494




495
==== Terceira Geração (1964-1977)
496
497
498
499
500
501
502
503
504
505

////
Referencias:

 http://www.historyofcomputer.org/
 http://www.ebbemunk.dk/misc/ibm360.html
 http://www.computersciencelab.com/ComputerHistory/HistoryPt3.htm
 ecomputernotes.com/fundamental/introduction-to-computer/what-are-different-computer-generations-explain-in-brief

////
506
507
508

A terceira geração de computadores é marcada pela utilização dos
*circuitos integrados*, feitos de silício. Também conhecidos como *microchips*,
509
510
eles eram construídos integrando um grande número de transistores, o que
possibilitou a construção de equipamentos menores e mais baratos.
511

512
.Comparação do tamanho do circuito integrado com uma moeda (esquerda) e um chip (direita).
513
image::images/historia-do-computador/circuito-integrado-comparacao-de-tamanho.jpg[scaledwidth="50%"]
514
515

// http://www.computersciencelab.com/ComputerHistory/HistoryPt3.htm
516
517
518
519
Mas o diferencial dos circuitos integrados não era o apenas o tamanho, mas o 
processo de fabricação que possibilitava a construção de vários circuitos 
simultaneamente, facilitando a produção em massa. Este avanço pode ser 
comparado ao advento da impressa, que revolucionou a produção dos livros.
520
521
522
523
524
525
526
527
528
529
530
531
532
533

[NOTE]
==========================
Didaticamente os circuitos integrados são categorizados de acordo com a 
quantidade de integração que eles possuem:

//TODO verificar os valores de integração de LSI, VLSI e ULSI

- LSI (Large Scale Integration - 100 transistores): computadores da terceira geração
- VLSI (Very Large Scale Integration - 1.000 transistores): computadores da quarta geração
- ULSI (Ultra-Large Scale Integration - milhões de transistores): computadores da quinta geração

==========================

534
Um computador que representa esta geração foi o 'IBM’s System/360', voltado
Camyle de Araújo Silva's avatar
Camyle de Araújo Silva committed
535
536
para o setor comercial e científico. Ele possuía uma arquitetura plugável,
na qual o cliente poderia substituir as peças que dessem defeitos. Além disso, um
537
conjunto de periféricos eram vendidos conforme a necessidade do cliente.
538
539

.Arquitetura plugável da série 360 da IBM.
540
image::images/historia-do-computador/ibm-360-arquitetura-plugavel.jpg[scaledwidth="65%"]
541
542
543

A IBM, que até então liderava o mercado de computadores, passou a perder espaço 
quando concorrentes passaram a vender periféricos mais baratos e que eram 
544
compatíveis com sua arquitetura. No final desta geração já começaram a surgir os 
545
546
547
548
computadores pessoais (<<apple_I>>).

// Página do leilão: http://www.breker.com/english/index.htm
[[apple_I]]
549
.Computador Apple I.
550
image::images/historia-do-computador/apple-I.jpg[scaledwidth="60%"]
551
552
553

Outro evento importante desta época foi que a IBM passou a separar a criação 
de hardware do desenvolvimento de sistemas, iniciando o mercado da indústria 
554
555
556
557
558
559
de softwares. Isto foi possível devido a utilização das linguagens de alto
nível nestes computadores.

[NOTE]
.Linguagem de alto nível
==================
560
Uma linguagem é considerada de alto nível quando ela pode representar ideias
561
562
563
564
565
566
567
568
569
570
571
572
573
abstratas de forma simples, diferente da linguagem de baixo nível que representa
as próprias instruções de máquina.

Exemplo de linguagem de alto nível:

 x = y*7 + 2

Mesmo código em baixo nível (assembly):

  load y    // carrega valor de y
  mul 7     // multiplica valor carregado por 7
  add 2     // adiciona 2
  store x   // salva o valor do último resultado em x
574

575
Os códigos `load`, `mul`, `add` e `store` são os 'mnemônicos' que representam 
576
as instruções em código de máquina (binário).
577
==================
578
579


580
==== Quarta Geração (1977-1991)
581

582
583
584
Os computadores da quarta geração são reconhecidos pelo surgimento dos 
processadores -- unidade central de processamento. Os sistemas operacionais
como MS-DOS, UNIX, Apple’s Macintosh foram construídos. Linguagens de 
Camyle de Araújo Silva's avatar
Camyle de Araújo Silva committed
585
programação orientadas a objeto como C++ e Smalltalk foram desenvolvidas.
586
587
Discos rígidos eram utilizados como memória secundária. Impressoras matriciais,
e os teclados com os layouts atuais foram criados nesta época.
588

589
Os computadores eram mais confiáveis, mais rápidos, menores e com maior 
590
capacidade de armazenamento. Esta geração é marcada pela venda de computadores
591
pessoais (<<quarta_geracao>>).
592

593
594
[[quarta_geracao]]
.Computador pessoal da quarta geração.
595
image::images/historia-do-computador/computador-quarta-geracao.jpg[scaledwidth="20%"]
596

597
==== Quinta Geração (1991 -- dias atuais)
598

599
Os computadores da quinta geração usam processadores com milhões de 
600
601
602
transistores. Nesta geração surgiram as arquiteturas de 64 bits, os processadores que utilizam
tecnologias RISC e CISC, discos rígidos com capacidade superior a 600GB, 
pen-drives com mais de 1GB de memória e utilização de disco ótico
603
com mais de 50GB de armazenamento. 
604

605
606
607
(((CISC)))
(((RISC)))

608
.Computador da quinta geração.
609
image::images/historia-do-computador/computador-quinta-geracao.jpg[scaledwidth="30%"]
610

611
612
A quinta geração está sendo marcada pela *inteligência artificial* e por sua 
*conectividade*. A inteligência artificial pode ser verificada em jogos
613
e robores ao conseguir desafiar a inteligência humana. A conectividade é cada 
614
vez mais um requisito das indústrias de computadores. Hoje em dia, queremos que nossos 
615
616
617
618
computadores se conectem ao celular, a televisão e a muitos outros dispositivos
como geladeira e câmeras de segurança.


619
620
////
Referencias: 
621

622
623
624
http://www.historyofcomputer.org/
Notas de aulas de Raimundo Nóbrega
http://www.computersciencelab.com/ComputerHistory/History.htm
625

626
http://www.thocp.net/hardware/pascaline.htm
627

628
629
630
Não utilizada:
http://portalmundonerd.com.br/historia-dos-computadores-parte-2-primeira-geracao-valvulas-1945-1955/

631
////
632

633
634
635
636
637
638
639
640
=== Recapitulando

Estudamos neste capítulo a história do computador. 
Conhecemos os precursores do computador, iniciando pelo o ábaco que auxiliava a 
humanidade na realização de cálculos. Muitos séculos depois, Napier descobriu 
os logaritmos e inventou os ossos de Napier. Pascal inventou uma máquina que
era capaz de realizar somas e subtrações através de engrenagens.

641
642
Também vimos que no século XIX, o Tear de Jacquard introduziu o uso de cartões
perfurados, e mais tarde, Charles Babbage adaptou a ideia para o uso em sistemas
643
644
computacionais, embora nunca tenha terminado a construção de suas máquinas.

645
Em seguida, concluímos os estudos do capítulo aprendendo sobre as gerações dos 
646
computadores, inicialmente com o uso de velas, depois com transistores e 
647
648
finalmente com a utilização de circuitos integrados e como eles revolucionaram
a fabricação dos computadores.
649

650
651
652
653
654
655
656
657
658
659
660
=== Atividades

. Qual a contribuição e que características as máquinas a seguir incorporaram aos computadores atuais?
.. Pascaline e a calculadora de Leibniz
.. Tear de Jacquard
.. Máquina Analítica de Charles Babbage

. Descreva a tecnologia adota nas 3 primeiras Gerações de Computadores na História. Elenque vantagens e desvantagens de cada tecnologia.

. Do que se tratam a quarta e quinta geração de computadores?

661
. Quem foi Alan Turing? Qual sua importância para Computação?
662

663
// TODO ponte para o próximo capítulo.
664