Commit 0d5c0b10 authored by Eduardo de Santana Medeiros Alexandre's avatar Eduardo de Santana Medeiros Alexandre
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......@@ -89,8 +89,8 @@ evidências deles na Babilônia no ano 300 A.C.
.Ilustração de um ábaco
image::images/historia-do-computador/abaco.png[scaledwidth="50%"]
A ideia básico no ábaco é considerar as contas (bolinhas) contidas na parte inferior, chamada de chão do Ábaco,
com valor unitário e cada conta contida na parte superior, chamada de céu do Ábaco, com valor de cinco unidades.
A ideia básica do ábaco é considerar as contas (bolinhas) contidas na parte inferior chamada de chão do Ábaco
com valor unitário, e cada conta contida na parte superior chamada de céu do Ábaco com valor de cinco unidades.
Cada valor unitário tem representação diferente dependendo da coluna em que se encontra, logo, uma unidade na primeira
coluna tem valor 1 em nosso sistema numérico, já uma unidade na segunda coluna tem valor 10.
......@@ -101,7 +101,7 @@ no seguinte site: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/oficinas/matematica/abaco
// http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm17/napier.htm
Em 1614, John Napier (lê-se Neper) descobriu os cálculos logaritmos.
Em 1614, John Napier (lê-se Neper) descobriu os cálculos logaritimicos.
[quote, Lord Moulton]
......@@ -131,7 +131,7 @@ ou http://en.wikipedia.org/wiki/Napier%27s_bones (em inglês).
A criação da Régua de Cálculo, (<<regua_calculo>>) em 1632 na Inglaterra, foi
diretamente influenciada pelos Ossos de Napier. Esta régua chegou a ser
utilizada pelos engenheiros da NASA, na década de 1960, nos programas que
utilizada pelos engenheiros da NASA na década de 1960, nos programas que
levaram o homem à Lua.
[[regua_calculo]]
......@@ -172,7 +172,7 @@ o "vai um" para a próxima casa decimal nas operações de adição.
[TIP]
=================
Existe um animação demonstrando o funcionamento da máquina pascaline, você pode
acessá-lo através do seguinte link:
acessá-la através do seguinte link:
http://therese.eveilleau.pagesperso-orange.fr/pages/truc_mat/textes/pascaline.htm.
image::images/historia-do-computador/pascaline-video.png[scaledwidth="50%"]
......@@ -355,7 +355,7 @@ onde criou um dos primeiros projetos para um computador de programa armazenado,
Aos 24 anos de idade, consagrou-se com a projeção de uma máquina que, de acordo com um sistema formal,
pudesse fazer operações computacionais. Mostrou como um simples sistema automático poderia manipular símbolos de um sistema de regras próprias.
A máquina teórica de 'Turing' pode indicar que sistemas poderosos poderiam ser construídos. Tornou possível
A máquina teórica de 'Turing' pode indicar que sistemas poderosos poderiam ser construídos, tornando possível
o processamento de símbolos, ligando a abstração de sistemas cognitivos e a realidade concreta dos números.
Isto é buscado até hoje por pesquisadores de sistemas com Inteligência Artificial (IA).
Para comprovar a inteligência artificial ou não de um computador, 'Turing' desenvolveu um teste que consistia
......@@ -363,7 +363,7 @@ em um operador não poder diferenciar se as respostas a perguntas elaboradas pel
Caso afirmativo, o computador poderia ser considerado como dotado de inteligência artificial. Sua máquina pode
ser programada de tal modo que pode imitar qualquer sistema formal. A ideia de computabilidade começou a ser delineada.
A maior parte de seu trabalho foi desenvolvida na área de espionagem e, por isso, somente em 1975 veio a ser considerado
A maior parte de seu trabalho foi desenvolvido na área de espionagem e, por isso, somente em 1975 veio a ser considerado
o "pai da Ciência da Computação".
Para saber mais sobre a vida e obra de Alan Turing assista ao vídeo do Globo Ciência:
......@@ -446,7 +446,8 @@ e outros fins científicos.
.O primeiro *bug* da história
========================
A palavra *((bug))* (inseto em inglês) é empregada atualmente para designar um
defeito, geralmente de software.
defeito, geralmente de software.
Conta a história que um dia o computador apresentou defeito. Ao serem
investigadas as causas, verificou-se que um inseto havia prejudicado seu
funcionamento. A foto abaixo, supostamente, indica a presença do primeiro bug.
......@@ -521,7 +522,7 @@ possibilitou a construção de equipamentos menores e mais baratos.
image::images/historia-do-computador/circuito-integrado-comparacao-de-tamanho.jpg[scaledwidth="50%"]
// http://www.computersciencelab.com/ComputerHistory/HistoryPt3.htm
Mas o diferencial dos circuitos integrados não era o apenas o tamanho, mas o
Mas o diferencial dos circuitos integrados não era apenas o tamanho, mas o
processo de fabricação que possibilitava a construção de vários circuitos
simultaneamente, facilitando a produção em massa. Este avanço pode ser
comparado ao advento da impressa, que revolucionou a produção dos livros.
......@@ -659,6 +660,8 @@ computadores, inicialmente com o uso de velas, depois com transistores e
finalmente com a utilização de circuitos integrados e como eles revolucionaram
a fabricação dos computadores.
=== Atividades
. Qual a contribuição e que características as máquinas a seguir incorporaram aos computadores atuais?
......@@ -672,5 +675,7 @@ a fabricação dos computadores.
. Quem foi Alan Turing? Qual sua importância para Computação?
// TODO ponte para o próximo capítulo.
// Sempre manter uma linha em branco no final
......@@ -568,22 +568,9 @@ variáveis a registradores, usar registradores e otimizar o código gerado.
O otimizador de código é um módulo opcional nos compiladores e pode ser
acionado pelo desenvolvedor na etapa de compilação. A otimização irá
gerar códigos mais eficientes.
////
O otimizador de código (independente de máquina) é um
módulo opcional (presente na grande maioria dos compiladores) que objetiva
melhorar o código intermediário de modo que o programa objeto produzido ao
fim da compilação seja menor (ocupe menos espaço de memória) e/ou mais
rápido (tenha tempo de execução menor). A saída do otimizador de código é
um novo ((código intermediário)).
////
====
// XXX Acho que eles não irão entender código intermediário.
// Talvez explicar otimizador com o resultado obtido
[[sec_ligacao]]
=== Ligação
......@@ -735,10 +722,6 @@ Nesta seção reunimos informações complementares aos conteúdos apresentados
==== Características dos softwares montadores
// TODO Repensar. Muitos termos técnicos. Detalhes que são mencionados e não
// são explicados. Talvez simplesmente indicar uma fonte onde
// o aluno possa encontrar estas informações, caso deseje.
Embora a montagem seja um processo simples, é tedioso e passível de erros
quando feito manualmente. Montadores comerciais têm ao menos as seguintes
características:
......@@ -760,9 +743,6 @@ instanciadas quantas vezes necessário.
==== Montadores de dois passos
// TODO Repensar onde colocar esta seção, me parece não essencial.
// Ela atrapalha o raciocínio que está sendo construído na seção.
A maioria dos montadores leem textos do programa em linguagem de montagem duas
vezes, e são chamados de ``montadores de dois passos''. O primeiro passo
serve para determinar o endereço de todos os itens de dados e instruções de
......@@ -790,26 +770,26 @@ inserindo os identificadores dos símbolos que agora são conhecidos.
==== Por que usar uma Linguagem de Montagem?
// TODO Repensar onde colocar esta seção, me parece não essencial.
// Ela atrapalha o racionício que está sendo construído na seção.
Programar em uma linguagem de montagem não é fácil. Além da dificuldade, o
desenvolvimento de um programa na linguagem de montagem consome mais tempo do
que seu desenvolvimento em uma linguagem de alto nível. A depuração e
que seu desenvolvimento em uma linguagem de alto nível. A _depuração_ e
manutenção dos programas em linguagem de montagem são mais complicados.
// XXX Depuração? Será que eles vão entender?
NOTE: *((Depuração))* (em inglês: debugging, debug) é o processo de encontrar e reduzir defeitos num
aplicativo de software ou mesmo em hardware. Erros de software incluem aqueles que previnem o
programa de ser executado e aqueles que produzem um resultado inesperado. Para saber mais consulte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Depuração.
Nessas condições, por que alguém escolheria programar em uma linguagem de
montagem?
Existem duas razões que justificam esta opção: performance e acesso aos recursos
da máquina. Um expert na linguagem de montagem pode produzir um código menor
da máquina. Um 'expert' na linguagem de montagem pode produzir um código menor
e muito mais eficiente do que o gerado por um programador usando linguagem de
alto nível.
Em segundo lugar, certos procedimentos precisam ter acesso total ao hardware.
Por exemplo, se a máquina alvo tiver um bit para expressar o overflow de
Por exemplo, se a máquina alvo tiver um bit para expressar o 'overflow' de
operações aritméticas, um programa em linguagem de montagem pode testar
diretamente este bit, coisa que um programa em Java não pode fazer. Além
disso, um programa em linguagem de montagem pode executar qualquer uma das
......
......@@ -446,6 +446,15 @@ parâmetros de entrada.
// TODO explicar interrupções
[NOTE]
.Interrupção
====
Uma interrupção é um sinal de um dispositivo que tipicamente resulta em uma troca de
contexto, isto é, o processador para de fazer o que está fazendo para atender o
dispositivo que pediu a interrupção. Para saber mais consulte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Interrupções
====
===== Dispositivos de E/S
Os dispositivos de E/S podem ser de modo genérico, divididos em duas
......@@ -668,14 +677,6 @@ mais vendido da história, desbancando o posto do Walkman da Sony.
O tablet iPad com seus jogos, aplicativos, design e usabilidade
tem conquistando um mercado que era exclusivo dos computadores.
////
O tablet iPad tirou a funcionalidade de leitura e entretenimento do computador pessoal,
este agora um aparelho para trabalho.
////
// FIXME frase acima: este agora um aparelho para trabalho ?
Agora sem o comando de Gates a Microsoft quer voltar a ser a empresa inovadora
de antes, mas para isso tem que percorrer o caminho já trilhado por suas
concorrentes. Em 2012 a Microsoft lançou seu primeiro computador, chamado
......
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