Commit 2fa5a730 authored by Eduardo de Santana Medeiros Alexandre's avatar Eduardo de Santana Medeiros Alexandre
Browse files

numeros

parent be6abab0
......@@ -240,7 +240,7 @@ image::images/representacao-da-informacao/senna.jpg[scaledwidth="60%"]
Um sistema popular de representação de cores é o *RGB*, onde é reservado um
byte para os tons de cada uma das cores primárias: vermelho, verde e azul.
byte para os tons de cada uma das cores primárias: *vermelho, verde e azul*.
Como um byte permite representar 256 tons de uma cor, ao total são possíveis
representar 16 milhões (256x256x256) de cores.
......
......@@ -263,8 +263,8 @@ que corresponde ao número 35~10~, é expressa por `0x23` em hexadecimal.
Nas linguagens de programação os números *hexadecimais* costumam ser representados com o prefixo `0x` e os octais com o prefixo `0`.
Portando `23` representa o número '23', enquanto `0x23` é um valor *hexadecimal* que corresponde ao decimal '35' e `023` é um valor
*octal* que corresponde ao decimal `19`.
Portando `23` representa o número 23, enquanto `0x23` é um valor *hexadecimal* que corresponde ao decimal 35 e `023` é um valor
*octal* que corresponde ao decimal 19.
====
=== Conversões entre bases
......@@ -293,7 +293,7 @@ Olhando a tabela de conversão direta temos:
(((Octal)))
.Conversão direta de binário para octal e vice-versa
[width="40%", frame="none", grid="all", cols="^1,^1", options="header"]
[width="50%", frame="none", grid="all", cols="^1,^1", options="header"]
|=================================
| Binário | Octal
| 000 | 0
......@@ -506,10 +506,9 @@ Invertendo todos os bits:
O problema desta representação é que existem 2 padrões de bits para o
0, havendo assim desperdício de representação:
[cols="^"]
|==============
| 0~10~ = 00000000~2~ = 11111111~2~
|==============
____
0~10~ = 00000000~2~ = 11111111~2~
____
===============
......
Markdown is supported
0% or .
You are about to add 0 people to the discussion. Proceed with caution.
Finish editing this message first!
Please register or to comment