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FIS01069
Introdução_a_computacao_UFPB
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2fa5a730
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2fa5a730
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Aug 19, 2013
by
Eduardo de Santana Medeiros Alexandre
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livro/capitulos/cap2-representacao-da-informacao.asc
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...
...
@@ -240,7 +240,7 @@ image::images/representacao-da-informacao/senna.jpg[scaledwidth="60%"]
Um sistema popular de representação de cores é o *RGB*, onde é reservado um
byte para os tons de cada uma das cores primárias: vermelho, verde e azul.
byte para os tons de cada uma das cores primárias:
*
vermelho, verde e azul
*
.
Como um byte permite representar 256 tons de uma cor, ao total são possíveis
representar 16 milhões (256x256x256) de cores.
...
...
livro/capitulos/cap3-sistema-de-numeracao.asc
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2fa5a730
...
...
@@ -263,8 +263,8 @@ que corresponde ao número 35~10~, é expressa por `0x23` em hexadecimal.
Nas linguagens de programação os números *hexadecimais* costumam ser representados com o prefixo `0x` e os octais com o prefixo `0`.
Portando `23` representa o número
'
23
'
, enquanto `0x23` é um valor *hexadecimal* que corresponde ao decimal
'
35
'
e `023` é um valor
*octal* que corresponde ao decimal
`
19
`
.
Portando `23` representa o número 23, enquanto `0x23` é um valor *hexadecimal* que corresponde ao decimal 35 e `023` é um valor
*octal* que corresponde ao decimal 19.
====
=== Conversões entre bases
...
...
@@ -293,7 +293,7 @@ Olhando a tabela de conversão direta temos:
(((Octal)))
.Conversão direta de binário para octal e vice-versa
[width="
4
0%", frame="none", grid="all", cols="^1,^1", options="header"]
[width="
5
0%", frame="none", grid="all", cols="^1,^1", options="header"]
|=================================
| Binário | Octal
| 000 | 0
...
...
@@ -506,10 +506,9 @@ Invertendo todos os bits:
O problema desta representação é que existem 2 padrões de bits para o
0, havendo assim desperdício de representação:
[cols="^"]
|==============
| 0~10~ = 00000000~2~ = 11111111~2~
|==============
____
0~10~ = 00000000~2~ = 11111111~2~
____
===============
...
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