Commit 335b1d51 authored by Eduardo de Santana Medeiros Alexandre's avatar Eduardo de Santana Medeiros Alexandre
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Atualização do livro

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== Introdução a algo ==
== História dos computadores
Texto aqui aqui.
=== Precursores dos computadores
Texto aqui aqui.
==== Ábaco
O ábaco foi um dos primeiros instrumentos criados para auxiliar os humanos na
realização cálculos. Muitos atribuem à China a criação do ábaco, mas temos
evidências do ábaco na Babilônia no ano 300 AC.
.Ilustração de um ábaco
image::images/abaco.png[scaledwidth="50%"]
Percebam que o ábaco pode ser visto como uma representação dos dedos humanos,
onde as bolas de cima representam as mãos, e as de baixo os dedos.
.Charge sobre ábaco e computadores
image::images/abaco-charge.png[scaledwidth="50%"]
TIP: Você pode conhecer um pouco mais sobre o ábaco
no seguinte site: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/oficinas/matematica/abaco/03.html
==== Ossos de Napier
// http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm17/napier.htm
Em 1614, John Napier (lê-se Neper) descrobriu os cálculos logaritmos.
[quote, Lord Moulton]
"A invenção dos logaritmos surgiu no mundo como um relâmpago. Nenhum trabalho
prévio anunciava ou fazia prever a sua chegada. Surge isolada e abruptamente
no pensamento humano sem que se possa considerar consequência de obras ou de
pesquisas anteriores"
Napier também inventou o que ficou conhecido por "Ossos de Naiper"
(<<ossos_de_napier>>), que auxiliar a realização de multiplicação baseados na
teoria de algoritimos.
[[ossos_de_napier]]
.Ilustração dos Ossos de Napier.
image::images/napier-ossos-tabuleiro.png[scaledwidth="50%"]
.Ilustração da operação de multiplicação utilizando os ossos de Napier: 46785399 x 7.
image::images/napier-multiplicacao-46785399x7.png[scaledwidth="100%"]
NOTE: Para conhecer como os ossos de Napier funciona consulte (em inglês):
http://en.wikipedia.org/wiki/Napier%27s_bones
A criação da Régua de Cálculo (<<regua_calculo>>) em 1632 na Inglaterra foi
diretamente influenciada pelos Ossos de Napier. Esta régua chegou a ser
utilizada pelos engenheiros da NASA, na década de 1960, nos programas que
levaram o Homem a Lua.
[[regua_calculo]]
.Régua de Cálculo
image::images/regua-de-calculo.jpg[scaledwidth="70%"]
==== As rodas dentadas de Pascal (Pascaline)
// http://www.computersciencelab.com/ComputerHistory/History.htm
// http://www.thocp.net/biographies/pascal_blaise.html
// http://www.thocp.net/hardware/pascaline.htm
// http://therese.eveilleau.pagesperso-orange.fr/pages/truc_mat/textes/pascaline.htm#haut
Em 1642, o Francês *Blaise Pascal*, aos 19 anos foi o primeiro a inventar um
dispositivo mecânico para realização de cálculos. O dispositivo é conhecido
como 'As rodas dentadas de Pascal' (ou Pascaline, <<pascaline>>).
Pascal era filho de um cobrado de impostos e auxiliava o pai na realização
de cálculos utilizando um instrumendo similar ao ábaco. Mas segundo ele, o
trabalho era muito entediante, isto o levou a elaborar um dispositivo para
realização de somas e subtração.
[[pascaline]]
.Pascaline de 8 dígitos aberta (em cima), mostrando as engrenagens. E ela fechada (em baixo), mostrando como era apresentada.
image::images/pascaline.jpg[scale=50]
// http://calmeca.free.fr/calculmecanique_php/illustrations_texte/pascaline.jpg
O mecanismo de funcionamento (<<pascaline_funcionamento>>) é o mesmo utilizado
até hoje nos odômetros de carros, engrenagens são ligadas de tal forma a simular
o "vai um" para a próxima casa decimal nas operações de adição.
[[pascaline_funcionamento]]
.Imagem do vídeo demonstrando funcionamento da máquina Pascaline: http://therese.eveilleau.pagesperso-orange.fr/pages/truc_mat/textes/pascaline.htm
image::images/pascaline-video.png[scale=50]
As operações de soma eram realizadas girando as engrenagens em um sentido,
as operações de subtração eram realizadas invertendo o sentido, enquanto que as
operações de multiplicação utilizavam vários giros da soma manualmente.
O surgimento da pascaline, no entanto, não agradou a todos, alguns empregados
queriam destruir a máquina com medo de perder seus empregos.
TIP: Você pode consultar a biografia de Pascal em: http://www.thocp.net/biographies/pascal_blaise.html
==== Leibniz - A primeira calculadora com quatro operações
(((Calculadora)))
// http://www.computersciencelab.com/ComputerHistory/HistoryPt2.htm
Em 1672, o Alemão 'Gottfried Wilhelm Leibniz' foi o primeiro a inventar uma
calculadora que realizava as 4 operações básicas (adição, subtração,
multiplicação e divisão). A adição utilizava um mecanismo baseado na Pascaline,
mas as operações de multiplicação realizava a sequência de somas automáticas.
Leibniz também foi o primeiro a defender a utilização do *sistema binário*, que
é fundamental nos computadores digitais que utilizamos hoje.
(((Sistema binários)))
==== Máquinas Programadas
Um marco na história foi a invenção de máquinas programáveis, que tinha o
funcionamento diferente de acordo com uma programação fornecida.
===== Tear de Jacquard
// http://www.computersciencelab.com/ComputerHistory/HistoryPt2.htm
Em 1804 o Francês Joseph Marie *Jacquard* inventou uma máquina de tear
que trancava o tecido de acordo com uma programação que era fornecida
através de furos num cartão.
.Máquina de tear usando programação através de cartões perfurados.
image::images/JacquardLoom.jpg[scale=50]
A invenção de Jacquard revolucionou a industria de tecido e, em 1806, ela foi
declarada propriedade pública e ele foi recompensado com uma pensão e
'royaltys' por cada máquina que fosse construída.
.Esquerda: Jacquard perfurando os cartões. Direita: cartões perfurados.
image::images/JacquardCard.jpg[scale=50]
===== A Máquina Diferencial
Em 1882
===== Máquina Analítica
Texto aqui aqui.
===== A Primeira Programadora
Texto aqui aqui.
=== Linha do tempo
em construção
.Linha do tempo
["graphviz", "contexto-edfisica.png"]
---------------------------------------------------------------------
digraph automata_0 {
rankdir=LR;
node [shape = box];
abaco [label="Ábaco\n(300AC)", style=bold];
napier [label="Ossos de Napier\n(1614)"];
regua [label="Régua de Cálculo\n(1632)"];
pascal [label="(Pascaline)\n(1642)"];
leibniz [label="Calculadora 4 op\n(1672)", style=bold];
jacquard [label="Tear de Jacquard \n(1804)"];
abaco -> napier
napier -> regua
regua -> pascal
pascal -> leibniz
leibniz -> jacquard
}
---------------------------------------------------------------------
=== Os computadores
Texto aqui aqui.
==== Computadores da Primeira Geração (1940s – 1950s)
Texto aqui aqui.
==== Computadores da Segunda Geração (1940s – 1950s)
Texto aqui aqui.
==== Computadores da Terceira Geração (1940s – 1950s)
Texto aqui aqui.
==== Computadores da Quarta Geração (1940s – 1950s)
First Generation Computers (1940s – 1950s)
Second Generation Computers (1955 – 1960)
Third Generation Computers (1960s)
Fourth Generation Computers (1971 – present)
// Referencias:
// http://www.historyofcomputer.org/
// Notas de aulas de raimundo nóbrega
// http://www.computersciencelab.com/ComputerHistory/History.htm
// http://www.thocp.net/hardware/pascaline.htm
== Representação da informação
Texto aqui aqui.
=== Representação binária
Texto aqui aqui.
=== Representação de formas geométricas
Texto aqui aqui.
Mostrar por exemplo que para representar desenhos bastaria algo do tipo:
forma=quadrado, lado=3, posição x=0,y=0
forma=circulo, raio=3, posição x=10,y=20
forma=retangulo, base=40, altura=30, posição x=100,y=300
=== Representação de imagens vetoriais
Texto aqui aqui.
Imagens vetoriais poderiam ser representadas a partir de um conjunto de
representações geométricas, Ex:
Pontos da figura: (0,0),
=== Representação de imagens utilizando ASCII
Texto, Ascii art.
.Cachorro desenhado utilizando apenas caracteres ASCII.
...................................
, ," e`--o
(( ( | __,'
\\~----------------' \_;/
( /
/) ._______________. )
(( ( (( (
``-' ``-'
...................................
[[tabuleiro_dama]]
=== Representação de tabuleiro de damas
image::images/jogo-damas.png[]
.Representação das peças no tabuleiro: `B' são as peças brancas, `P' as pretas e `.' as casas vazias.
...............................................................................
B.B.B.B.
.B.B.B.B
B.B.B.B.
........
........
.P.P.P.P
P.P.P.P.
.P.P.P.P
...............................................................................
=== Representação de fotografias
Similar a representação do tabuleiro, mas cada posição equivale a
uma tonalidade de cor.
.Fotografia mostrando as tonalidades de cada ponto.
image::images/senna.jpg[scaledwidth="60%"]
=== Representação de músicas
Texto aqui aqui.
==== Músicas MID
Toques de celular antigos, somente as notas musicais.
.Partitura da música Marcha Soldado.
image::images/partitura.png[scaledwidth="60%"]
==== Músicas MP3
Instrumento e voz.
=== Atividades
. Represente os números 3198, 733 5623 e 62856 no ábaco abaixo:
4 figuras de ábaco aqui
. Neste capítulo vimos uma representação do tabuleiro de damas
(<<tabuleiro_dama>>), como você representaria de modo diferente o mesmo
tabuleiro?
// respostas esperadas:
// - utilizando as letras e numeros
// - através de um vetor com as peças
// - um caracter, pois são necessários apenas 64x3 bits
all : pdf
pdf: indice-remissivo.txt livro.txt prefacio.txt capitulos/*.txt
:sys ~/ambiente/asciidoc-8.6.8/a2x.py -v -f pdf -D ../pdf -a docinfo1 --dblatex-opts "-P insert.xref.page.number=yes" livro.txt
:sys ~/ambiente/asciidoc-8.6.8/a2x.py -v -f pdf -a docinfo1 --dblatex-opts "-P insert.xref.page.number=yes" livro.txt
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