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Correção ortográfica #24

Realização de correção ortográfica em vários capítulos.
parent 1f50b6be
...@@ -621,7 +621,7 @@ ____ ...@@ -621,7 +621,7 @@ ____
(((Complemento de 2))) (((Complemento de 2)))
Na representação do **complemento de 2** não há disperdiço. Na representação do **complemento de 2** não há desperdiço.
Para determinar o negativo de um número, inverte-se todos os seus bits e Para determinar o negativo de um número, inverte-se todos os seus bits e
soma-se uma unidade. soma-se uma unidade.
...@@ -977,8 +977,8 @@ reservados ao expoente aumenta o intervalo de variação dos números ...@@ -977,8 +977,8 @@ reservados ao expoente aumenta o intervalo de variação dos números
representados. representados.
Quando o expoente é muito grande ou muito pequeno para ser armazenado no Quando o expoente é muito grande ou muito pequeno para ser armazenado no
espaço reservado para ele, ocorrem os fenômenos chamados de overflow e espaço reservado para ele, ocorrem os fenômenos chamados de _overflow_ e
underflow respectivamente. Outro fenômeno é o próprio overflow da mantissa _underflow_ respectivamente. Outro fenômeno é o próprio overflow da mantissa
como mostrado acima. como mostrado acima.
==== Adição e Subtração em Ponto Flutuante ==== Adição e Subtração em Ponto Flutuante
......
...@@ -134,7 +134,7 @@ entre a UCP, os dispositivos de E/S e a memória principal. ...@@ -134,7 +134,7 @@ entre a UCP, os dispositivos de E/S e a memória principal.
NOTE: Executar uma simples operação de soma é mais complexo que apenas somar NOTE: Executar uma simples operação de soma é mais complexo que apenas somar
estes números. Coordenado pela unidade de controle, os registradores estes números. Coordenado pela unidade de controle, os registradores
intermediam a comunicação da memória principal e a ULA. intermedeiam a comunicação da memória principal e a ULA.
.Passos para a operação de soma .Passos para a operação de soma
. Obter da memória um dos valores da soma e guardar em um registrador; . Obter da memória um dos valores da soma e guardar em um registrador;
......
...@@ -332,7 +332,7 @@ processo que estava bloqueado deve aguardar sua vez no escalonador. ...@@ -332,7 +332,7 @@ processo que estava bloqueado deve aguardar sua vez no escalonador.
(((Threads))) (((Threads)))
Em Sistemas Operacionais tradicionais, cada processo tem um espaço de Em Sistemas Operacionais tradicionais, cada processo tem um espaço de
endereçamento e um único thread (fluxo) de controle. Na verdade, isso é endereçamento e um único _thread_ (fluxo) de controle. Na verdade, isso é
quase uma definição de processo. Contudo, frequentemente há situações em quase uma definição de processo. Contudo, frequentemente há situações em
que é desejável ter múltiplos threads de controle no mesmo espaço de que é desejável ter múltiplos threads de controle no mesmo espaço de
endereçamento executando quase em paralelo como se fossem dois processos endereçamento executando quase em paralelo como se fossem dois processos
......
...@@ -29,7 +29,7 @@ interligados por um sistema de comunicação. ...@@ -29,7 +29,7 @@ interligados por um sistema de comunicação.
Estes módulos processadores Estes módulos processadores
(computadores) comunicam-se de duas maneiras importantes: por meio de modens e (computadores) comunicam-se de duas maneiras importantes: por meio de modens e
de placas deredes. Os modens permitem que os computadores usem linhas telefônicas ou de placas de redes. Os modens permitem que os computadores usem linhas telefônicas ou
conexões celulares para trocarem dados, ao passo que as redes conectam os computadores conexões celulares para trocarem dados, ao passo que as redes conectam os computadores
diretamente, seja por intermédio de fios especiais ou de alguma forma de diretamente, seja por intermédio de fios especiais ou de alguma forma de
transmissão sem fio. transmissão sem fio.
...@@ -353,7 +353,7 @@ vistos, a comunicação entre os computadores é realizada competindo com ...@@ -353,7 +353,7 @@ vistos, a comunicação entre os computadores é realizada competindo com
outros usuários deste meio, a exemplo do rádio, do telefone celular e etc. outros usuários deste meio, a exemplo do rádio, do telefone celular e etc.
Por este motivo sua capacidade de transmissão é limitada. Por este motivo sua capacidade de transmissão é limitada.
As microondas, que são um tipo de ondas de rádio, são muito usadas quando As micro-ondas, que são um tipo de ondas de rádio, são muito usadas quando
há necessidade de enviar dados para uma distância de vários quilômetros. há necessidade de enviar dados para uma distância de vários quilômetros.
Quando os elos de comunicação cobrem milhares de quilômetros, os satélites Quando os elos de comunicação cobrem milhares de quilômetros, os satélites
de comunicação podem entrar em ação. Como ilustrado na <<fig_redes7>>, os dados de comunicação podem entrar em ação. Como ilustrado na <<fig_redes7>>, os dados
...@@ -593,7 +593,7 @@ Hiper Text Transfer Protocol (HTTP):: fornece acesso a conteúdos web e ...@@ -593,7 +593,7 @@ Hiper Text Transfer Protocol (HTTP):: fornece acesso a conteúdos web e
recursos como arquivos de texto, fotos e etc. Protocolo adotado pelo recursos como arquivos de texto, fotos e etc. Protocolo adotado pelo
navegadores da WEB, rede de conteúdos interligados através de hipertextos. navegadores da WEB, rede de conteúdos interligados através de hipertextos.
Simple Mail Transfer Protocol (SMTP):: fornece um serviço store-and-forward de Simple Mail Transfer Protocol (SMTP):: fornece um serviço _store-and-forward_ de
mensagens de email. mensagens de email.
Domain Name System:: oferece um serviço de mapeamento de nomes em endereços IP. Domain Name System:: oferece um serviço de mapeamento de nomes em endereços IP.
...@@ -667,7 +667,7 @@ tecnologia de comutação de pacotes. ...@@ -667,7 +667,7 @@ tecnologia de comutação de pacotes.
=== Prática escolar === Prática escolar
Nesta seção proposmos uma prática que pode ser utilizada em sala de aula Nesta seção propomos uma prática que pode ser utilizada em sala de aula
para ensinar os conceitos básicos da internet. para ensinar os conceitos básicos da internet.
==== Comunicação em rede na sala de aula ==== Comunicação em rede na sala de aula
...@@ -765,7 +765,7 @@ pessoas? ...@@ -765,7 +765,7 @@ pessoas?
2. Defina sistemas finais e hospedeiros. 2. Defina sistemas finais e hospedeiros.
3. Cite as tecnologias de acesso as redes de computador. Classifique as mesmas 3. Cite as tecnologias de acesso as redes de computador. Classifique as mesmas
quanto ao acesso residencial, coorporativo e móvel. quanto ao acesso residencial, corporativo e móvel.
4. Quais são as cinco camadas da pilha de protocolos da Internet? Quais as 4. Quais são as cinco camadas da pilha de protocolos da Internet? Quais as
principais responsabilidade de cada uma dessas camadas? principais responsabilidade de cada uma dessas camadas?
......
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