Commit 75b7a6e5 authored by Eduardo de Santana Medeiros Alexandre's avatar Eduardo de Santana Medeiros Alexandre
Browse files

linguagem-assrmbly

parent 2c6f92b8
......@@ -201,7 +201,7 @@ linguagem de máquina. Podemos definir uma linguagem de programação como um
conjunto de palavras (vocabulário) e de regras (sintaxe) que permite a
formulação de instruções a um computador.
==== Primeiras gerações
==== Linguagem de máquina
Os códigos interpretados pelos primeiros computadores consistiam em
instruções codificadas como dígitos numéricos. Escrever programas nesta
......@@ -210,32 +210,40 @@ ser localizados e corrigidos para finalizar o trabalho.
Na década de 40, pesquisadores desenvolveram um sistema de notação onde
instruções numéricas podem ser representadas por mnemônicos. Por exemplo, a
instrução `Mova o conteúdo do registrador 3 para o registrador 1`
poderia ser expressa numericamente usando uma linguagem de máquina como:
instrução a seguir poderia ser expressa numericamente usando uma linguagem de máquina como: `4056`
4056
.Instrução
____
`Mova o conteúdo do registrador 5 para o registrador 6`
____
Já em um sistema mnemônico podemos
representar esta instrução da seguinte forma:
==== Linguagem assembly
MOV R5, R6
Com o uso do sistema mnemônico, programas chamados montadores ('assemblers' em
Com o uso do sistema mnemônico, programas chamados *((montadores))* ('assemblers' em
inglês) foram desenvolvidos para converter expressões mnemônicas em
linguagem de máquina. Por isso, muitas vezes as linguagens mnemônicas são
conhecidas como linguagem assembly.
conhecidas como *linguagem ((assembly))*.
Em um sistema ((mnemônico)) podemos representar a instrução da seção anterior da seguinte forma:
[source, assembly]
----
MOV R5, R6
----
Apesar da melhoria acarretada com a adoção do sistema mnemônico, sua
programação ainda traz muitos dissabores aos desenvolvedores. A linguagem é
uma troca direta de comandos básicos da linguagem de máquina, tornando a sua
programação totalmente amarrada a arquitetura da máquina em que o código
está sendo desenvolvido (dependência de plataforma). E a filosofia de
desenvolvimento era toda baseada em comandos de mais baixo nível da máquina.
está sendo desenvolvido (dependência de plataforma).
Fazendo uma analogia com a construção de uma casa, seria necessário pensar
em sua construção a partir de tijolos, canos, cimento, pedra e etc. Embora
toda construção precise trabalhar com estes elementos básicos, durante o
projeto de uma casa, o arquiteto pensa em termos de salas, varanda, portas e
etc.
etc. O problema de dependência de plataforma seria o equivalente a ter que
utilizar as mesmas quantidades de materiais, marcas, e inclinação do sono,
caso contrário a casa não poderá ser construída.
Com esta filosofia os pesquisadores de computação desenvolveram a terceira
geração de linguagens de programação, sendo suas primitivas básicas de
......
Markdown is supported
0% or .
You are about to add 0 people to the discussion. Proceed with caution.
Finish editing this message first!
Please register or to comment