Commit 8ac4b6fb authored by Eduardo de Santana Medeiros Alexandre's avatar Eduardo de Santana Medeiros Alexandre
Browse files

correcoes-prefacio

parent 2edc1456
...@@ -6,11 +6,11 @@ Este livro foi desenvolvido para a introdução do tema Computação, não tendo ...@@ -6,11 +6,11 @@ Este livro foi desenvolvido para a introdução do tema Computação, não tendo
O curso de Licenciatura em Computação tem como objetivo transformar seus egressos em profissionais que possam atuar na área da educação com o auxílio da Computação, tanto para ensinar conceitos de sua própria área, como também servir de consultor para professores que atuam em diversas áreas como Matemática, História, Ciências e etc. O curso de Licenciatura em Computação tem como objetivo transformar seus egressos em profissionais que possam atuar na área da educação com o auxílio da Computação, tanto para ensinar conceitos de sua própria área, como também servir de consultor para professores que atuam em diversas áreas como Matemática, História, Ciências e etc.
Mas para o profissional desta área se tornar um diferencial na educação, ele precisa ser preparado nas Ciências da Computação, permitindo que o mesmo possa responder a questões como: Como a informação é representada em um computador? Como o computador realiza uma soma? Como fazer para o computador resolver um problema específico de forma automática? Como o computador disponibiliza informação no mundo todo e como fazer para disponibilizar o seu material neste meio? São perguntas como esta que o aluno irá aprender a responder durante todo o seu curso, sendo este livro apenas um produtor de novas dúvidas. No entanto, para o profissional desta área se tornar um diferencial na educação, ele precisa conhecer as Ciências da Computação, permitindo que o mesmo possa responder a questões como: Como a informação é representada em um computador? Como o computador realiza uma soma? Como fazer para o computador resolver um problema específico de forma automática? Como o computador disponibiliza informação no mundo todo e como fazer para disponibilizar o seu material neste meio? São perguntas como esta que o aluno irá aprender a responder durante todo o seu curso, sendo este livro apenas um produtor de novas dúvidas.
Iremos abordar neste livro a história evolutiva dos Computadores; uma discussão sobre como a informação: números, imagem som e etc, são representados no computador; descreveremos a arquitetura e o funcionamento dos componentes básicos de um computador; apresentamos os softwares básicos responsáveis por construir os programas desenvolvidos por qualquer programador através de seus algoritmos; descrevemos as funcionalidades básicas de um sistema operacional, software que gerencia os recursos do computador e por fim introduzimos o funcionamento das redes de computadores provendo comunicação instantânea entre as pessoas do mundo inteiro. Iremos abordar aqui a história evolutiva dos Computadores; discutiremos sobre como a informação (números, imagem som e etc.), é representada no computador; descreveremos a arquitetura e o funcionamento dos componentes básicos de um computador; apresentaremos os softwares básicos responsáveis por construir os programas desenvolvidos por qualquer programador através de seus algoritmos; descreveremos as funcionalidades básicas de um sistema operacional, software que gerencia os recursos do computador e por fim introduziremos o funcionamento das redes de computadores promovendo comunicação instantânea entre as pessoas do mundo inteiro.
Introdução à Computação é apenas uma visão rápida sobre os diversos temas da Computação, servindo como porta de entrada para o vasto campo do conhecimento que vocês se aventurarão em todo o curso. Prometo duas coisas para quem pretende concluir este curso: muito trabalho e muita satisfação. O educador Rubem Alves criou um belo aforismo ``Ostra Feliz não faz Pérola'', se referindo ao fato de que a ostra ao se proteger de um corpo estranho que penetrou em sua concha, cria uma defesa natural ao redor deste invasor, gerando por fim uma pérola, entretanto, durante este processo a ostra sofre muito devido à falta de defesa dentro de sua concha. Para nós aprendizes o ensino é assim, cheio de sofrimento, mas ao final teremos criado nossas próprias pérolas. Introdução à Computação é apenas uma visão rápida sobre os diversos temas da Computação, servindo como porta de entrada para o vasto campo do conhecimento que vocês se aventurarão em todo o curso. Prometemos duas coisas para quem pretende concluir este curso: muito trabalho e muita satisfação. O educador Rubem Alves criou um belo aforismo ``Ostra Feliz não faz Pérola'', se referindo ao fato de que a ostra ao se proteger de um corpo estranho que penetrou em sua concha, cria uma defesa natural ao redor deste invasor, gerando por fim uma pérola, entretanto, durante este processo a ostra sofre muito devido à falta de defesa dentro de sua concha. Para nós aprendizes o ensino é assim, cheio de sofrimento, mas ao final teremos criado nossas próprias pérolas.
=== Público alvo === Público alvo
...@@ -37,8 +37,8 @@ no primeiro semestre do curso. ...@@ -37,8 +37,8 @@ no primeiro semestre do curso.
[[caixas_de_dialogo]] [[caixas_de_dialogo]]
=== Caixas de diálogo === Caixas de diálogo
Durante o texto foram colocadas caixas de diálogo, nesta seção apresentamos Nesta seção apresentamos as caixas de diálogo que poderão ser utilizadas durante o texto.
os significados delas. Confira os significados delas.
[NOTE] [NOTE]
======== ========
...@@ -57,7 +57,7 @@ Esta caixa é utilizada para chamar atenção sobre algo importante. ...@@ -57,7 +57,7 @@ Esta caixa é utilizada para chamar atenção sobre algo importante.
[CAUTION] [CAUTION]
======== ========
Esta caixa é utilizada para alertar sobre algo potencialmente perigoso. Esta caixa é utilizada para alertar sobre algo que exige cautela.
======== ========
[WARNING] [WARNING]
...@@ -72,7 +72,7 @@ conforme as intenções dos autores. ...@@ -72,7 +72,7 @@ conforme as intenções dos autores.
Os vídeos são apresentados da seguinte forma: Os vídeos são apresentados da seguinte forma:
.Vídeo sobre o Notação de Ponto Flutuante: http://youtu.be/psyH7eBVLr4 .Vídeo sobre a Notação de Ponto Flutuante: http://youtu.be/psyH7eBVLr4
ifdef::livro-pdf[] ifdef::livro-pdf[]
["qrcode", size=10, scaledwidth="30%"] ["qrcode", size=10, scaledwidth="30%"]
------------------------- -------------------------
...@@ -99,7 +99,7 @@ sobre o link ou acionando o play (na versão em HTML). ...@@ -99,7 +99,7 @@ sobre o link ou acionando o play (na versão em HTML).
=== Compreendendo as referências === Compreendendo as referências
Durante o texto nós podemos ter várias referências: As referências são apresentadas conforme o elemento que está sendo referenciado:
Referências a capítulos:: <<prefacio>> Referências a capítulos:: <<prefacio>>
...@@ -108,7 +108,7 @@ Referências a seções:: <<como_estudar>>, <<caixas_de_dialogo>>. ...@@ -108,7 +108,7 @@ Referências a seções:: <<como_estudar>>, <<caixas_de_dialogo>>.
Referências a imagens e tabelas:: <<fig_issue_contribuicao>> <<tab_metodos_contribuicao_livro>> Referências a imagens e tabelas:: <<fig_issue_contribuicao>> <<tab_metodos_contribuicao_livro>>
NOTE: Na *versão impressa*, o número que aparece entre chaves ``[ ]'' corresponde NOTE: Na *versão impressa*, o número que aparece entre chaves ``[ ]'' corresponde
ao número da página onde se entra o conteúdo referenciado. Nas *versões digitais* ao número da página onde está o conteúdo referenciado. Nas *versões digitais*
do livro você poderá clicar no link da referência. do livro você poderá clicar no link da referência.
=== Códigos e comandos === Códigos e comandos
......
Markdown is supported
0% or .
You are about to add 0 people to the discussion. Proceed with caution.
Finish editing this message first!
Please register or to comment