Atualização das imagens do cap3 #22

parent 084c016c
......@@ -61,7 +61,7 @@ nesse sistema de numeração.
[[sistema_egipcio]]
.Sistema de Numeração Egípcio
image::images/sistema-de-numeracao/sistema_egipicio.png[scaledwidth="70%"]
image::images/{cap}/sistema_egipicio.eps[scaledwidth="70%"]
Este sistema adota o princípio aditivo, ou seja, os símbolos possuem seus
......@@ -80,16 +80,16 @@ números, de 7 a 59, nesse sistema de numeração.
[[fig_sistema_babilonico]]
.Sistema de Numeração Babilônico
image::images/sistema-de-numeracao/sistema_babilonico.png[scaledwidth="70%"]
image::images/{cap}/sistema_babilonico.eps[scaledwidth="70%"]
[NOTE]
==================
Agora é com você. Qual seria o valor que cada símbolo babilônico, seguindo
os exemplos da <<fig_sistema_babilonico>>?
image:images/sistema-de-numeracao/um_babilonico.png[] = ?
image:images/{cap}/um_babilonico.eps[] = ?
image:images/sistema-de-numeracao/dez_babilonico.png[] = ?
image:images/{cap}/dez_babilonico.eps[] = ?
==================
==== Sistema de numeração Romano
......@@ -116,7 +116,7 @@ máximo, três vezes.
[[sistema_romano]]
.Sistema de Numeração Romano
image::images/sistema-de-numeracao/sistema_romano.png[scaledwidth="60%"]
image::images/{cap}/sistema_romano.eps[scaledwidth="60%"]
==== Sistema de numeração Indo-Arábico
......@@ -149,7 +149,7 @@ indo-arábicos, ao longo do tempo.  
[[fig_sistema_indo_arabico]]
.Sistema de numeração Indo-Arábico
image::images/sistema-de-numeracao/sistema_arabico.png[scaledwidth="70%"]
image::images/{cap}/sistema_arabico.eps[scaledwidth="70%"]
Observe que, inicialmente, os hindus não utilizavam o zero. A criação de um
símbolo para o *nada*, ou seja, o zero, foi uma das grandes invenções dos
......@@ -409,7 +409,7 @@ divisão (que resulta em quociente 0) ocupe a posição de mais alta ordem.
- Conversão do número 19~10~ para a base 2:
image::images/sistema-de-numeracao/conversao-fazendo-divisao.png[scaledwidth="70%", width="50%"]
image::images/{cap}/conversao-fazendo-divisao.eps[scaledwidth="70%", width="50%"]
Logo temos:
......@@ -428,7 +428,7 @@ ____
Conversão do número 278~10~ para a base 16:
image::images/sistema-de-numeracao/278_16.png[scaledwidth="50%", width="50%"]
image::images/{cap}/278_16.eps[scaledwidth="50%", width="50%"]
Logo temos:
......@@ -465,7 +465,7 @@ NOTE: Soma-se as posições da direita para esquerda, tal como uma soma decimal.
Solução:
image::images/sistema-de-numeracao/figura1.png[scaledwidth="40%"]
image::images/{cap}/figura1.eps[scaledwidth="40%"]
A tabuada da subtração aritmética binária:
......@@ -483,7 +483,7 @@ Por exemplo: 11100~2~ – 01010~2~ = ?
Solução:
image::images/sistema-de-numeracao/figura2.png[scaledwidth="25%"]
image::images/{cap}/figura2.eps[scaledwidth="25%"]
NOTE: Não esqueça, subtrai-se as colunas da direita para a esquerda, tal como
uma subtração decimal.
......@@ -523,7 +523,7 @@ Efetuar: 101~2~ x 110~2~
Solução:
image::images/sistema-de-numeracao/figura5.png[scaledwidth="40%"]
image::images/{cap}/figura5.eps[scaledwidth="40%"]
No entanto, a multiplicação em computadores é feita, também, por um
artifício: para multiplicar A por n somamos A com A (n-1) vezes.
......@@ -579,7 +579,7 @@ Como o próprio nome indica, a representação *sinal* e *amplitude* é dividida
para representar o sinal, o bit mais à esquerda: *0* para indicar um valor
positivo, *1* para indicar um valor negativo. Já o resto dos bits representam seu valor absoluto.
image::images/sistema-de-numeracao/sinal_magnitude.png[scaledwidth="40%", width="50%"]
image::images/{cap}/sinal_magnitude.eps[scaledwidth="40%", width="50%"]
==== Complemento de 1
......@@ -680,7 +680,7 @@ Uma característica do sistema de complemento de dois é que tanto os números
com sinal quanto os números sem sinal podem ser somados pelo mesmo circuito.
Por exemplo, suponha que você deseja somar os números sem sinal 132~10~ e 14~10~.
image::images/sistema-de-numeracao/figura3.png[scaledwidth="60%"]
image::images/{cap}/figura3.eps[scaledwidth="60%"]
O microprocessador tem um circuito na ULA (Unidade Lógica e
Aritmética) que pode somar números binários sem sinal, quando aparece o
......@@ -693,7 +693,7 @@ resposta é: não sabe. A ULA sempre soma como se as entradas fossem números
binários sem sinal. Sempre produzirá o resultado correto, mesmo se as
entradas forem números em complemento de dois.
image::images/sistema-de-numeracao/figura4.png[scaledwidth="60%"]
image::images/{cap}/figura4.eps[scaledwidth="60%"]
Isto comprova um ponto muito importante. O somador na ULA sempre soma padrões
de bits como se eles fossem números binários sem sinal. É a nossa
......@@ -720,7 +720,7 @@ Como exemplo temos a subtração de 69~10~ (Minuendo) por 26~10~ (Subtraendo).
Jogue fora o transporte final:
image::images/sistema-de-numeracao/transporte-final.png[scaledwidth="100%"]
image::images/{cap}/transporte-final.eps[scaledwidth="100%"]
[NOTE]
====
......@@ -747,7 +747,7 @@ decrementada em 1 a cada casa afastada do ponto.
Exemplo:
.Representação de ponto fixo
image::images/sistema-de-numeracao/ponto-fixo.png[]
image::images/{cap}/ponto-fixo.eps[]
==== Soma e subtração de números fracionários
......@@ -757,7 +757,7 @@ subtração binária demonstrada anteriormente.
Exemplos:
image::images/sistema-de-numeracao/figura6.png[scaledwidth="50%"]
image::images/{cap}/figura6.eps[scaledwidth="50%"]
=== Fundamentos da Notação de Ponto Flutuante
......@@ -862,7 +862,7 @@ e o campo da mantissa, como mostrado na <<fig_sinal_expoente_mantissa>>.
[[fig_sinal_expoente_mantissa]]
.Divisão de 1 byte nos campos da Notação de Ponto Flutuante
image::images/sistema-de-numeracao/sinal_expoente_mantissa.png[scaledwidth="60%"]
image::images/{cap}/sinal_expoente_mantissa.eps[scaledwidth="60%"]
......@@ -927,7 +927,7 @@ os bits de sinal forem iguais a ‘0’, o maior dos dois valores é aquele que
apresentar, da esquerda para a direita, um ‘1’ no bit em que os padrões
diferem, logo ao comparar:
image::images/sistema-de-numeracao/figura7.png[scaledwidth="40%"]
image::images/{cap}/figura7.eps[scaledwidth="40%"]
Conclui-se que o primeiro padrão é maior que o segundo, sem haver a
necessidade de decodificar as representações em Ponto Flutuante, tarefa que
......@@ -957,7 +957,7 @@ parcela: 0,125) se perde, como pode ser observado na figura abaixo:
Logo temos:
image::images/sistema-de-numeracao/bit_perdido.png[]
image::images/{cap}/bit_perdido.eps[]
Ao ignorarmos este problema, e continuarmos a preencher o campo do expoente e
do bit do sinal, teremos o padrão de bits 01101010, que representa o valor 2,5
......@@ -1006,7 +1006,7 @@ Processo:
Equalizando os expoentes, temos:
image::images/sistema-de-numeracao/figura8.png[]
image::images/{cap}/figura8.eps[]
Normalizando:
......
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%!PS-Adobe-3.0 EPSF-3.0
%%Creator: (ImageMagick)
%%Title: (dez_babilonico.eps)
%%CreationDate: (2014-10-31T09:33:07-03:00)
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%%EndComments
%%BeginDefaults
%%EndDefaults
%%BeginProlog
%
% Display a color image. The image is displayed in color on
% Postscript viewers or printers that support color, otherwise
% it is displayed as grayscale.
%
/DirectClassPacket
{
%
% Get a DirectClass packet.
%
% Parameters:
% red.
% green.
% blue.
% length: number of pixels minus one of this color (optional).
%
currentfile color_packet readhexstring pop pop
compression 0 eq
{
/number_pixels 3 def
}
{
currentfile byte readhexstring pop 0 get
/number_pixels exch 1 add 3 mul def
} ifelse
0 3 number_pixels 1 sub
{
pixels exch color_packet putinterval
} for
pixels 0 number_pixels getinterval
} bind def
/DirectClassImage
{
%
% Display a DirectClass image.
%
systemdict /colorimage known
{
columns rows 8
[
columns 0 0
rows neg 0 rows
]
{ DirectClassPacket } false 3 colorimage
}
{
%
% No colorimage operator; convert to grayscale.
%
columns rows 8
[
columns 0 0
rows neg 0 rows
]
{ GrayDirectClassPacket } image
} ifelse
} bind def
/GrayDirectClassPacket
{
%
% Get a DirectClass packet; convert to grayscale.
%
% Parameters:
% red
% green
% blue
% length: number of pixels minus one of this color (optional).
%
currentfile color_packet readhexstring pop pop
color_packet 0 get 0.299 mul
color_packet 1 get 0.587 mul add
color_packet 2 get 0.114 mul add
cvi
/gray_packet exch def
compression 0 eq
{
/number_pixels 1 def
}
{
currentfile byte readhexstring pop 0 get
/number_pixels exch 1 add def
} ifelse
0 1 number_pixels 1 sub
{
pixels exch gray_packet put
} for
pixels 0 number_pixels getinterval
} bind def
/GrayPseudoClassPacket
{
%
% Get a PseudoClass packet; convert to grayscale.
%
% Parameters:
% index: index into the colormap.
% length: number of pixels minus one of this color (optional).
%
currentfile byte readhexstring pop 0 get
/offset exch 3 mul def
/color_packet colormap offset 3 getinterval def
color_packet 0 get 0.299 mul
color_packet 1 get 0.587 mul add
color_packet 2 get 0.114 mul add
cvi
/gray_packet exch def
compression 0 eq
{
/number_pixels 1 def
}
{
currentfile byte readhexstring pop 0 get
/number_pixels exch 1 add def
} ifelse
0 1 number_pixels 1 sub
{
pixels exch gray_packet put
} for
pixels 0 number_pixels getinterval
} bind def
/PseudoClassPacket
{
%
% Get a PseudoClass packet.
%
% Parameters:
% index: index into the colormap.
% length: number of pixels minus one of this color (optional).
%
currentfile byte readhexstring pop 0 get
/offset exch 3 mul def
/color_packet colormap offset 3 getinterval def
compression 0 eq
{
/number_pixels 3 def
}
{
currentfile byte readhexstring pop 0 get
/number_pixels exch 1 add 3 mul def
} ifelse
0 3 number_pixels 1 sub
{
pixels exch color_packet putinterval
} for
pixels 0 number_pixels getinterval
} bind def
/PseudoClassImage
{
%
% Display a PseudoClass image.
%
% Parameters:
% class: 0-PseudoClass or 1-Grayscale.
%
currentfile buffer readline pop
token pop /class exch def pop
class 0 gt
{
currentfile buffer readline pop
token pop /depth exch def pop
/grays columns 8 add depth sub depth mul 8 idiv string def
columns rows depth
[
columns 0 0
rows neg 0 rows
]
{ currentfile grays readhexstring pop } image
}
{
%
% Parameters:
% colors: number of colors in the colormap.
% colormap: red, green, blue color packets.
%
currentfile buffer readline pop
token pop /colors exch def pop
/colors colors 3 mul def
/colormap colors string def
currentfile colormap readhexstring pop pop
systemdict /colorimage known
{
columns rows 8
[
columns 0 0
rows neg 0 rows
]
{ PseudoClassPacket } false 3 colorimage
}
{
%
% No colorimage operator; convert to grayscale.
%
columns rows 8
[
columns 0 0
rows neg 0 rows
]
{ GrayPseudoClassPacket } image
} ifelse
} ifelse
} bind def
/DisplayImage
{
%
% Display a DirectClass or PseudoClass image.
%
% Parameters:
% x & y translation.
% x & y scale.
% label pointsize.
% image label.
% image columns & rows.
% class: 0-DirectClass or 1-PseudoClass.
% compression: 0-none or 1-RunlengthEncoded.
% hex color packets.
%
gsave
/buffer 512 string def
/byte 1 string def
/color_packet 3 string def
/pixels 768 string def
currentfile buffer readline pop
token pop /x exch def
token pop /y exch def pop
x y translate
currentfile buffer readline pop
token pop /x exch def
token pop /y exch def pop
currentfile buffer readline pop
token pop /pointsize exch def pop
/Times-Roman findfont pointsize scalefont setfont
x y scale
currentfile buffer readline pop
token pop /columns exch def
token pop /rows exch def pop
currentfile buffer readline pop
token pop /class exch def pop
currentfile buffer readline pop
token pop /compression exch def pop
class 0 gt { PseudoClassImage } { DirectClassImage } ifelse
grestore
} bind def
%%EndProlog
%%Page: 1 1
%%PageBoundingBox: 0 0 24 23
userdict begin
DisplayImage
0 0
23.9967 22.9968
12
24 23
1
1
1
8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FFFFFFFFFFFFFFFFF6FAF8F8FDFDB119000252F8FDEDF8F2FFFFFFFFFFFFFFFFFAEDF4FA
F8FAFFFD50020983F2F4FAEDFFFFFFFFFFFFFFFFF8FDFFFAFDFAFDFFFFFF9A08A8FFF8F2
FFFFFFFFFFFFFFFDFFFFFFFFFFFFFFFDFFFFFFA8E7FDF4EDFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF
FFFFFFFFFFFFFFF8EBFAEBFA
end
%%PageTrailer
%%Trailer
%%EOF
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