Atualização das imagens do cap1 #22

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......@@ -43,12 +43,14 @@ task :epub
namespace "wip" do
file @BOOK_SOURCE
desc "Create new wip file from book source"
task "new" do
cp "#{@BOOK_SOURCE}", "#{@BOOK_SOURCE_DIR}/wip.adoc"
end
file WIP_ADOC do
file WIP_ADOC => [@BOOK_SOURCE] do
Rake::Task["wip:new"].invoke
end
......
......@@ -89,7 +89,7 @@ realização de cálculos. Muitos atribuem sua criação à China, mas existem
evidências deles na Babilônia no ano 300 A.C.
.Ilustração de um ábaco
image::images/historia-do-computador/abaco.png[scaledwidth="50%"]
image::images/{cap}/abaco.eps[scaledwidth="50%"]
A ideia básica do ábaco é considerar as contas (bolinhas) contidas na parte inferior chamada de chão do Ábaco
com valor unitário, e cada conta contida na parte superior chamada de céu do Ábaco com valor de cinco unidades.
......@@ -120,10 +120,10 @@ teoria de logaritmos.
[[ossos_de_napier]]
.Ilustração dos Ossos de Napier.
image::images/historia-do-computador/napier-ossos-tabuleiro.png[scaledwidth="50%"]
image::images/{cap}/napier-ossos-tabuleiro.eps[scaledwidth="50%"]
.Ilustração da operação de multiplicação utilizando os ossos de Napier: 46785399 x 7.
image::images/historia-do-computador/napier-multiplicacao-46785399x7.png[scaledwidth="75%"]
image::images/{cap}/napier-multiplicacao-46785399x7.eps[scaledwidth="75%"]
......@@ -138,7 +138,7 @@ levaram o homem à Lua.
[[regua_calculo]]
.Régua de Cálculo
image::images/historia-do-computador/regua-de-calculo.jpg[scaledwidth="70%"]
image::images/{cap}/regua-de-calculo.eps[scaledwidth="70%"]
......@@ -164,7 +164,7 @@ realização de somas e subtração.
[[pascaline]]
.Pascaline de 8 dígitos aberta, mostrando as engrenagens (acima), e a apresentação da máquina fechada (abaixo).
image::images/historia-do-computador/pascaline.jpg[scaledwidth="50%"]
image::images/{cap}/pascaline.jpg[scaledwidth="50%"]
// http://calmeca.free.fr/calculmecanique_php/illustrations_texte/pascaline.jpg
O mecanismo de funcionamento é o mesmo utilizado
......@@ -177,7 +177,7 @@ Existe uma animação demonstrando o funcionamento da máquina pascaline, você
acessá-la através do seguinte link:
http://therese.eveilleau.pagesperso-orange.fr/pages/truc_mat/textes/pascaline.htm.
image::images/historia-do-computador/pascaline-video.png[scaledwidth="35%"]
image::images/{cap}/pascaline-video.eps[scaledwidth="35%"]
=================
As operações de soma eram realizadas girando as engrenagens em um sentido e
......@@ -219,14 +219,14 @@ que trançava o tecido de acordo com uma programação que era fornecida
através de furos num cartão.
.Máquina de tear usando programação através de cartões perfurados.
image::images/historia-do-computador/JacquardLoom.jpg[scaledwidth="35%"]
image::images/{cap}/JacquardLoom.jpg[scaledwidth="35%"]
A invenção de Jacquard revolucionou a industria de tecido, e em 1806, ela foi
declarada propriedade pública e ele foi recompensado com uma pensão e
'royalties' por cada máquina que fosse construída.
.Esquerda: Jacquard perfurando os cartões. Direita: cartões perfurados.
image::images/historia-do-computador/JacquardCard.jpg[scaledwidth="35%"]
image::images/{cap}/JacquardCard.eps[scaledwidth="35%"]
===== A Máquina Diferencial
......@@ -245,7 +245,7 @@ abortado.
.Pequena seção da máquina diferencial de 'Charles Babbage'.
image::images/historia-do-computador/babbage-maquina-diferencial.jpg[scaledwidth="30%"]
image::images/{cap}/babbage-maquina-diferencial.jpg[scaledwidth="30%"]
A seguir você pode conferir um vídeo sobre uma réplica da Máquina Diferencial de Charles Barbage.
......@@ -277,7 +277,7 @@ que os cartões poderiam ser utilizados para armazenar ideias abstratas,
sejam elas instruções ou números, adontando na sua máquina o conceito de memória.
.Máquina Analítica e os cartões perfurados.
image::images/historia-do-computador/Babbage-Analytical-Engine-with-cards.png[scaledwidth="60%"]
image::images/{cap}/Babbage-Analytical-Engine-with-cards.eps[scaledwidth="60%"]
Ele percebeu que os cartões perfurados poderiam ser utilizados para guardar
números, sendo utilizados como um mecanismo de armazenamento de dados e
......@@ -302,7 +302,7 @@ e sub-rotinas. Por esta contribuição, Ada ficou reconhecida na história como
a primeira programadora.
.Ada Lovelace, primeira programadora.
image::images/historia-do-computador/ada_lovelace.jpg[scaledwidth="30%"]
image::images/{cap}/ada_lovelace.jpg[scaledwidth="30%"]
==== Linha do tempo
......@@ -418,7 +418,7 @@ eletrodos, cuja finalidade é controlar o fluxo de elétrons. As válvulas
aqueciam bastante e costumavam queimar com facilidade.
.As válvulas eram do tamanho de uma lâmpada.
image::images/historia-do-computador/valvulas.png[scaledwidth="50%"]
image::images/{cap}/valvulas.eps[scaledwidth="50%"]
Além disso, a programação era física e realizada diretamente na ((linguagem de máquina)),
o que dificultava a programação e consequentemente despendia muito tempo.
......@@ -427,7 +427,7 @@ a ser feitos em fita magnética.
[[eniac]]
.ENIAC, representante da primeira geração dos computadores.
image::images/historia-do-computador/ENIAC-2.jpg[scaledwidth="50%"]
image::images/{cap}/ENIAC-2.eps[scaledwidth="50%"]
Um dos representantes desta geração é o ((ENIAC)) (<<eniac>>). Ele possuía 17.468 válvulas,
pesava 30 toneladas, tinha 180 m² de área construída, sua velocidade era da
......@@ -435,7 +435,7 @@ ordem de 100 kHz e possuia apenas 200 bits de memória RAM.
[[eniac_programacao]]
.Programação física no ENIAC
image::images/organizacao-computador/programacao-eniac.jpg[scaledwidth="40%"]
image::images/{cap}/programacao-eniac.eps[scaledwidth="40%"]
[TIP]
====
......@@ -465,7 +465,7 @@ Conta a história que um dia o computador apresentou defeito. Ao serem
investigadas as causas, verificou-se que um inseto havia prejudicado seu
funcionamento. A foto abaixo, supostamente, indica a presença do primeiro bug.
image::images/historia-do-computador/bug.png[scaledwidth="50%"]
image::images/{cap}/bug.eps[scaledwidth="50%"]
Até hoje os insetos costumam invadir os equipamentos eletrônicos, portanto
observe-os atentamente, evite deixar comida próximo ao computador e não fique sem utilizá-lo
......@@ -493,7 +493,7 @@ http://pt.wikipedia.org/wiki/Transistor.
======================
.Circuito com vários transistores (esquerda). Comparação do circuito com válvulas (canto superior-direito) com um circuito composto de transistores (inferior-direito).
image::images/historia-do-computador/transistor-e-valvula-juntos.png[scaledwidth="50%"]
image::images/{cap}/transistor-e-valvula-juntos.eps[scaledwidth="50%"]
Na segunda geração o conceito de ((Unidade Central de Procedimento)) (CPU), ((memória)),
((linguagem de programação)) e ((entrada e saída)) foram desenvolvidos. O tamanho
......@@ -507,7 +507,7 @@ Unidade Central de Procedimento (<<sec_cpu>>), memória (<<sec_memoria>>), lingu
.Computadores IBM da segunda geração.
image::images/historia-do-computador/IBM_segunda_geracao.png[scaledwidth="70%"]
image::images/{cap}/IBM_segunda_geracao.eps[scaledwidth="70%"]
Em seguida vieram as linguagens de alto nível, como, por exemplo,
......@@ -536,7 +536,7 @@ eles eram construídos integrando um grande número de transistores, o que
possibilitou a construção de equipamentos menores e mais baratos.
.Comparação do tamanho do circuito integrado com uma moeda (esquerda) e um chip (direita).
image::images/historia-do-computador/circuito-integrado-comparacao-de-tamanho.jpg[scaledwidth="50%"]
image::images/{cap}/circuito-integrado-comparacao-de-tamanho.eps[scaledwidth="50%"]
// http://www.computersciencelab.com/ComputerHistory/HistoryPt3.htm
Mas o diferencial dos circuitos integrados não era apenas o tamanho, mas o
......@@ -563,7 +563,7 @@ na qual o cliente poderia substituir as peças que dessem defeitos. Além disso,
conjunto de periféricos eram vendidos conforme a necessidade do cliente.
.Arquitetura plugável da série 360 da IBM.
image::images/historia-do-computador/ibm-360-arquitetura-plugavel.jpg[scaledwidth="65%"]
image::images/{cap}/ibm-360-arquitetura-plugavel.eps[scaledwidth="65%"]
A IBM, empresa que até então liderava o mercado de computadores, passou a perder espaço
quando concorrentes passaram a vender periféricos mais baratos e que eram
......@@ -573,7 +573,7 @@ computadores pessoais (<<apple_I>>).
// Página do leilão: http://www.breker.com/english/index.htm
[[apple_I]]
.Computador pessoal Apple I.
image::images/historia-do-computador/apple-I.jpg[scaledwidth="60%"]
image::images/{cap}/apple-I.jpg[scaledwidth="60%"]
Outro evento importante desta época foi que a IBM passou a separar a criação
de hardware do desenvolvimento de sistemas, iniciando o mercado da indústria
......@@ -623,7 +623,7 @@ pessoais (<<quarta_geracao>>).
[[quarta_geracao]]
.Computador pessoal da quarta geração.
image::images/historia-do-computador/computador-quarta-geracao.jpg[scaledwidth="20%"]
image::images/{cap}/computador-quarta-geracao.eps[scaledwidth="20%"]
==== Quinta Geração (1991 -- dias atuais)
......@@ -634,7 +634,7 @@ pen-drives com mais de 1GB de memória e utilização de disco ótico
com mais de 50GB de armazenamento.
.Computador da quinta geração.
image::images/historia-do-computador/computador-quinta-geracao.jpg[scaledwidth="30%"]
image::images/{cap}/computador-quinta-geracao.eps[scaledwidth="30%"]
A quinta geração está sendo marcada pela *((inteligência artificial))* e por sua
*((conectividade))*. A inteligência artificial pode ser verificada em jogos
......
......@@ -3,6 +3,8 @@
== Prefácio
:cap: prefacio
:online: {gitrepo}/blob/{edition}/livro/capitulos/code/{cap}
:local: code/{cap}
.Baixando a versão mais nova deste livro
____
......@@ -96,12 +98,14 @@ vez de um arquivo _{prefacio-code}_, que se encontra dentro do diretório
_livro/capitulos/code/{cap}_. O diretório _{cap}_ indica o capítulo
onde o código está relacionado.
:srcfile: {prefacio-code}
.Código fonte
{gitrepo}/blob/{edition}/livro/capitulos/code/{cap}/{prefacio-code}[code/{cap}/{prefacio-code}]
{online}/{srcfile}[{local}/{srcfile}]
.Exemplo de código
.{srcfile}
----
include::code/{cap}/{prefacio-code}[]
include::{local}/{srcfile}[]
----
[[sec_codigo_fonte]]
......
A gráfica nos impões diversas restrições em
relação às imagens.
Portanto as imagens devem seguir as seguintes
intruções:
* Utilizar imagens CMYK ao invés de RGB
* Preferir utilizar tons de cinza ao invés de cores nas ilustrações
* Desenhar os gráficos no Inkscape, salvar as imagens em .svg
* Expotar a imagem .svg para .eps (manter as duas no repositório)
* Evitar usar gráficos em jpeg, pois na impressão fica borrado.
* Evitar usar gráficos em png pois são RGB, o branco fica cinza na impressão.
Em caso de dúvida, contactar a equipe de produção.
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