Esboços e Estudos issueshttps://git.cta.if.ufrgs.br/ilustra-es-cta/esbo-os-e-estudos/-/issues2020-09-24T14:05:43Zhttps://git.cta.if.ufrgs.br/ilustra-es-cta/esbo-os-e-estudos/-/issues/1Encontro do dia 24/92020-09-24T14:05:43ZMarina Freitasmarina.freitas@ufrgs.brEncontro do dia 24/9
Presentes: Marina, Pezzi, Bernardo
Nesse encontro conversamos sobre a leitura do texto "CENTRO DE TECNOLOGIA ACADÊMICA DA UFRGS COMO COMUNIDADE DE PRÁTICA E POSSIBILIDADE DE CRIAÇÃO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO ETN...
Presentes: Marina, Pezzi, Bernardo
Nesse encontro conversamos sobre a leitura do texto "CENTRO DE TECNOLOGIA ACADÊMICA DA UFRGS COMO COMUNIDADE DE PRÁTICA E POSSIBILIDADE DE CRIAÇÃO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO", do Daniel Mega, e sobre os documentários Everything is a Remix e Revolution OS.
Ao longo das próximas semanas o Bernardo vai estudar o Inkscape e outros textos.
* Inkscape
* Buscar e assitir tutoriais básicos
* Conversar sobre o CTA e o projeto e fazer esboços das conversas ou dos projetos (sugestão Breno e Bruno).
* Leitura
* Leitura o que é software livre e Desenvolvimento de tecnologia para ciência e educação fundamentado nos preceitos de liberdade do conhecimento: o caso do Centro de Tecnologia Acadêmica (2017) (mais detalhes no pad do colabora CTA).
Dica: criar uma tarefa para usar como caderno de laboratório, tanto para o Inkscape como para as leituras; nessa tarefa podem ser registras links úteis, primeiras impressões, dificuldades, dicas, e também os produtos produzidos.
*Próximo encontro: 08/10/20*Bernardo Monteiro LewisBernardo Monteiro Lewis2020-10-08https://git.cta.if.ufrgs.br/ilustra-es-cta/esbo-os-e-estudos/-/issues/7Questões para vídeo2021-04-20T03:14:07ZBernardo Monteiro LewisQuestões para vídeo1: Com o uso de metáforas e abstrações visuais, como você descreveria a dimensão, o mundo, dos hiperobjetos?
2: Qual a importância dos hiperobjetos para a
sociedade, universidade e para um país?
3: Quais caminhos podemos percorrer par...1: Com o uso de metáforas e abstrações visuais, como você descreveria a dimensão, o mundo, dos hiperobjetos?
2: Qual a importância dos hiperobjetos para a
sociedade, universidade e para um país?
3: Quais caminhos podemos percorrer para que os hiperobjetos possam ser aplicados?
4: Como eles podem ser usados a fim de alcançar os objetivos que você mencionou ?
5: Como os hiperobjetos contribuem ou podem contribuir para um sistema mais democrático?https://git.cta.if.ufrgs.br/ilustra-es-cta/esbo-os-e-estudos/-/issues/6Registros das reuniões do projeto!2021-07-01T13:32:48ZMarina Freitasmarina.freitas@ufrgs.brRegistros das reuniões do projeto!Registros da anotações das reuniões de orientação com o @belewisRegistros da anotações das reuniões de orientação com o @belewishttps://git.cta.if.ufrgs.br/ilustra-es-cta/esbo-os-e-estudos/-/issues/5Reunião do dia 25/01/212021-01-25T14:27:59ZMarina Freitasmarina.freitas@ufrgs.brReunião do dia 25/01/21Participantes: Marina e Bernardo
* Bernardo tem feito práticas com Blender e está muito animado com esse software. Por isso dicidimos pensar em atividades para o Blender.
Tarefas:
* Ler Ideologia do solucionismo tecnológico: http://bai...Participantes: Marina e Bernardo
* Bernardo tem feito práticas com Blender e está muito animado com esse software. Por isso dicidimos pensar em atividades para o Blender.
Tarefas:
* Ler Ideologia do solucionismo tecnológico: http://baixacultura.org/a-ideologia-do-solucionismo-tecnologico/
* Ler o artigo: Desenvolvimento de tecnologia para ciência e educação fundamentado nos preceitos de liberdade do conhecimento: o caso do Centro de Tecnologia Acadêmica (2017). [Aqui](https://git.cta.if.ufrgs.br/suporte-cta/cta/wikis/Organiza%C3%A7%C3%A3o-do-CTA/Biblioteca#artigos).
* Selecionar um ou dois parágrafos sobre Hiperobjetos, ou a descrição de algum projeto de específico, e fazer um roteiro de uma animação em Blender imaginando que alguém estaria lendo os parágrafos enquanto algumas imagens passam ao fundo.
Próximo encontro: 05/02/21, 11h00https://git.cta.if.ufrgs.br/ilustra-es-cta/esbo-os-e-estudos/-/issues/4Reunião do dia 4 de Dezembro de 20202020-12-04T20:13:43ZMarina Freitasmarina.freitas@ufrgs.brReunião do dia 4 de Dezembro de 2020Participantes: Marina, Rafael e Bernardo
Perguntas:
- Como você está?
- Está bem adaptado com as ferramentas?
- O que você fez nos útlimos dias?
- O que fará nos próximos dias?
Participantes: Marina, Rafael e Bernardo
* Sugerimos qu...Participantes: Marina, Rafael e Bernardo
Perguntas:
- Como você está?
- Está bem adaptado com as ferramentas?
- O que você fez nos útlimos dias?
- O que fará nos próximos dias?
Participantes: Marina, Rafael e Bernardo
* Sugerimos que ele não use o dual boot
* Usando o gimp e inkscape, Bernardo fez um modelo
* Qual o nosso compromisso com a descrição do fenômeno, ou o quanto pode ser mais figurativo
* sugerimos alterações no raio cósmico
* alteração na posição do fenômeno na água, O cone se forma dentro da água
* trocar o título para "cosmic pampa".
* Sugestão: entrar pela lateral direita, fazendo o efeito na agua, a luz saindo como uma onda e chegando no detector.
* conversamos sobre a cor de fundo, concordamos que o fundo dourado não combina muito
* Conversamos sobre a motivação do aberto e fechado
* Repensando o Movimento do Software Livre: http://baixacultura.org/ja-passou-o-tempo-de-repensar-o-movimento-pelo-aberto-livre/
* Ideologia do solucionismo tecnológico: http://baixacultura.org/a-ideologia-do-solucionismo-tecnologico/
Próximo encontro: em abertohttps://git.cta.if.ufrgs.br/ilustra-es-cta/esbo-os-e-estudos/-/issues/3Estudo do Inkscape2020-12-04T17:25:47ZBernardo Monteiro LewisEstudo do InkscapeAqui deixarei registrado aulas que acompanho para aprender a usar o software INKSCAPE.
Esse é em inglês e foge do básico, ensina técnicas mais especificas.
-https://www.youtube.com/channel/UCEQXp_fcqwPcqrzNtWJ1w9w?pbjreload=102
Esse j...Aqui deixarei registrado aulas que acompanho para aprender a usar o software INKSCAPE.
Esse é em inglês e foge do básico, ensina técnicas mais especificas.
-https://www.youtube.com/channel/UCEQXp_fcqwPcqrzNtWJ1w9w?pbjreload=102
Esse já é em português, um tutorial de como usar.
-https://www.youtube.com/watch?v=c_uhXxGlmxI&t=2sBernardo Monteiro LewisBernardo Monteiro Lewishttps://git.cta.if.ufrgs.br/ilustra-es-cta/esbo-os-e-estudos/-/issues/2Encontro do dia 15/102020-10-15T17:12:44ZBernardo Monteiro LewisEncontro do dia 15/10Ata temporátia Reunião do dia 15 de Outubro
Participantes: Marina, Rafael e Bernardo
* Bernardo fez alguns desenhos com o Inkscape.
* Conversou com Bruno e Jan Luc
* Comentamos sobre o efeito físico observado [Efeito Cherenkov](https...Ata temporátia Reunião do dia 15 de Outubro
Participantes: Marina, Rafael e Bernardo
* Bernardo fez alguns desenhos com o Inkscape.
* Conversou com Bruno e Jan Luc
* Comentamos sobre o efeito físico observado [Efeito Cherenkov](https://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_Cherenkov), [animação](https://en.wikipedia.org/wiki/Cherenkov_radiation#/media/File:Cherenkov_radiation-animation.gif), [busca sobre chuveiro cósmico](https://duckduckgo.com/?q=cosmic+ray+shower&t=ffab&iar=images&iax=images&ia=images);
* [observatório pierre auger](https://www.auger.org/)
* [Cosmic pi](http://cosmicpi.org/), [facebook](https://www.facebook.com/pg/cosmicpi/photos/?tab=album&album_id=716140601829382&ref=page_internal)
* Sugestões:
* Conversas devem continuar para que o Bernardo consiga sentir como é estar no CTA, faça amizades.
* Focar no projeto do Detector de Raios cósmicos e nos efeitos físicos envolvidos para fazer os desenhos
* Lembrando que as tarefas estão mais detalhadas no colabora-ctaBernardo Monteiro LewisBernardo Monteiro Lewis