Commit 4cf7daf9 authored by Rafael Peretti Pezzi's avatar Rafael Peretti Pezzi

Merge branch 'Heitor_infra' into 'novo_master'

Texto sobre documentação de projetos

See merge request !10
parents 77c7357e 30cfb441
......@@ -6,6 +6,16 @@ Foi demonstrado que o surgimento de máquinas de fabricação digital de baixo c
Documentação de projetos é o diferencial
A documentação tem um papel fundamental tanto no desenvolvimento quanto na reprodução de hardware desenvolvido em acordo com os princípios do hardware aberto/livre (HAL). Isto ocorre porque nestes projetos é sobre a documentação que incidem as diferentes licenças existente para o HAL, ou seja, a existência da documentação é o que torna o projeto um HAL.
Sob os aspectos de conteúdo, a documentação de um HAL não deve ser vista apenas como um manual de utilização mas sim como o projeto em si. Nela devem constar todos os detalhes do projeto incluindo informações sobre todas as partes e peças tanto as usadas e quanto as desenvolvidas, com especial atenção para os arquivos fonte destas últimas. Deve ser tomado o cuidado na correta atribuição dos respectivos autores e licenças de uso. Além da disponibilização dos arquivos fontes, a documentação deve ser clara quanto aos procedimetos envolvidos na construção, utilização, reprodução e derivação dos projetos.
Durante a elaboração da documentação é importante a utilização de formatos e ferramentas que sejam universais pois isto permite que estas sejam utilizadas em diferentes plataformas. Os projetos do CTA são todos desenvolvidos em software livre visando, com isto, a sua disseminação de uma forma ampla e sem restrições.
Uma documentação de qualidade, incluindo a sua disponibilidade e reprodutibilidade, fortalece o espírito do HAL estimulando, e facilitanto, a participação no próprio projeto e em suas derivações. Um ótimo exemplo desta prática é o da impressora RepRap[REF] que rapidamente se tornou um sucesso e criou uma grande comunidade de usuários e desenvolvedores.
### Hiperobjeto
Se por um lado diversas vertentes de abertura e liberdade do conhecimento surgiram a partir dos ideais de software livre, por outro, estas diferentes vertentes têm alguma dificuldade em encontrar um ponto comum de atuação. Por exemplo, muitos entusiastas de hardware aberto e livre não necessariamente prezam pelo uso de software livre para a realização de seus projetos, assim como é comum defensores de recursos educacionais abertos utilizarem plataformas proprietárias para produzir e distribuir seus materiais didáticos sob licenças permissivas. A fim de construir uma base conceitual para o ponto em comum entre todas as vertentes de conhecimento aberto, do software, aos materiais multimídias e os equipamentos, foi criado o conceito de hiperobjeto[^PEZZI-CA2015]. Hiperobjeto pode ser entendido como a interseção entre Hardware livre, software livre e documentação livre, ou seja, é um objeto que foi criado com ferramentas livres (software livre), pode ser utilizado com software livre e sua documentação é livre. A documentação livre é mais ampla do que a documentação necessária para estudar, modificar, distribuir e fabricar o equipamento. Ela inclui também manuais de uso, guias de atividades e aplicações em contextos de educação e ciência aberta. Isto é, integra o hiperobjeto todo o material produzido relacionado ao hiperobjeto foi disponibilizado pelos autores em conformidade com as definições de obras culturais livres e de conhecimento aberto. [^esc]
......
Markdown is supported
0% or
You are about to add 0 people to the discussion. Proceed with caution.
Finish editing this message first!
Please register or to comment