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Qui Jan 7 14:03:30 BRST 2016

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This diff is collapsed.
......@@ -109,3 +109,5 @@ Já há algum impacto gerado pela existência do CTA Jr. na comunidade do CAp, c
[^sirene] CENTRO DE TECNOLOGIA ACADÊMICA. Sirene Escolar Baseada em Arduino. Disponível em: http://cta.if.ufrgs.br/projects/sirene-escolar-baseado-em-arduino/wiki. Acessado em 6 de Janeiro de 2016.
[^FJDB] CENTRO DE TECNOLOGIA ACADÊMICA.Fresadora PCI João-de-barro. Disponível em: http://cta.if.ufrgs.br/projects/fresadora-pci-joao-de-barro/wiki/Wiki. Acessado em 4 de Janeiro de 2016.
......@@ -95,3 +95,5 @@ O heitor vai fazer.. :)
*** Agradecimentos ***
O Centro de Tecnologia Acadêmica é parcialmente financiado pelo CNPq.
......@@ -39,7 +39,7 @@ Para que ocorra uma diseminação efetiva do HAL e de sua cultura libertadora, u
Uma bancada de hiperobjetos sendo desenvolvida como um hiperobjeto é um caminho para que boas práticas de desenvolvimento colaborativo se fixem na comunidade e, com isto, que padrões e parâmetros para o desenvolvimento de HAL sejam estabelecidos. Atualmente, este passo apresenta dificulades severas devido ao fato de não existirem softwares livres para CAD (computer aided design) com funconalidadesequivalenters às dos software proprietários. Este passo obstrui a criação de hiperobjetos mais complexos, ou seja, para que os conceitos de liberdade necessários na elaboração de hiperobjetos sejam atingidos, o desenvolvimento de CADs livres de alto nível é essencial.
Recentemente, o prjeto KiCad [REF] fez um grande avanço no software relacionado ao desenvolvimento de circuitos eletrônicos criando um software de alto nível e desempenho comparável às alternativas proprietárias. É importante ressaltar, novamente, a importância deste tipo de iniciativa pois, a partir deste lançamento, é possível que a utilização de um software livre como base para a comunicação de, e entre, projetos de circuitos eletrônicos.
Recentemente, o prjeto KiCad [^KiCAD] fez um grande avanço no software relacionado ao desenvolvimento de circuitos eletrônicos criando um software de alto nível e desempenho comparável às alternativas proprietárias. É importante ressaltar, novamente, a importância deste tipo de iniciativa pois, a partir deste lançamento, é possível que a utilização de um software livre como base para a comunicação de, e entre, projetos de circuitos eletrônicos.
O Centro de Tecnologia Acadêmica também está atuando na construção de máquinas de fabricação digital para compor a Bancada de Hiperobjetos. A primeira contribuição consiste na Fresadora de Placas de Circuito Impresso João-de-Barro, apresentada na próxima seção. Além está, estão previstas outras máquina se usinagem de maior porte para elaboração de peças mais robustas.
......@@ -64,6 +64,8 @@ O Centro de Tecnologia Acadêmica também está atuando na construção de máqu
[^PEZZI-CA2015]:PEZZI, R.P.. Ciência aberta: dos hipertextos aos hiperobjetos. In: ALBAGLI, S.; MACIEL, M.L.; ABDO, A.H. (Org.). Ciência aberta, questões abertas. Brasília: Ibict; Rio de Janeiro: Unirio, 2015. doi.org/10.18225/978-85-7013-109-6
[^KiCAD]: http://kicad-pcb.org (Acesso em 29 de Novembro de 2015)
[^BRABHAM2008]:BRABHAM, Daren (2008). "Crowdsourcing as a Model for Problem Solving: An Introduction and Cases" (PDF),Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies 14 (1): 75–90,doi:10.1177/1354856507084420. Disponível em: <http://con.sagepub.com/content/14/1/75>. Acesso em: 03 nov. 2015.
[^ESTELLÉS-GONZÁLEZ2012]:ESTELLÉS-AROLAS, Enrique; GONZÁLEZ-LADRÓN-DE-GUEVARA, Fernando (2012), "Towards an Integrated Crowdsourcing Definition" (PDF), Journal of Information Science 38 (2): 189–200,doi:10.1177/0165551512437638: Disponível em: <http://jis.sagepub.com/content/38/2/189.full.pdf+html>. Acesso em: 03 nov. 2015.
......
# O Centro de Tecnologia Acadêmica: princípios e perspectivas
Acreditando que a cultura de ampla colaboração e de continuidade do conhecimento faz-se necessária para suprir as necessidades atuais da humanidade sem prejudicar as gerações futuras, o Centro de Tecnologia Acadêmica do Instituto de Física da UFRGS (CTA IF/UFRGS) foi criado para adotar os princípios da cultura livre em suas atividades. Isto é feito com a utilização e o desenvolvimento de conhecimento e tecnologias livres e abertas. São tecnologias livres e abertas aquelas cujos usuários têm as liberdades de uso, estudo, modificação e distribuição, que garantem autonomia no aprendizado, no uso, desenvolvimento e disseminação dessas tecnologias. Este artigo justifica a escolha das tecnologias livres e abertas apresentando como as possibilidades de criação, uso e disseminação do conhecimento geradas pela tecnologia digital, que embasam a cultura digital, estão sendo utilizadas e aprimoradas no CTA IF/UFRGS.
Acreditando que a cultura de ampla colaboração e de continuidade do conhecimento faz-se necessária para suprir as necessidades atuais da humanidade sem prejudicar as gerações futuras, o Centro de Tecnologia Acadêmica do Instituto de Física da UFRGS (CTA IF/UFRGS) foi criado para adotar os princípios da cultura livre em suas atividades. Isto é feito com a utilização e o desenvolvimento de conhecimento e tecnologias livres e abertas. São tecnologias livres e abertas aquelas cujos usuários têm as liberdades de uso, estudo, modificação e distribuição, que garantem autonomia no aprendizado, no uso, desenvolvimento e disseminação dessas tecnologias. Este artigo justifica a escolha das tecnologias livres e abertas, apresentando como as possibilidades de criação, uso e disseminação do conhecimento geradas pela tecnologia digital, que embasam a cultura digital, estão sendo utilizadas e aprimoradas no CTA IF/UFRGS.
Iniciamos com uma breve reflexão sobre os impactos das tecnologias digitais na circulação da informação, do conhecimento e da cultura e apontamos os benefícios dos conceitos de liberdade e abertura do conhecimento aplicados à ciência, tecnologia e educação. Em seguida apresentamos hardware aberto e livre (HAL) como o passo eminente na evolução do desenvolvimento colaborativo de tecnologias. Fazendo uma análise dos conceitos, apontamos para a infraestrutura e metodologias que julgamos necessárias para viabilizar o desenvolvimento colaborativo de instrumentos científicos e educacionais abertos em escala até então vista apenas em projetos de intangíveis como a Wikipédia e o sistema operacional GNU/Linux.
Iniciamos com uma breve reflexão sobre os impactos das tecnologias digitais na circulação da informação, do conhecimento e da cultura e apontamos os benefícios dos conceitos de liberdade e abertura do conhecimento aplicados à ciência, tecnologia e educação. Em seguida apresentamos hardware aberto e livre (HAL) como o passo eminente na evolução do desenvolvimento colaborativo de tecnologias. Fazendo uma análise dos conceitos, apontamos para a infraestrutura e metodologias que julgamos necessárias para viabilizar o desenvolvimento colaborativo de instrumentos científicos e educacionais abertos em escala até então vista apenas em projetos de intangíveis como a Wikipédia e o sistema operacional GNU/Linux.
Descrevemos como estes conceitos são integrados como princípios no Centro de Tecnologia Acadêmica visando a atualização da academia nos modos de produção, gestão e disseminação do conhecimento e por fim apresentamos alguns exemplos de instrumentos abertos desenvolvidos no CTA, juntamente com com reflexões sobre o papel que os princípios adotados pelo Centro têm para a formação dos alunos e o impacto que seus projetos podem ter na sociedade pela integração natural com a pesquisa e extensão universitárias.
Descrevemos como estes conceitos são integrados como princípios no Centro de Tecnologia Acadêmica visando a atualização da academia nos modos de produção, gestão e disseminação do conhecimento. Por fim, apresentamos alguns exemplos de instrumentos abertos desenvolvidos no CTA, juntamente com reflexões sobre o papel que os princípios adotados pelo Centro têm para a formação dos alunos e o impacto que seus projetos podem ter na sociedade pela integração natural com a pesquisa e extensão universitárias.
>: esta frase está comprida.
>::Está um tanto melhor.
......@@ -2,5 +2,6 @@
# Script que reconstroi HTML e carrega no servidor
gitbook build \
&& rsync -av _book/* frontdoor.if.ufrgs.br:~/public_html/CA2015_dev_pads \
&& rsync -a _book/* frontdoor.if.ufrgs.br:~/public_html/CA2015_dev_pads \
&& echo "Sincronização completa."
......@@ -11,6 +11,12 @@ git checkout dev_pads \
&& wget https://public.etherpad-mozilla.org/p/lHoq31Afzh/export/txt -O CTA.md \
&& wget https://public.etherpad-mozilla.org/p/B8QwRxWNah/export/txt -O Projetos_documentados.md \
&& wget https://public.etherpad-mozilla.org/p/i5uCj03zRH/export/txt -O Considerações_finais.md \
&& cat README.md \
Academia_do_futuro.md \
Infraestrutura_do_conhecimento.md \
CTA.md \
Projetos_documentados.md \
Considerações_finais.md > artigo.md \
&& git commit -a -m "`date`" \
&& git push origin dev_pads
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