Commit 69db7323 authored by Jan Luc Tavares's avatar Jan Luc Tavares Committed by Rafael Peretti Pezzi

Demais tópicos sobre o CTA

parent a4637388
......@@ -4,40 +4,61 @@ Criado em 2012 no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do
![Princípios do Centro de Tecnologia Acadêmica - CTA IF/UFRGS](./figuras/CTA_composto.png)
Percebemos uma associação intricada entre os conceitos enumerados na figura acima, pois o ensino só pode ser realizado de forma plena se houver a infraestrutura de hardware e software necessária, assim como o acesso e compreensão dos frutos do desenvolvimento científico. Já o desenvolvimento da ciência aberta só é possível se formos capazes de verificar as asserções propostas e de gerenciar as informações de forma aberta, com pessoas que trabalham e possuem conhecimento dos métodos e ferramental utilizado. O software e o hardware só podem ser verdadeiramente livres e abertos para proporcionar essa infraestrutura para a ciência e educação se forem desenvolvidos sobre ferramentas abertas e se o conhecimento para estudo e reprodução de tais for acessível. Essencialmente, a adoção e incentivo de todos os quatro temas são indispensáveis para a disseminação do conhecimento e é com isso em mente que agimos no CTA.
Percebemos uma associação intricada entre os princípios do CTA, pois o ensino só pode ser realizado de forma plena se houver a infraestrutura de hardware e software necessária, assim como o acesso e compreensão dos frutos do desenvolvimento científico. Já o desenvolvimento da ciência aberta só é possível se formos capazes de verificar as asserções propostas e de gerenciar as informações de forma aberta, com pessoas que trabalham e possuem conhecimento dos métodos e ferramental utilizado. O software e o hardware só podem ser verdadeiramente livres e abertos para proporcionar essa infraestrutura para a ciência e educação se forem desenvolvidos sobre ferramentas abertas e se o conhecimento para estudo e reprodução de tais for acessível. Essencialmente, a adoção e incentivo de todos os quatro temas são indispensáveis para a disseminação do conhecimento e é com isso em mente que agimos no CTA.
Naturalmente, um grupo que se propõe a fomentar um rompimento com paradigmas culturais, tais como os científicos e educacionais mencionados, acaba se diferenciando também em diversos pontos de sua estrutura organizacional.
Naturalmente, um grupo que se propõe a fomentar um rompimento com paradigmas culturais, tais como os científicos e educacionais mencionados, acaba se diferenciando também em diversos pontos de sua estrutura organizacional. Citamos a seguir algumas das práticas que realizamos usualmente:
* Falar de como estamos organizados: a dinâmica das reuniões, o site, listas, forúms, wiki....
* Site para documentar projetos
Instalação de sistema de gestão de projetos chamado ChiliProject. Inspirado no Repositório de Hardware Aberto do CERN [^OHWR]. Cada projeto do site contém uma Wiki, sistema de tarefas, fórum, repositório de arquivos, entre outras funcionalidades que facilitam a organização de equipes de desenvolvimento, espaço para comunicação entre todos interessados no projeto.
Localizada atualmente em http://cta.if.ufrgs.br, a página inicial do CTA dá acesso a várias atividades realizadas pelo grupo indicando, entre outros, lista de fóruns, página de suporte, projetos destacados e o "Cardápio de Projetos". A busca pelo desenvolvimento de uma página inicial clara, interessante e simples tem tido grandes avanços no último ano, mas tem se mostrado um desafio. Inspirado no Repositório de Hardware Aberto do CERN [^OHWR], o site do CTA tem instalado um sistema de gestão de projetos chamado ChiliProject [^chiliproject]. A maior parte do site do CTA é wiki, ou seja, é editável pelos usuários cadastrados no site e no CTA o cadastro é permitido para qualquer indivíduo (outro desafio é o gerenciamento de cadastros, pois spammers são muito comuns em páginas wiki). Basicamente, as estruturas do site se organizam sob projetos de forma que cada projeto contém uma Wiki, sistema de tarefas, fórum, repositório de arquivos, entre outras funcionalidades que facilitam a organização de equipes de desenvolvimento bem como a estruturação de um espaço para comunicação entre todos interessados no projeto.
* Fóruns
Cada projeto pode possuir seu fórum para discussão online, bastando que um mantenedor do projeto ative essa funcionalidade. Com a utilização dos fóruns procuramos integrar tanto os desenvolvedores dos projetos quanto a comunidade externa que não está ligada diretamente ao desenvolvimento do projeto. Como os projetos têm conceitos frequentemente interligados, procuramos discutir os assuntos comuns no fórum do suporte, onde temos discussão sobre as ferramentas utilizadas (como tutoriais, perguntas e dicas), discussão sobre as práticas do CTA, instruções e dicas sobre como colaborar com o Centro e os relatos das reuniões.
* Dinâmica de reuniões
Realizamos encontros semanais, tais encontros são abertos para participação de qualquer interessado e um dos objetivos futuros é proporcionar a participação online das reuniões, de forma a tornar a reunião mais inclusiva. Nossos encontros se iniciam por uma apresentação. Essas apresentações têm cunhos variados, nelas são expostos desenvolvimentos de trabalho, realizamos discussões de fundamentos e diretrizes de trabalho, apresentamos palestras diversas, expomos resultados de estudos de casos e conhecemos trabalhos desenvolvidos externamente - as apresentações são dos participantes usuais das reuniões ou, como acontece frequentemente, de algum convidado especial para a apresentação. Em cada reunião selecionamos um gestor, que ficará encarregado de reunir temas para a pauta, coordenar a reunião e selecionar a apresentação, que costuma ser determinada na reunião anterior ou durante a semana. Cada reunião tem sua pauta e seus encaminhamentos expostos no fórum de suporte, nos "Encontros Periódicos" [^encontros_CTA]. Nessa dinâmica de reunião, observamos como alguns pontos positivos os fatos de que cada participante da reunião assume diversos papeis em reuniões diferentes - de forma que adquire experiência em papeis como o de gestor da reunião e também de forma a variar a carga e tipo de trabalho dos participantes, pois assim não há alguém que deve desempenhar o mesmo papel todas as semanas - assim como o fato de que os assuntos expostos nas apresentações permanecem atualizados, de forma que os apresentadores adquirem maturidade na apresentação de seus temas e recebem sugestões para encaminhamentos futuros.
* Lista de e-mails
Complementamos a comunicação online utilizando listas de e-mails. Alguns projetos possuem lista de emails, além das listas de projetos, possuímos uma lista geral e uma lista para assuntos internos. Para a maior parte dos interessados no CTA, a lista mais recomendada é a lista geral. Nessa lista costuma-se informar sobre eventos, sobre as reuniões e tópicos relevantes. A lista de assuntos internos é uma lista em que se discutem certas trivialidades cotidianas e tarefas em andamento.
* Repositório GitLab
O servidor do CTA também abriga uma Instância do GitLab, um gerenciador de repositórios git que permite aos desenvolvedores armazenarem seus projetos e controlarem as suas versões.
O servidor do CTA também abriga uma Instância do GitLab, um gerenciador de repositórios git que permite aos desenvolvedores armazenarem seus projetos e controlarem as suas versões. [^git_CTA]
* Oficinas
O CTA realiza oficinas de introdução às ferramentas livres utilizadas para o desenvolvimento de seus projetos assim como oficinas específicas.
O CTA realiza oficinas de introdução às ferramentas livres utilizadas para o desenvolvimento de seus projetos assim como oficinas específicas dos projetos. Possuímos uma página chamada "Portfólio de Oficinas" na qual listamos e registramos materiais e referências de algumas das oficinas ministradas de forma que podemos facilmente reproduzí-las e ministrá-las novamente [^portfolio].
* Participação em eventos
* FISL16
* Latinoware
* Ciência Aberta Ubatuba
2015 foi um ano de participação intensa em eventos por parte da equipe do CTA. Ministramos palestras e oficinas diversas tanto em Porto Alegre quanto em outras cidades do país [^eventos_CTA]. Com a participação nesses eventos o Centro cresceu em vários sentidos pois atingimos e nos apresentamos para um grande número de pessoas bem como obtivemos experiência na colaboração e organização de eventos. Entre os eventos que participamos em 2015 podemos citar:
* Arduino Day, organizado pelo CTA em Porto Alegre
* Portas Abertas UFRGS, em Porto Alegre
* FISL16, em Porto Alegre
* Latinoware, em Foz do Iguaçu
* VI Encontro Estadual de Ensino de Física, em Porto Alegre
* Tropixel Labs, em Ubatuba
* Ciência Aberta 2015, em São Paulo
*** Referências ***
[^CTA-boas-Vindas]:Centro de Tecnologia Acadêmica - http://cta.if.ufrgs.br/#Boas-Vindas
[^CTA-boas-Vindas]:Centro de Tecnologia Acadêmica - http://cta.if.ufrgs.br/#Boas-Vindas
[^encontros_CTA]:Fórum Encontros Periódicos do CTA http://cta.if.ufrgs.br/projects/suporte-cta/boards/7
[^chiliproject]:Página do sistema ChiliProject - https://www.chiliproject.org/
[^git_CTA]: Repositório Git do CTA - https://git.cta.if.ufrgs.br/
[^portfolio]: Portfólio de Oficinas do CTA - http://cta.if.ufrgs.br/projects/suporte-cta/wiki/Portf%C3%B3lio_de_Oficinas
[^eventos_CTA]:Página que lista e organiza participação do CTA em eventos diversos - http://cta.if.ufrgs.br/projects/suporte-cta/wiki/Eventos
### CTA Jr. CAP
......
Markdown is supported
0% or
You are about to add 0 people to the discussion. Proceed with caution.
Finish editing this message first!
Please register or to comment