Commit ccad3a4c authored by Rafael Peretti Pezzi's avatar Rafael Peretti Pezzi

Qua Jan 6 11:24:47 BRST 2016

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......@@ -5,7 +5,7 @@ Criado em 2012 no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do
![Princípios do Centro de Tecnologia Acadêmica - CTA IF/UFRGS](./figuras/CTA_composto.png)
Percebemos uma associação intricada entre os princípios do CTA, pois o ensino só pode ser realizado de forma plena se houver a infraestrutura de hardware e software necessária, assim como o acesso e compreensão dos frutos do desenvolvimento científico. Já o desenvolvimento da ciência aberta só é possível se formos capazes de verificar as asserções propostas e de gerenciar as informações de forma aberta, com pessoas que trabalham e possuem conhecimento dos métodos e ferramental utilizado. O software e o hardware só podem ser verdadeiramente livres e abertos para proporcionar essa infraestrutura para a ciência e educação se forem desenvolvidos sobre ferramentas abertas e se o conhecimento para estudo e reprodução de tais for acessível. Essencialmente, a adoção e incentivo de todos os quatro temas são indispensáveis para a disseminação do conhecimento e é com isso em mente que agimos no CTA.
Percebemos uma associação intrincada entre os princípios do CTA, pois o ensino só pode ser realizado de forma plena se houver a infraestrutura de hardware e software necessária, assim como o acesso e compreensão dos frutos do desenvolvimento científico. Já o desenvolvimento da ciência aberta só é possível se formos capazes de verificar as asserções propostas e de gerenciar as informações de forma aberta, com pessoas que trabalham e possuem conhecimento dos métodos e ferramental utilizado. O software e o hardware só podem ser verdadeiramente livres e abertos para proporcionar essa infraestrutura para a ciência e educação se forem desenvolvidos sobre ferramentas abertas e se o conhecimento para estudo e reprodução de tais for acessível. Essencialmente, a adoção e incentivo de todos os quatro temas são indispensáveis para a disseminação do conhecimento e é com isso em mente que agimos no CTA.
>: Trocar "intricada" ou "intrincada", por questão gramatical, mas pode ser substituída inclusive por outra expressão, como "complexa" ou "harmônica" ou "harmoniosa", pois julgo ser mais fiel ao sentido buscado.
>:Substituir "reprodução de tais for" por "reprodução de tais ferramentas for", por uma questao de clareza.
......@@ -17,7 +17,7 @@ Naturalmente, um grupo que se propõe a fomentar um rompimento com paradigmas cu
* Site para documentar projetos
Localizada atualmente em http://cta.if.ufrgs.br, a página inicial do CTA dá acesso a várias atividades realizadas pelo grupo indicando, entre outros, lista de fóruns, página de suporte, projetos destacados e o "Cardápio de Projetos". A busca pelo desenvolvimento de uma página inicial clara, interessante e simples tem tido grandes avanços no último ano, mas tem se mostrado um desafio. Inspirado no Repositório de Hardware Aberto do CERN [^OHWR], o site do CTA tem instalado um sistema de gestão de projetos chamado ChiliProject [^chiliproject]. A maior parte do site do CTA é wiki, ou seja, é editável pelos usuários cadastrados no site e no CTA o cadastro é permitido para qualquer indivíduo (outro desafio é o gerenciamento de cadastros, pois spammers são muito comuns em páginas wiki). Basicamente, as estruturas do site se organizam sob projetos de forma que cada projeto contém uma Wiki, sistema de tarefas, fórum, repositório de arquivos, entre outras funcionalidades que facilitam a organização de equipes de desenvolvimento bem como a estruturação de um espaço para comunicação entre todos interessados no projeto.
Localizada atualmente em http://cta.if.ufrgs.br, a página inicial do CTA dá acesso a várias atividades realizadas pelo grupo indicando, entre outros, lista de fóruns, página de suporte, projetos destacados e o "Cardápio de Projetos". A busca pelo desenvolvimento de uma página inicial clara, interessante e simples tem tido grandes avanços no último ano, mas tem se mostrado um desafio. Inspirado no Repositório de Hardware Aberto do CERN [^OHWR], o site do CTA tem instalado um sistema de gestão de projetos chamado ChiliProject [^chiliproject]. A maior parte do site do CTA é wiki, ou seja, é editável pelos usuários cadastrados no site e no CTA o cadastro é permitido para qualquer indivíduo (outro desafio é o gerenciamento de cadastros, pois spammers são muito comuns em páginas wiki). Basicamente, as estruturas do site se organizam sob projetos de forma que cada projeto contém uma Wiki, sistema de tarefas, fórum, repositório de arquivos, entre outras funcionalidades que facilitam a organização de equipes de desenvolvimento bem como a estruturação de um espaço para comunicação entre todos os interessados no projeto.
>: Se me permite o alto teor de chatice (ou exigência, dependendo da tua gentileza), eu acredito que o mais aceito por todos os falantes seria "todos os interessados" e não "todos interessados". Mas nao tenho certeza.
* Fóruns
......@@ -26,13 +26,11 @@ Cada projeto pode possuir seu fórum para discussão online, bastando que um man
* Dinâmica de reuniões
Realizamos encontros semanais, tais encontros são abertos para participação de qualquer interessado e um dos objetivos futuros é proporcionar a participação online das reuniões, de forma a tornar a reunião mais inclusiva. Nossos encontros se iniciam por uma apresentação. Essas apresentações têm cunhos variados, nelas são expostos desenvolvimentos de trabalho, realizamos discussões de fundamentos e diretrizes de trabalho, apresentamos palestras diversas, expomos resultados de estudos de casos e conhecemos trabalhos desenvolvidos externamente - as apresentações são dos participantes usuais das reuniões ou, como acontece frequentemente, de algum convidado especial para a apresentação. Em cada reunião selecionamos um gestor, que ficará encarregado de reunir temas para a pauta, coordenar a reunião e selecionar a apresentação, que costuma ser determinada na reunião anterior ou durante a semana. Cada reunião tem sua pauta e seus encaminhamentos expostos no fórum de suporte, nos "Encontros Periódicos" [^encontros_CTA]. Nessa dinâmica de reunião, observamos como alguns pontos positivos os fatos de que cada participante da reunião assume diversos papeis em reuniões diferentes - de forma que adquire experiência em papeis como o de gestor da reunião e também de forma a variar a carga e tipo de trabalho dos participantes, pois assim não há alguém que deve desempenhar o mesmo papel todas as semanas - assim como o fato de que os assuntos expostos nas apresentações permanecem atualizados, de forma que os apresentadores adquirem maturidade na apresentação de seus temas e recebem sugestões para encaminhamentos futuros.
Realizamos encontros semanais, tais encontros são abertos para participação de qualquer interessado e um dos objetivos futuros é proporcionar a participação online das reuniões, de forma a tornar a reunião mais inclusiva. Nossos encontros se iniciam por uma apresentação. Essas apresentações têm cunhos variados, nelas são expostos desenvolvimentos de trabalho, realizamos discussões de fundamentos e diretrizes de trabalho, apresentamos palestras diversas, expomos resultados de estudos de casos e conhecemos trabalhos desenvolvidos externamente - as apresentações são dos participantes usuais das reuniões ou, como acontece frequentemente, de algum convidado especial para a apresentação. Em cada reunião selecionamos um gestor, que ficará encarregado de reunir temas para a pauta, coordenar a reunião e selecionar a apresentação, que costuma ser determinada na reunião anterior ou durante a semana. Cada reunião tem sua pauta e seus encaminhamentos expostos no fórum de suporte, nos "Encontros Periódicos" [^encontros_CTA]. Nessa dinâmica de reunião, observamos como alguns pontos positivos os fatos de que cada participante da reunião assume diversos papéis em reuniões diferentes - de forma que adquire experiência em papéis como o de gestor da reunião e também de forma a variar a carga e tipo de trabalho dos participantes, pois assim não há alguém que deve desempenhar o mesmo papel todas as semanas - assim como o fato de que os assuntos expostos nas apresentações permanecem atualizados, de forma que os apresentadores adquirem maturidade na apresentação de seus temas e recebem sugestões para encaminhamentos futuros.
>: Fiquei confuso quanto ao que significa "selecionar a apresentação", pois tipicamente é selecionado por todes.
>: Eu incluiria redigir e organizar a pauta como atribuição do gestor.
>: Trocar "papeis" por papéis", para um correta acentuação nas duas situações em que aparece.
* Lista de e-mails
Complementamos a comunicação online utilizando listas de e-mails. Alguns projetos possuem lista de emails, além das listas de projetos, possuímos uma lista geral e uma lista para assuntos internos. Para a maior parte dos interessados no CTA, a lista mais recomendada é a lista geral. Nessa lista costuma-se informar sobre eventos, sobre as reuniões e tópicos relevantes. A lista de assuntos internos é uma lista em que se discutem certas trivialidades cotidianas e tarefas em andamento.
......@@ -60,6 +58,9 @@ O CTA realiza oficinas de introdução às ferramentas livres utilizadas para o
> : Acho que os nomes deveriam estar por extenso, não em sigla, com um link para o site do evento. Além disso falta um "2015" ao lado do Latinoware e do Topixel Labs.
>:: Concordo.
>::: +1
*** Referências ***
......
......@@ -8,7 +8,7 @@
* Vivência da ciência e tecnologia como algo em construção, fruto da intenção humana;
* Visão integrada da técnica com contexto científico, e sócio-político;
* Transparência na organização e critérios para tomadas de decisões;
* Participação dos alunos nas tomadas de decisões
* Participação dos alunos nas tomadas de decisões
* Papel ativo na organização de grupo, participação da gestão e dinâmica organizacional da equipe;
* Retorno imediato dos recursos públicos investidos, com grande potencial de disseminação dos resultados;
......@@ -22,27 +22,38 @@ A disseminação das tecnologias livres no mundo instigou, de forma conjunta e c
* Valorização do envolvido no negócio de forma correspondente com a sua colaboração.
O trabalho conjunto no desenvolvimento de um negócio catalisa a inovação e sua produtividade. Tal como dito por Chesbrough, negócios abertos causam maior efetividade na criação e na agregação de valor em uma organização. Também é visto que uma estrutura colaborativa num ambiente de negócios proporciona maior proveito dos investimentos tanto em tempo quanto em dinheiro. Abrir setores de desenvolvimento de produtos para cooperação facilita a ramificação e o espalhamento de ideias permitindo que, por exemplo, patentes que não tiveram utilidade para a empresa que a criou sirvam e gerem valor sob uso de colaboradores externos.
>: Colocar referência em Chesbrough.
Fatores como o alto custo do desenvolvimento tecnológico e o aspecto volátil da sobrevivência de novos produtos no mercado incentivam a abertura de empreendimentos. Isso ocorre em função de que nesse processo o fardo desses fatores é sustentado pelos diversos colaboradores do negócio. Isso significa que o empreendedorismo aberto também simplifica todo o processo de inovação. Além disso, como afirmado por Koschatzky, firmas tendem a sofrer uma diminuição na sua habilidade de se relacionar externamente com outras organizações e também reduzem sua base de conhecimentos a longo prazo quando não cooperam nem trocam informações. Dessa forma, pode-se dizer que o crescimento de um empreendimento pode ser acentuado através de processos abertos de desenvolvimento.
>: acho que esse "Koschatzky" precisa de uma referência, pelo menos o ano em que ele/ela afirmou isso.
>:: Tem as referências no final, mas não estão citadas no texto.
>::Deve-se reformular a referência?
O sucesso dos modelos de negócio abertos vem sido notado em organizações de diversos portes no mundo. Empresas relativamente recentes, tais como Adafruit e SparkFun, têm recebido um faturamento bilionário em negócios colaborativos utilizando hardware aberto. Também há empresas transnacionais que têm aberto de forma gradativa seus projetos, tais como P&G e IBM, e obtido resultados positivos, apesar da mudança brusca do status quo. No Brasil, o avanço ainda é mais tímido, porém algumas iniciativas similares às já citadas obtêm êxito considerável em suas práticas. Um exemplo a ser destacado(de iniciativas em empreendedorismo aberto), é a da Incubadora Virtual da Universidade de São Paulo, que inspira-se nos projetos Wikipedia e SourceForge, que cria um espaço para inovação de forma colaborativa na parte de conteúdos virtuais. Ela busca abrangir tanto as esferas sociais quanto tecnológicas e acadêmicas.
O sucesso dos modelos de negócio abertos vem sendo notado em organizações de diversos portes no mundo. Empresas relativamente recentes, tais como Adafruit e SparkFun, têm recebido um faturamento bilionário em negócios colaborativos utilizando hardware aberto. Também há empresas transnacionais que têm aberto de forma gradativa seus projetos, tais como P&G e IBM, e obtido resultados positivos, apesar da mudança brusca do status quo. No Brasil, o avanço ainda é mais tímido, porém algumas iniciativas similares às já citadas obtêm êxito considerável em suas práticas. Um exemplo a ser destacado (de iniciativas em empreendedorismo aberto) é a da Incubadora Virtual da Universidade de São Paulo, que inspira-se nos projetos Wikipedia e SourceForge, que cria um espaço para inovação de forma colaborativa na parte de conteúdos virtuais. Ela busca abrangir tanto as esferas sociais quanto tecnológicas e acadêmicas.
>: creio ser necessário uma referência para confirmar este "faturamento bilionário", melhor ainda seria se tivéssemos números mais exatos, tipo o faturamento em 2015 ou 2014, ou qualquer 2000
>: que tal trocar faturamento bili por mercado em plena expansão, caso não tenham numeros?
>:: que tal trocar faturamento bili por mercado em plena expansão, caso não tenham numeros?
Um desafio a ser superado reside em desmentir a ideia de que a abertura de um empreendimento o faz perder o propósito de lucrar. De forma alguma isso acontece, tendo em vista os casos de prosperidade mencionados anteriormente. Isso remete também à distinção de abertura e liberdade para gratuidade. Também é preciso reformular o uso de licenças no desenvolvimento de produtos, de forma a incentivar a cooperação.
>:::Caso não tenham números, acho uma boa.
>:Fiquei em dúvida: "diversos portes" ou "diversas partes"?
Um desafio a ser superado reside em desmentir a ideia de que a abertura de um empreendimento o faz perder o propósito de lucrar. De forma alguma isso acontece, tendo em vista os casos de prosperidade mencionados anteriormente. Isso remete também à distinção de abertura e liberdade para gratuidade. Também é preciso reformular o uso de licenças no desenvolvimento de produtos, de forma a incentivar a cooperação.
>: creio não ser possívil afirmar que "deforma alguma isso acontece", pois pode acontecer. Talvez seja melhorar reformular para algo como "como mostrado pelos casos mencionandos, isso não é uma regra" e tals
>: se der tempo, acho que a frase "também é preciso reformular. . ." deveria ser mais trabalhada e se tornar um parágrafo intreiro
>::Concordo. Mas não colocaria "não é uma regra" colocaria "não é uma verdade" ou algo assim mais agradável. Também complementaria que "o que muda é a maneira como os rendimentos são produzidos ou a estrutura econômica da empresa" ou algo do tipo, para marcar o ponto.
>: se der tempo, acho que a frase "também é preciso reformular. . ." deveria ser mais trabalhada e se tornar um parágrafo inteiro
>::De acordo. Não sei se um parágrafo inteiro, mas ao menos merece ser expandida.
O Centro de Tecnologia Acadêmica disponibiliza suas tecnologias e ferramentas para o empreendedorismo aberto, procurando recentemente aprofundar o conhecimento do desenvolvimento de economias colaborativas e sua inserção em suas redondezas. Nesse âmbito, ele também empreende no ramo da ciência aberta em seus projetos, abrindo caminho para qualquer um que procure colaborar. Assim, o Centro atende a mais um propósito da cultura livre, que é de gerar desenvolvimento local através do conhecimento aberto e das tecnologias livres.
>: A estrutura dessa parte final de Considerações Finais soou esquisita para mim. Trouxe à tona essa questão do empreendedorismo aberto, que é legal, e o texto ficou bom, apesar de algumas críticas, mas soou como se isso fosse a conclusão do artigo sobre o CTA. Pelo que entendi é proposta uma conclusão posterior a esta parte, certo? Nesse caso, o único conteúdo novo nessa seção é essa parte de empreendimento. Creio que pudesse ser mudado o nome da seção para "Considerações Complementares" (não muda muito, eu sei) ou "Demais Relações/Interações do CTA com a Sociedade" ou algo assim. Ou mesmo a inclusão em outra seção, qual eu não sei, talvez a do CTA mesmo.
[REF] https://en.wikipedia.org/wiki/Open_business
SIMON, Imre. A incubadora virtual da FAPESP. Apresentaçãoo. São Paulo: FAPESP, 2004. Disponível em: http://www.ime.usp.br/~is/aula/incubadora-2004/incubadora-2004.pdf. Acesso em: 3 dez. 2014.
......@@ -56,6 +67,8 @@ Koschatzky, K. (2001) Networks in innovation researchand innovation policy – a
Carência de ferramentas livres para desenho de hardware aberto: por uma infraestrutura digital para colaboração em hardware aberto e livre.
>:Pode ser falado disso para marcar o ponto. É uma oportunidade.
*** Agradecimentos ***
......
......@@ -22,8 +22,16 @@ Uma documentação de qualidade, incluindo a sua disponibilidade e reprodutibili
Se por um lado diversas vertentes de abertura e liberdade do conhecimento surgiram a partir dos ideais de software livre, por outro, estas diferentes vertentes têm alguma dificuldade em encontrar um ponto comum de atuação. Por exemplo, muitos entusiastas de hardware aberto e livre não necessariamente prezam pelo uso de software livre para a realização de seus projetos, assim como é comum defensores de recursos educacionais abertos utilizarem plataformas proprietárias para produzir e distribuir seus materiais didáticos sob licenças permissivas. A fim de construir uma base conceitual para o ponto em comum entre todas as vertentes de conhecimento aberto, do software, aos materiais multimídias e os equipamentos, foi criado o conceito de hiperobjeto[^PEZZI-CA2015]. Hiperobjeto pode ser entendido como a interseção entre Hardware livre, software livre e documentação livre, ou seja, é um objeto que foi criado com ferramentas livres (software livre), pode ser utilizado com software livre e sua documentação é livre. A documentação livre é mais ampla do que a documentação necessária para estudar, modificar, distribuir e fabricar o equipamento. Ela inclui também manuais de uso, guias de atividades e aplicações em contextos de educação e ciência aberta. Isto é, integra o hiperobjeto todo o material produzido relacionado ao hiperobjeto foi disponibilizado pelos autores em conformidade com as definições de obras culturais livres e de conhecimento aberto. [^esc]
>: confesso que não entendi o "ferramentas livres (software livre)", estamos falando de todas as ferramentas livres, do software a fresadora, certo?
>::Concordo. Creio que fique melhor sem o parênteses.
>: na última frase, "Isto é, integra o hiperobjeto . . ." , parece que falta algo antes do "foi"
>::Creio que falta a preposição a e que deveria ser "é" ao invés de "foi" para um tempo verbal mais correto.
>:Essa ideia de "Documentação Livre" não é totalmente clara pra mim. Imaginava-a com outro sentido, como sendo uma documentação de qualidade para garantir as 4 liberdades básicas, e nada mais do que isso. Vou olhar de novo o capítulo do livro, mas não tinha entendido isso como um conceito comum a todes.
![Hiperobjetos](./figuras/hiperobjeto.png)
Outro ponto de destaque os princípios declarados na definição de hardware aberto refere-se à infraestrutura necessária para a fabricação do instrumento. A infraestrutura ideal para a fabricação de instrumentos livres são máquinas de fabricação digital, também chamada de máquina de fabricação personalizadas, e estão em pleno desenvolvimento. Integradas com uma estação de desenho e projetos dos componentes é chamada de **Bancada dos Hiperobjetos**.
......
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# O Centro de Tecnologia Acadêmica: princípios e perspectivas
Acreditando que a cultura de ampla colaboração e de continuidade do conhecimento faz-se necessária para suprir as necessidades atuais da humanidade sem prejudicar as gerações futuras, o Centro de Tecnologia Acadêmica do Instituto de Física da UFRGS (CTA IF/UFRGS) foi criado para adotar os princípios da cultura livre em suas atividades. Faz isso utilizando e desenvolvendo conhecimento e tecnologias livres e abertas. São tecnologias livres e abertas aquelas cujos usuários tem as liberdades de uso, estudo, modificação e distribuição, garantindo autonomia no aprendizado, no uso, desenvolvimento e disseminação dessas tecnologias. Este artigo justifica esta escolha apresentando como as possibilidades de criação, uso e disseminação do conhecimento geradas pela tecnologia digital, que embasam a cultura digital, estão sendo utilizadas e aprimoradas no CTA IF/UFRGS.
>:Substituir "Faz isso" na segunda frase por "Isto é feito", assim fica uma estrutura mais formal.
>:Trocar "tem as liberdades" por "têm as liberdades", questao gramatical.
Acreditando que a cultura de ampla colaboração e de continuidade do conhecimento faz-se necessária para suprir as necessidades atuais da humanidade sem prejudicar as gerações futuras, o Centro de Tecnologia Acadêmica do Instituto de Física da UFRGS (CTA IF/UFRGS) foi criado para adotar os princípios da cultura livre em suas atividades. Isto é feito utilizando e desenvolvendo conhecimento e tecnologias livres e abertas. São tecnologias livres e abertas aquelas cujos usuários têm as liberdades de uso, estudo, modificação e distribuição, garantindo autonomia no aprendizado, no uso, desenvolvimento e disseminação dessas tecnologias. Este artigo justifica esta escolha apresentando como as possibilidades de criação, uso e disseminação do conhecimento geradas pela tecnologia digital, que embasam a cultura digital, estão sendo utilizadas e aprimoradas no CTA IF/UFRGS.
>: "Este artigo justifica a escolha das tecnologias livres e abertas apresentando...", acho que fica mais claro.
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