Testes com a PMT no Multi Channel Analyser (MCA) - detecção de múons na água
Objetivo
Realizar medições do espectro de altura de pulsos em um Multi Channel Analyser (MCA) para verificar se existe alguma indicação da detecção de múons (por exemplo: um pico característico) no gráfico de Contagens vs Altura de pulso.
O que foi feito
1ª tentativa:
- Montagem:
Conectou-se a entrada da PMT a fonte de alta tensão (-1000Vdc) e a saída a um amplificador de tensão com ganho variável (Ortec 572A) e conectou-se o amplificador ao MCA (CAEN N957) e a um osciloscópio analógico. Finalmente, conectou-se a saída USB do MCA a um computador que possui o software adequado para leitura dos dados. - Posicionamento da PMT:
Próxima à água, no barril (1) e completamente coberta com papel alumínio (2). - Resultados:
Percebeu-se que havia luz entrando no abrigo e atrapalhando as medições, pois quando posicionávamos uma caixa cobrindo tudo, o sinal mudava. O teste foi invalidado.
2ª tentativa:
- Montagem:
Idem à 1ª tentativa porém com um reforço de isolamento no abrigo usando fita de alumínio. Imagens da montagem:
-
Posicionamento da PMT:
Próxima à água, no barril (1) -
Resultados:
Não foi observado nenhum indício de pico específico (em exceção ao ruído) e detecções nos gráficos gerados pelo software, conforme as imagens em anexo.
Conclusões:
Ainda não se pôde concluir se o conjunto Barril + PMT está adequado para medições de múons. O próximo passo é realizar um teste com um LED RGB em modo (quase) monocromático, verificar a resposta da PMT no MCA e a relação sinal/ruído.
Datas :
- 1ª tentativa : 15/02/23
- 2ª tentativa: 27/02/23
Participantes : Paulo, funcionários do Lab. de Implantação Iônica
Responsável : Paulo
Local: Lab. de Implantação Iônica
Anexos: