E
Firmware para aquisição dos dados da estação maregráfica via GPS. Data acquisition firmware for the GPS maregraphics station. – README.md

README.md

Documentaremos o desenvolver dos algorítimos capazes de gravar os dados enviados de satélites por GPS, recebidos pela shield Adafruit ultimate gps featherwing, lidos e escritos em um SD no Adafruit Feather 32u4 Adalogger com as bibliotecas padrão Sd.h e Timer.h do Arduíno, além de testa-las separadamente, também testaremos a combinação delas em conjunto com a biblioteca Adafruit_GPS.h. Em seguida, quando for atingido este objetivo, além de salvar os dados referênte ao número da estação, horário, dia, mês, ano, cordenadas faremos um algorítimo capaz de após escrever estes dados no SD enviará os mesmo via bluetooth/wireless para um plataforma online onde todos os dados poderám ser conferídos em tempo real e em domínio público.

Versão1: gravar no SD sem data/hora, sempre no mesmo arquivo (DADOS.TXT), com identificação fixa no código;
Versão2: gravar usando data/hora (do GPS, não do microprocessador), para o nome do arquivo (p.ex. 20170504.txt);
Versão3: gravar usando posição (coordenadas do GPS);
Versão4: gravar com identificação do hardware da estação;
Versão5: enviar dados para um plataforma online via bluetooth/wireless;

No momento presente, as Estações de Monitoramento do Nível do Mar são além de muito restritas, uma vez que são muito caras, tornando a posse destes equipamentos exclusividade de centros privados de pesquisas avançados, ONGs, orgãos governamentais ou até intergovernamentais, são também limitadas, visto que são incapazes de formar uma rede global modelada a partir de medidas locais precisas e geodistribuídas pelo planeta. Tarefa que por ser demasiado complexa, deve, e possívelmente só será alcançada com uma iniciativa de monitoramento cidadão.