R
Instrumento para estimar frequência respiratória – README.md

README.md

RESPIRÔMETRO

Centro de Tecnologia Acadêmica - UFRGS

Alt text

Autor/es: Béuren Felipe Bechlin

Licença/s: GPL v3


Descriçao do projeto

O Respirômetro é um equipamento desenhado para medir a frequência respiratória humana. Utilizando um par de termistores, o sinal analógico da respiração é convertido em sinal digital que pode então ser processado por um microcontrolador que envia dados para o computador.


Primeiros passos

Para utilização do projeto é necessário uma placa de prototipagem Arduino ou um microcontrolador ATMEGA com suporte a wiring. Na pasta sources você irá encontrar a pasta Arduino que contém o código fonte deve estar no microcontrolador, já na pasta python contém os códigos fontes para coleta de dados que são enviados ao computador via comunicação serial gerando um arquivo de log. Nessa mesma pasta se encontra o arquivo para análise dos dados que foram salvas com a etapa anterior. Lembrando que os códigos foram desenvolvidos usando Python e para seu funcionando é necessário ter instalado o interpretador Python.

Usando o projeto

Passo 1

Primeiro passo a se realizar é instalar as dependências do projeto em sua máquina, caso utiliza um sistema operacional baseado em GNU/Linux esse trabalho foi reduzido. Supondo que você está em um ambiente Linux use o seguinte comando:

Esse passo você irá realizar somente uma vez, como é necessário instalar pacotes e módulos python em seu computador será necessário a senha de administrador para essas operações.

make setup 

Após realizar este comando reinicie seu terminal e então realize o segundo passo.

Passo 2

Nessa parte será enviado o software para a placa microcontroladora para isso estamos usando o framework Platformio, lembrando que o firmware desenvolvido foi feito para microcontroladores ATMEL como suporte a wiring, como por exemplo Arduinos em geral.

make firmware

Ao entrar com esse comando irá se iniciar uma tela para seleção da placa que se está usando, além da porta usb em que ela está conectada ao computador. Na primeira vez que for enviar o firmaware para cada tipo de placa será necessário digiar y no terminal para que o platformio instale as dependências para compilação de cada modelo de placa.


Para demais informações e documentação completa visite CTA - RESPIRÔMETRO