Introdução e discussão do projeto MultiVaC
Introdução
Desde a revolução industrial há o contínuo aumento da produtividade laboral possibilitado pelo uso das máquinas. Tal efeito permite, ao passar do tempo, a diminuição da jornada de trabalho, aumento da rendimento e eximição de atividades prejudiciais - em algum grau - para o trabalhador. Os avanços na área da computação, particularmente no que diz respeito à densidade de processamento (ou seja, o processamento em dispositivos menores e mais leves) e eficiência energética - fatores que também impulsionaram sua adoção - deram origem à robótica moderna. Tratam-se de sistemas capazes de automatizar processos cada vez mais complexos, operando com maior autonomia em comparação com máquinas puramente mecânicas.
Isso, como toda tecnologia disruptiva, acaba por redefinir ou extinguir funções e empregos. Colheitadeiras autônomas substituem o árdui trabalho no campo, braços robóticos assumem linhas de montagem antes operadas por humanos, e ônibus autônomos eliminam a necessidade de motoristas e cobradores. Embora essa troca possa ser interpretada como a tecnologia 'roubando' os empregos da pessoas, deve-se notar o impacto social positivo: funções manuais repetitivas dão lugar a cargos que demandam maior qualificação — como programação, manutenção de sistemas fabris e análise de dados. Essa profissionalização não apenas eleva os salários, mas também reduz jornadas de trabalho, que pode ser sintetizada com: 'Trabalhar menos, trabalhar todos, produzir o necessário, distribuir tudo'.
O objetivo desse projeto
https://ifr.org/ https://en.wikipedia.org/wiki/Robotics https://www.roboticsacademy.com.au/history-of-robots/ https://instor.com.br/guaraci/