-
Perguntas Frequentes
- O que é o CTA?
- Quais os princípios e perspectivas do CTA?
- Como participar do CTA?
- Como entrar em contato com a equipe do CTA?
- Como me cadastrar no site do CTA?
- Como participar das listas de e-mails do CTA?
- Como funciona o site do CTA?
- Que papéis um usuário pode assumir em um projeto?
- O CTA tem artigos ou trabalhos publicados?
- O CTA possui um canal de vídeos?
- Quais tipos de projeto o CTA aceita?
- O que são Tecnologias Livres?
-
O que é Hardware Aberto e Livre?
- O que é um hardware?
- O que é software livre?
- Quais as vantagens do software livre?
- Qual a diferença de "Free Software" e "Open Source Code"?
- Quais são as ferramentas livres que o CTA usa?
- O que é um Arduino?
- Quais as vantagens do uso de um Arduino?
- O que é "Tecnologia Acadêmica"?
- O que é Conhecimento Livre?
- Quais as vantagens do Conhecimento Livre?
- Existe diferença entre "livre", "aberto" e "gratuito"?
- Como garantir que meu trabalho seja disponibilizado como Conhecimento Livre-Tecnologia Livre?
- GOSH - Global Open Scince Hardware
- reGOSH - A Rede Latino-americana de Tecnologias Livres
- TECNOx
Perguntas Frequentes
O que é o CTA?
O CTA é um laboratório de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias livres, voltada para a instrumentação física e científica, dentro do Instituto de Física da UFRGS. Tem como objetivo o desenvolvimento de projetos científicos e tecnológicos compatíveis com o compartilhamento de conhecimento, natural do espírito científico, fomentando o desenvolvimento e adoção de tecnologias livres e recursos educacionais abertos. Visa definir novos padrões nos modos nos quais o conhecimento gerado na universidade é difundido e utilizado pela sociedade.
O CTA é parte da comunidade Global Open Science Hardware, uma rede global pelo desenvolvimento de hardware científico aberto, e um dos grupos fundadores do reGOSH, uma rede latino-americana de tecnologias livres. Em 2019 realizou a 4° edição do TECNOx, como o tema "Ética, Direitos Humanos e Tecnologias Livres", e em 2016 promoveu o 1° Encontro Brasileiro de Hardware Aberto e Livre.
Quais os princípios e perspectivas do CTA?
Resumidamente, acreditamos que, a fim de suprir as necessidades atuais da humanidade sem prejudicar as gerações futuras, é preciso que se desenvolva uma cultura de ampla colaboração e de continuidade do conhecimento. No artigo Centro de Tecnologia Acadêmica: princípios e perspectivas, escrito colaborativamente pela equipe do CTA, os princípios e perspectivas são trabalhos e aprofundados.
Como participar do CTA?
Qualquer pessoa pode participar do CTA! Mande um e-mail para cta[at]if.ufrgs.br nos contado como você quer colaborar com o CTA, ou se cadastre e envie um e-mail para a lista geral, ou entre no nosso grupo no Telegram.
Como entrar em contato com a equipe do CTA?
Ente em contato com o CTA pelo no e-mail cta[@]if.ufrgs.br, ou se cadastre e envie um e-mail para a lista geral. Você também pode entrar em contato pelo telefone (51) 3308 6553, ou nos visitar no Instituto de Física da UFRGS, na sala 110 do Prédio 43132 (Prédio L), Campus do Vale da UFRGS.
Como me cadastrar no site do CTA?
Se você é aluno da UFRGS acesse: http://cta.if.ufrgs.br/account/register e preencha os campos usuário e senha com os mesmos dados de seu cadastro no LIEF. Feito isso, preencha os outros campos e clique em Enviar. Ainda não possui cadastro no LIEF? Dirija-se ao setor de informática do instituto de física, sala L205, portando o seu comprovante de matrícula e documento de identidade e faça o seu cadastro no LIEF. Se você não possui nenhum vínculo com a UFRGS pode cadastrar-se acessando: http://cta.if.ufrgs.br/account/register .
Como participar das listas de e-mails do CTA?
Contamos com o apoio de lista de e-mails para nossa comunicação on-line. Se você está chegando no CTA, provavelmente a lista mais interessante para você seja a lista geral do CTA. O endereço para postagem de mensagens fis_cta_adm-l(arroba)grupos.ufrgs.br (apenas para endereços cadastrados). Ao se cadastrar sugerimos que envie uma mensagem de apresentação indicando seu interesse em participar do CTA. Contamos também com listas de e-mail específica para cada projeto. Segue abaixo a relação das listas de e-mail do CTA:
- Lista geral do CTA, sugerida para quem quer acompanhar a divulgação de eventos e notícias - cta_adm-l
- Lista de discussão do TropOS - TropOS-l
- Estações Meteorológicas - cta_estmet-l
- De Olho nas Águas - cta_aguas-l
- Projeto Física e Música - cta_fismus-l
- Desenvolvimento CAD Livre - fis_cta_cad-l
- Lista para assuntos internos do CTA - cta_cozinha-l
Como funciona o site do CTA?
O site principal do CTA é esse, que consiste em um respositório GIT. Ao se cadastrar no site, você pode solicitar para fazer parte de determinados grupos, ou de determinados projetos. Entre em contato com a pessoa responsável por cada projeto para solicitar sua participação. Até o início de 2020, o CTA contava também com uma interface wiki baseada em uma instalação padrão do Chiliproject, uma plataforma de gerenciamento de projetos. O site foi desativado, mas seu conteúdo ainda pode ser acessado aqui.
Que papéis um usuário pode assumir em um projeto?
Cada usuário pode assumir um ou mais papéis nos projetos, entre Gerente, Desenvolvedor e/ou Editor. Além disso, existem outros dois papéis possíveis não-membros do projeto (usuários cadastrados no site mas que não fazem parte do projeto em questão) e usuários anônimos (que não estão logados no site).
- Mantenedores do Projeto: Tem acesso a interface administrativa do projeto: pode escolher os módulos disponíveis, o endereço do repositório e adicionar novos membros ao projeto e seus papéis.
- Membro da comunidade: Podem editar páginas wiki, gerenciar as tarefas (editá-las, usá-las para o desenvolvimento do projeto, atribuir encarregados), gerenciar os arquivos. Enfim, as tarefas necessárias para desenvolver e documentar um projeto.
- Editores podem incluir notícias e gerenciar o fórum.
- Não-membros são aqueles que se cadastraram no site do CTA, mas não fazem parte do projeto. Estes podem incluir tarefas (reportar bugs, solicitar funcionalidades), e também postar mensagens no fórum.
- Anônimos (não logados) tem menos permissões - basicamente podem visualizar os projetos e seus conteúdos públicos.
O CTA tem artigos ou trabalhos publicados?
Sim, veja aqui as publicações do CTA.
O CTA possui um canal de vídeos?
Sim! O canal de vídeos do CTA pode ser encontrado aqui.
Quais tipos de projeto o CTA aceita?
A equipe do CTA está aberta para acolher qualquer projeto de ciência e tecnologia aberta e livre. Nossas especialidades são, e nossos instrumentos de pesquisa são de, eletrônica, programação e instrumentação física. Projetos em outras áreas, como química, biotcnologia, ciências sociais, etc., são bem vindos, porém podemos não ter a infraestrutura física e pessoas para auxiliar do projeto adequadas para o projeto. Por isso, entre em contato conosco antes de propor um projeto novo.
Como propor um projeto novo?
Veja aqui is oassos para propor um novo projeto.
Como devo documentar os projetos?
Não existe um modelo global de documentação de hardware, mas o CTA tenta ajudar criando modelos que devem ser adaptados as necessidades e especificidades de cada projeto. Verifique a informação no Manual do CTA e na página Gestão do Projeto Além desses modelos, é sugerido que sejam usadas ferramentas livres para documentação.
O que são Tecnologias Livres?
Tecnologias Livres são aquelas que são livres para uso, estudo, modificação e distribuição; tiveram seus primórdios com o advento do software livre e, na última década, tem incluído hardware aberto, instrumentos científicos e biologia sintética. São todas as tecnologias cujo conhecimento se encontra livre, cuja sua pesquisa, desenvolvimento, ciência possuem acesso aberto e compartilhado. O movimento de Tecnologias Livres integra outros demais movimentos como, open source, protocolos livres, software livre, hardware aberto e livre, ferramentas de desenvolvimento livres, blockchain, etc... Tipicamente as tecnologias livres utilizam licenças permissivas para garantir a liberdade do conhecimento; geralmente a disponibilização de tecnologias livres vem acompanhada de uma comunidade desenvolvedora que compartilha a documentação que educa e instrui, as pessoas a como implementar, usar e continuar desenvolvendo. As tecnologias livres extrinsecamente são desenvolvidas de modo colaborativo, trazendo novos paradigmas da criação, uso e disseminação do conhecimento. As tecnologias livres são muito presentes em nossas vidas, como o "Word Wide Web". Usamos muitos serviços de "computação em nuvens" ou serviços terceirizados de super computadores, que geralmente funcionam utilizando distribuições do sistema operacional Linux.
O que é Hardware Aberto e Livre?
Baseado na Definição de Hardware de Código Aberto , chamamos de Hardware Aberto e Livre (HAL) aquele "[...] hardware cujos projetos são disponibilizados publicamente de modo que qualquer um possa estudar, modificar, distribuir,fabricar e vender o projeto ou o hardware baseado no projeto. A fonte do hardware, o projeto do qual ele é fabricado, é disponibilizado no formato mais adequado para que nele sejam feitas modificações. Idealmente, hardware de código aberto utiliza componentes e materiais facilmente acessíveis, processos padrões, infraestrutura aberta, conteúdo irrestrito, e ferramentas de desenho livres para maximizar a possibilidade dos indivíduos fazerem e utilizarem o hardware. Hardware de código aberto dá às pessoas a liberdade de controlar a sua tecnologia enquanto compartilham conhecimento e encoraja o comércio através do compartilhamento aberto dos projetos".
O que é um hardware?
Hardware, em inglês, representa qualquer instrumento físico, seja uma ferramenta manual, como um martelo, ou uma impressora 3D. Equipamentos utilizados em laboratórios científicos e educacionais também podem ser chamados de hardware. Mais do que isso, vários instrumentos científicos abertos estão sendo concebidos dentro do conceito de Open Science Hardware (PEARCE, 2012). Assim, utilizamos aqui o uso do termo hardware na representação ampla de instrumentos e ferramentas além dos computadores e dispositivos eletrônicos.
O que é software livre?
O termo software livre refere-se a um programa de computador que respeita as quatro liberdades essenciais definidas pela Free Software Foundation.
- Liberdade nº 0 A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito.
- Liberdade nº 1 A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às necessidades do usuário, sendo que o acesso ao código-fonte é um pré-requisito fundamental para esta liberdade.
- Liberdade nº 2 A liberdade de redistribuir cópias para os outros usuários.
- Liberdade nº 3 A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros. Desta forma, você pode dar a toda comunidade a chance de beneficiar de suas mudanças. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.
Quais as vantagens do software livre?
A principal vantagem de tecnologias livres é a possibilidade do usuário poder estudar a tecnologias que está usando. Os software livres são, em geral, mais seguros porque qualquer pessoa pode consultá-lo e até mesmo melhorá-lo. Isso já é feito por milhares de pessoas no mundo todo a exemplo do sistema operacional GNU/Linux.
Qual a diferença de "Free Software" e "Open Source Code"?
A diferença é histórica, mas também ideológica. A diferenciação dos termos é bem descrita no "artigo":https://opensource.com/business/16/11/open-source-not-free-software de John Mark Walker, traduzido e publicado na "edição 25 LibreOffice Magazine":https://pt-br.libreoffice.org/assets/Uploads/PT-BR-Documents/Magazine/LM-ED25.pdf. Além desses termos, existem outros como FOSS, Libre Software, FLOSS e outros. O artigo "Free Software, Open Source, FOSS, FLOSS - same same but different":https://fsfe.org/freesoftware/basics/comparison.en.html, escrito por Björn Schießle, waclarece um pouco mais sobre.
Quais são as ferramentas livres que o CTA usa?
As ferramentas usadas estão descritas em "Introdução às Ferramentas do CTA":http://cta.if.ufrgs.br/projects/suporte-cta/wiki/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0s_Ferramentas_do_CTA e "Tutoriais":http://cta.if.ufrgs.br/projects/suporte-cta/wiki/Tutoriais , além disso usamos o fórum "Ferramentas livres":http://cta.if.ufrgs.br/projects/suporte-cta/boards/9 para estudar e compartilhar as manhas de cada ferramenta. Conhece alguma? Compartilha conosco!
O que é um Arduino?
Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre. Projetada com um microcontrolador Atmel AVR de placa única, com suporte de entrada/saída embutido, uma linguagem de programação padrão, na qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++. O objetivo do projeto é criar ferramentas que são acessíveis, com baixo custo, flexíveis e fáceis de se usar por artistas e amadores. Principalmente para aqueles que não teriam alcance aos controladores mais sofisticados e de ferramentas mais complicadas. Entretanto, as facilidades de aprendizado e uso desta placa está se mostrando de grande valia para aplicações científicas e educacionais.
Quais as vantagens do uso de um Arduino?
O Arduino é diferente das outras plataforamas no mercado devido à algumas características que o tornam mais vantajoso, como:
- Ele é um ambiente de multiplataforma; ele roda no windows, Macintosh e linux.
- Ele é baseado no processamento de programação da IDE, um ambiente de desenvolvimento muito fácil de usar por projetistas;
- Você pode programar isso via cabo USB. Esta característica é muito útil, pois muitos modems de computadores não possuem porta serial.
- Este é um "open source Hardware e software " – se você desejar, você pode baixar o diagrama do circuito, comprar todos os componentes e fazer a sua própria placa.
- O hardware é um chip. A placa USB custa aproximadamente SS$ 35,00 e a troca de um chip queimado custa um pouco mais de SS$ 4,00.
- Existe uma comunidade ativa para usuários, por isso, existe uma quantidade enorme pessoas que podem te ajudar.
- O projeto do Arduino foi desenvolvido em uma ambiente educacional portanto é excelente para os iniciantes obterem projetos trabalhando de modo rápido.
O que é "Tecnologia Acadêmica"?
Sendo a Universidade o local de domínio e cultivo do saber humano, a tecnologia acadêmica é aquela na qual seus conhecedores podem exercer domínio. Ao dominar saberes, cada indivíduo pode usufruir das propriedades naturais do conhecimento. Isto significa que seu uso, estudo, modificação e compartilhamento são naturalmente livres. A tecnologia acadêmica garante autonomia no seu aprendizado, no seu desenvolvimento e no seu uso.
O que é Conhecimento Livre?
O conhecimento livre é aquele que desfruta das quatro liberdades de uso, estudo, modificação e distribuição/compartilhamento. Está bem definido na "Definição de obras culturais livres":http://freedomdefined.org/Definition/Pt.
Quais as vantagens do Conhecimento Livre?
O Conhecimento livre propicia a livre distribuição e comunicação de ideias através do compartilhamento livre, podendo ser usados e aprimorados por todos.
Existe diferença entre "livre", "aberto" e "gratuito"?
Perguntas_Frequentes#O-que-é-software-livreaberto, em geral, é mais abrangente do que o conceito de livre; o conhecimento aberto permite as liberdades de uso e estudo, mas não necessariamente as de modificação e distribuição. Já o termo "gratuito" se refere simplesmente àquilo que é disponibilizado sem custos financeiros ao usuário -- é bom notar que tanto materiais livres quanto o abertos não necessariamente são gratuitos (e, claro, o contrário também é verdade).
Como garantir que meu trabalho seja disponibilizado como Conhecimento Livre-Tecnologia Livre?
Para ser considerado livre, o trabalho de estar disponibilizado por licenças que permitam as quatro liberdades. É importante que essas licenças sejam compatíveis com outras licenças permissivas e que sejam válidas para o tipo de material licenciado; geralmente, para o mesmo trabalho, são necessárias licenças diferentes para partes diferentes (e.g., uma para os software, uma para os textos e diagramas, uma para dados obtidos, uma para os hardware).
Exemplos de licenças bastante utilizadas: GNU General Public License (GNU GPL ou GPL) para software. CERN Open Hardware License (OHL ou CERN OHL) para hardware. Licença Creative Commons (CC) para materiais em categoria de copyright -- é bom notar que existem vários tipos de licenças CC e nem todos garantem que o material seja livre.
Além das licenças, para que um trabalho seja de fato livre, é importante que exista uma documentação contendo todo o material utilizado (códigos-fonte, diagramas esquemáticos, etc) e descrições do processo de desenvolvimento do trabalho disponível à comunidade.
Quando disponibilizar meu trabalho como Conhecimento Livre, devo permitir o uso comercial de distribuição deste?
Idealmente, sim. Citando o documento “Folgen, Risiken und Nebenwirkungen der Bedingung Nicht-Kommerziell – NC” (Consequências, riscos e efeitos colaterais do módulo Não-Comercial – NC – de licenças) criado por um grupo alemão de especialistas em copyright em colaboração com a Wikimedia (versão em inglês [aqui}9http://openglam.org/files/2013/01/iRights_CC-NC_Guide_English.pdf): "Muitos licenciadores que intuitivamente escolhem uma licença NC o fazem com a intenção compreensível de prevenir que seus trabalhos sejam indesejável e incontrolavelmente explorados por terceiros para negócios. No entanto, muitas outras consequências dessa escolha são geralmente desconhecidas." Como é explicado no documento (de leitura muito recomendada), o módulo NC traz consequências indesejadas prejudiciais à produção de Conhecimento Livre e por isso as licenças com este módulo não são consideradas livres.
- Muitas possibilidades de uso, como inclusão em comunidades de conhecimento, arquivos, a Wikipédia, jornais locais, publicações são impossibilitadas.
- Nem todo uso comercial é negativo. Frequentemente, o sucesso de trabalhos educacionais e culturais depende fortemente de usos comerciais. Muitas vezes, o uso comercial de materiais livres é indispensável para o sucesso de projetos sem fins lucrativos voltados para o bem público.
- A intenção de proteger um trabalho contra exploração por terceiros pode ser alcançada por outras formas. O módulo Share Alike garante que qualquer derivação do material licenciado seja disponível tão livremente quanto o material original.
- O uso do módulo NC prejudica fortemente a produção de trabalho colaborativo devido a incompatibilidades de licenças. A maioria das licenças usadas em materiais livres não é compatível com licenças com restrição NC, impossibilitando a junção de trabalhos -- o que, em geral, é feito sem fins lucrativos.
- Em especial para o CTA, como procuramos dispersar modelos de negócio baseados no Conhecimento Livre, a permissão do uso comercial dos trabalhos desenvolvidos é de extrema importância.
Confira também esse texto em português com crítica ao módulo pela perspectiva da ciência aberta.
GOSH - Global Open Scince Hardware
Desde sua fundação, o CTA faz parte do [GOSH]((https://forum.openhardware.science/). O GOSH é uma rede de engenheiros, desenvolvedores, cientistas, artistas e ativistas que trabalham, desenvolvem e promovem hardware científico aberto. A rede se organiza pelo seu fórum aberto, qualquer pessoa pode se cadastrar em seu site e participar das discussões. Os objetivos podem ser encontrados em seu manifesto, e o plano de ação até 2025 está em no Roadmap.
reGOSH - A Rede Latino-americana de Tecnologias Livres
Originado do GOSH e do TECNOx, o reGOSH é um rede de grupos e pessoas da Amética Latina envolvidos como o desenvolvimento, uso e promoção de tecnologias livres. O reGOSH tem se organizado pelo meio de residências, financiadas pelo edital que ganhamos do cyted. A residência se organiza em nodos, sendo que cada nodo representa uma cidade e cada nodo possui uma coordenação composta por pelo menos duas pessoas. O Nodo POA tem coordenção de Rafael Pezzi, Cristthian Arpino Marafigo e Marina de Freitas. O repositório de projetos do reGOSH é https://tecnologias.libres.cc/ e o blog é residencia.hardwarelivre.org/ .
TECNOx
TECNOx, é um coletividade latino-americana de desenvolvedores e usuários de tecnologias livres, desde 2016 integra atores acadêmicos e não acadêmicos no uso das novas formas permissivas de disseminação do conhecimento científico e tecnológico e suas aplicações. O TECNOx é um evento que ocorre em diferentes países da América Latina e visa a integração dessa coletividade composta por cientistas, engenheiros, tecnólogos, estudantes, empresários e membros da sociedade civil não necessariamente ligados a alguma instituição. Saiba mais no site oficial ou vejo o documentário do evento aqui.